Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Kerscher, Mônica Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222321
Resumo: Este artigo problematiza o aprender Matemática pela e com a Arte. Parte-se de questionamentos, entre eles: Como não representar a Matemática na Arte, nem instrumentalizar a Educação Matemática, mas fazer disso uma experiência filosófica com Arte e com visualidade? Sem pretensão de respostas, e com uma atitude analítica, fazse um sobrevoo pelo solo que envolve Matemática e Arte para aprender, e assim produzir conhecimento sobre as conexões entre Matemática e Arte que agenciam tipos de aprendizagem. Disso, destaca-se certo ritmo dado a essa temática em Educação Matemática, demarcando uma matriz predominante acerca do aprender Matemática pela Arte. Depois, num descompasso, apresentam-se conexões entre Matemática e Arte, a partir de uma perspectiva crítica da aprendizagem, da visualidade e da metodologia do caminhar, tomando como exemplo pesquisas que apresentam que isso pode ser elaborado por múltiplas maneiras, incluindo relações diversas entre a imagem e a Arte e o visual e a Matemática e os exercícios de pensamentos. Por fim, sem ser modelo, mas obra em processo, coloca-se em estado de travessia com Matemática e Arte e visualidade, em que aprender se torna acontecimento e trans-formação.
id UFSC_8c0a77fe6638139db2dd391a7ffdcc5a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222321
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na EscolaVisualidadeMatemática e ArteAprenderDeleuzeEste artigo problematiza o aprender Matemática pela e com a Arte. Parte-se de questionamentos, entre eles: Como não representar a Matemática na Arte, nem instrumentalizar a Educação Matemática, mas fazer disso uma experiência filosófica com Arte e com visualidade? Sem pretensão de respostas, e com uma atitude analítica, fazse um sobrevoo pelo solo que envolve Matemática e Arte para aprender, e assim produzir conhecimento sobre as conexões entre Matemática e Arte que agenciam tipos de aprendizagem. Disso, destaca-se certo ritmo dado a essa temática em Educação Matemática, demarcando uma matriz predominante acerca do aprender Matemática pela Arte. Depois, num descompasso, apresentam-se conexões entre Matemática e Arte, a partir de uma perspectiva crítica da aprendizagem, da visualidade e da metodologia do caminhar, tomando como exemplo pesquisas que apresentam que isso pode ser elaborado por múltiplas maneiras, incluindo relações diversas entre a imagem e a Arte e o visual e a Matemática e os exercícios de pensamentos. Por fim, sem ser modelo, mas obra em processo, coloca-se em estado de travessia com Matemática e Arte e visualidade, em que aprender se torna acontecimento e trans-formação.CNPq; CAPES-PROEXBOLEMA: Boletim de Educação Matemática (Online)2021-04-19T12:12:13Z2021-04-19T12:12:13Z2021-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf19804415https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222321Flores, Cláudia ReginaKerscher, Mônica Mariaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-19T12:12:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222321Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-19T12:12:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola
title Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola
spellingShingle Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola
Flores, Cláudia Regina
Visualidade
Matemática e Arte
Aprender
Deleuze
title_short Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola
title_full Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola
title_fullStr Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola
title_full_unstemmed Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola
title_sort Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola
author Flores, Cláudia Regina
author_facet Flores, Cláudia Regina
Kerscher, Mônica Maria
author_role author
author2 Kerscher, Mônica Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Kerscher, Mônica Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Visualidade
Matemática e Arte
Aprender
Deleuze
topic Visualidade
Matemática e Arte
Aprender
Deleuze
description Este artigo problematiza o aprender Matemática pela e com a Arte. Parte-se de questionamentos, entre eles: Como não representar a Matemática na Arte, nem instrumentalizar a Educação Matemática, mas fazer disso uma experiência filosófica com Arte e com visualidade? Sem pretensão de respostas, e com uma atitude analítica, fazse um sobrevoo pelo solo que envolve Matemática e Arte para aprender, e assim produzir conhecimento sobre as conexões entre Matemática e Arte que agenciam tipos de aprendizagem. Disso, destaca-se certo ritmo dado a essa temática em Educação Matemática, demarcando uma matriz predominante acerca do aprender Matemática pela Arte. Depois, num descompasso, apresentam-se conexões entre Matemática e Arte, a partir de uma perspectiva crítica da aprendizagem, da visualidade e da metodologia do caminhar, tomando como exemplo pesquisas que apresentam que isso pode ser elaborado por múltiplas maneiras, incluindo relações diversas entre a imagem e a Arte e o visual e a Matemática e os exercícios de pensamentos. Por fim, sem ser modelo, mas obra em processo, coloca-se em estado de travessia com Matemática e Arte e visualidade, em que aprender se torna acontecimento e trans-formação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-19T12:12:13Z
2021-04-19T12:12:13Z
2021-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 19804415
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222321
identifier_str_mv 19804415
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (Online)
publisher.none.fl_str_mv BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (Online)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652275820789760