Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202580 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar um "estado da arte" das pesquisas em História da Educação Matemática que tratam especificamente sobre geometria e desenho no ensino primário. Para tanto, norteou-se pelas seguintes questões: Como e onde se situa, na atualidade, o quadro de pesquisas envolvendo geometria e desenho no ensino primário? Quais abordagens ou conhecimentos são produzidos por essas pesquisas? Considerando o período de 2000 a 2014, fez-se um levantamento de estudos que tratam do tema em questão junto ao banco de teses e de dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a 12 sítios de Programas de Pós-Graduação e a 20 revistas nacionais na área da Educação Matemática, História da Educação e Educação. A partir dos dados encontrados, procuramos notificar a quantidade de pesquisas desenvolvidas, o local de produção e os sujeitos envolvidos. Por fim, percebemos que a pesquisa em História da Educação Matemática, tomando como foco a geometria e o desenho no ensino primário, é motivada pela compreensão histórica dos saberes escolares atuais e está associada a referenciais teóricos da Educação e da História. |
id |
UFSC_6135e1783b66bd5a979d8dac2824ad9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202580 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arteEnsino PrimárioHistória da Educação MatemáticaEnsino de MatemáticaO objetivo deste artigo é apresentar um "estado da arte" das pesquisas em História da Educação Matemática que tratam especificamente sobre geometria e desenho no ensino primário. Para tanto, norteou-se pelas seguintes questões: Como e onde se situa, na atualidade, o quadro de pesquisas envolvendo geometria e desenho no ensino primário? Quais abordagens ou conhecimentos são produzidos por essas pesquisas? Considerando o período de 2000 a 2014, fez-se um levantamento de estudos que tratam do tema em questão junto ao banco de teses e de dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a 12 sítios de Programas de Pós-Graduação e a 20 revistas nacionais na área da Educação Matemática, História da Educação e Educação. A partir dos dados encontrados, procuramos notificar a quantidade de pesquisas desenvolvidas, o local de produção e os sujeitos envolvidos. Por fim, percebemos que a pesquisa em História da Educação Matemática, tomando como foco a geometria e o desenho no ensino primário, é motivada pela compreensão histórica dos saberes escolares atuais e está associada a referenciais teóricos da Educação e da História.2019-12-09T15:41:34Z2019-12-09T15:41:34Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202580Kuhn, Thaline ThiesenFlores, Cláudia ReginaArruda, Joseane Pintoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T15:41:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202580Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T15:41:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte |
title |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte |
spellingShingle |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte Kuhn, Thaline Thiesen Ensino Primário História da Educação Matemática Ensino de Matemática |
title_short |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte |
title_full |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte |
title_fullStr |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte |
title_full_unstemmed |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte |
title_sort |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte |
author |
Kuhn, Thaline Thiesen |
author_facet |
Kuhn, Thaline Thiesen Flores, Cláudia Regina Arruda, Joseane Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina Arruda, Joseane Pinto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuhn, Thaline Thiesen Flores, Cláudia Regina Arruda, Joseane Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Primário História da Educação Matemática Ensino de Matemática |
topic |
Ensino Primário História da Educação Matemática Ensino de Matemática |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar um "estado da arte" das pesquisas em História da Educação Matemática que tratam especificamente sobre geometria e desenho no ensino primário. Para tanto, norteou-se pelas seguintes questões: Como e onde se situa, na atualidade, o quadro de pesquisas envolvendo geometria e desenho no ensino primário? Quais abordagens ou conhecimentos são produzidos por essas pesquisas? Considerando o período de 2000 a 2014, fez-se um levantamento de estudos que tratam do tema em questão junto ao banco de teses e de dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a 12 sítios de Programas de Pós-Graduação e a 20 revistas nacionais na área da Educação Matemática, História da Educação e Educação. A partir dos dados encontrados, procuramos notificar a quantidade de pesquisas desenvolvidas, o local de produção e os sujeitos envolvidos. Por fim, percebemos que a pesquisa em História da Educação Matemática, tomando como foco a geometria e o desenho no ensino primário, é motivada pela compreensão histórica dos saberes escolares atuais e está associada a referenciais teóricos da Educação e da História. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-12-09T15:41:34Z 2019-12-09T15:41:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202580 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652261990072320 |