Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222321 |
Resumo: | Este artigo problematiza o aprender Matemática pela e com a Arte. Parte-se de questionamentos, entre eles: Como não representar a Matemática na Arte, nem instrumentalizar a Educação Matemática, mas fazer disso uma experiência filosófica com Arte e com visualidade? Sem pretensão de respostas, e com uma atitude analítica, fazse um sobrevoo pelo solo que envolve Matemática e Arte para aprender, e assim produzir conhecimento sobre as conexões entre Matemática e Arte que agenciam tipos de aprendizagem. Disso, destaca-se certo ritmo dado a essa temática em Educação Matemática, demarcando uma matriz predominante acerca do aprender Matemática pela Arte. Depois, num descompasso, apresentam-se conexões entre Matemática e Arte, a partir de uma perspectiva crítica da aprendizagem, da visualidade e da metodologia do caminhar, tomando como exemplo pesquisas que apresentam que isso pode ser elaborado por múltiplas maneiras, incluindo relações diversas entre a imagem e a Arte e o visual e a Matemática e os exercícios de pensamentos. Por fim, sem ser modelo, mas obra em processo, coloca-se em estado de travessia com Matemática e Arte e visualidade, em que aprender se torna acontecimento e trans-formação. |
id |
UFSC_8c0a77fe6638139db2dd391a7ffdcc5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222321 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na EscolaVisualidadeMatemática e ArteAprenderDeleuzeEste artigo problematiza o aprender Matemática pela e com a Arte. Parte-se de questionamentos, entre eles: Como não representar a Matemática na Arte, nem instrumentalizar a Educação Matemática, mas fazer disso uma experiência filosófica com Arte e com visualidade? Sem pretensão de respostas, e com uma atitude analítica, fazse um sobrevoo pelo solo que envolve Matemática e Arte para aprender, e assim produzir conhecimento sobre as conexões entre Matemática e Arte que agenciam tipos de aprendizagem. Disso, destaca-se certo ritmo dado a essa temática em Educação Matemática, demarcando uma matriz predominante acerca do aprender Matemática pela Arte. Depois, num descompasso, apresentam-se conexões entre Matemática e Arte, a partir de uma perspectiva crítica da aprendizagem, da visualidade e da metodologia do caminhar, tomando como exemplo pesquisas que apresentam que isso pode ser elaborado por múltiplas maneiras, incluindo relações diversas entre a imagem e a Arte e o visual e a Matemática e os exercícios de pensamentos. Por fim, sem ser modelo, mas obra em processo, coloca-se em estado de travessia com Matemática e Arte e visualidade, em que aprender se torna acontecimento e trans-formação.CNPq; CAPES-PROEXBOLEMA: Boletim de Educação Matemática (Online)2021-04-19T12:12:13Z2021-04-19T12:12:13Z2021-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf19804415https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222321Flores, Cláudia ReginaKerscher, Mônica Mariaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-19T12:12:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222321Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-19T12:12:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola |
title |
Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola |
spellingShingle |
Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola Flores, Cláudia Regina Visualidade Matemática e Arte Aprender Deleuze |
title_short |
Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola |
title_full |
Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola |
title_fullStr |
Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola |
title_full_unstemmed |
Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola |
title_sort |
Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola |
author |
Flores, Cláudia Regina |
author_facet |
Flores, Cláudia Regina Kerscher, Mônica Maria |
author_role |
author |
author2 |
Kerscher, Mônica Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Cláudia Regina Kerscher, Mônica Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visualidade Matemática e Arte Aprender Deleuze |
topic |
Visualidade Matemática e Arte Aprender Deleuze |
description |
Este artigo problematiza o aprender Matemática pela e com a Arte. Parte-se de questionamentos, entre eles: Como não representar a Matemática na Arte, nem instrumentalizar a Educação Matemática, mas fazer disso uma experiência filosófica com Arte e com visualidade? Sem pretensão de respostas, e com uma atitude analítica, fazse um sobrevoo pelo solo que envolve Matemática e Arte para aprender, e assim produzir conhecimento sobre as conexões entre Matemática e Arte que agenciam tipos de aprendizagem. Disso, destaca-se certo ritmo dado a essa temática em Educação Matemática, demarcando uma matriz predominante acerca do aprender Matemática pela Arte. Depois, num descompasso, apresentam-se conexões entre Matemática e Arte, a partir de uma perspectiva crítica da aprendizagem, da visualidade e da metodologia do caminhar, tomando como exemplo pesquisas que apresentam que isso pode ser elaborado por múltiplas maneiras, incluindo relações diversas entre a imagem e a Arte e o visual e a Matemática e os exercícios de pensamentos. Por fim, sem ser modelo, mas obra em processo, coloca-se em estado de travessia com Matemática e Arte e visualidade, em que aprender se torna acontecimento e trans-formação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-19T12:12:13Z 2021-04-19T12:12:13Z 2021-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
19804415 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222321 |
identifier_str_mv |
19804415 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (Online) |
publisher.none.fl_str_mv |
BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (Online) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652275820789760 |