Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191001 |
Resumo: | Este estudo investiga as identidades matemáticas de pessoas surdas que possuem, ou que estão estudando, um curso superior em Licenciatura em Matemática e busca identificar as relações entre essas identidades e aspectos da cultura surda. A pesquisa aponta a base teórica de considerações na literatura sobre a construção de identidades surdas e sobre a cultura surda e os artefatos através dos quais são constituídos, com os olhares da pesquisa na área de educação matemática que reconhecem identidade como um elemento importante que não pode ser separado de aprendizagem. Os dados empíricos foram coletados com sete participantes surdos e tomou a forma de narrativas emergentes a partir de entrevistas semi-estruturadas e respostas a um questionário inicial, nas quais contam suas experiências e perspectivas sobre o ensino e aprendizagem da Matemática. As narrativas representam falas pessoais do participante sobre como e por que eles têm sucesso em Matemática, incluindo as fontes de suas histórias, agência e resiliência em negociar os desafios de estudar matemática em ambientes em que a cultura ouvinte é dominante. Para analisar os dados coletados, as narrativas foram organizadas em torno de três temas: relações com a Matemática, as dificuldades e como elas são superadas e a Matemática em língua de sinais. Fatores importantes para as identidades matemáticas dos participantes incluem-se a afinidade precoce da disciplina, as oportunidades que se envolveram com propriedades e relações matemáticas visualmente, a colaboração com colegas surdos ou ouvintes em geral e apoio de familiares em particular e, especialmente, a própria persistência em buscar maneiras de construir significados matemáticos na ausência de interlocutores fluentes em Língua de Sinais Brasileira (LSB). Todos participantes manifestaram interesse, mas também preocupações sobre a criação de sinais para termos matemáticos na LSB e salientaram a importância de qualquer proposta para o registro oficial dos sinais matemáticos em LSB deve ser conduzida como um processo democrático, sob o controle dos membros da comunidade surda, fluentes em Matemática e LSB. |
id |
UFSC_625763f5e1105d024d73c9274daebf3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191001 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticasEducação matemáticaIdentidade matemáticaMatemática em língua de sinais brasileiraEste estudo investiga as identidades matemáticas de pessoas surdas que possuem, ou que estão estudando, um curso superior em Licenciatura em Matemática e busca identificar as relações entre essas identidades e aspectos da cultura surda. A pesquisa aponta a base teórica de considerações na literatura sobre a construção de identidades surdas e sobre a cultura surda e os artefatos através dos quais são constituídos, com os olhares da pesquisa na área de educação matemática que reconhecem identidade como um elemento importante que não pode ser separado de aprendizagem. Os dados empíricos foram coletados com sete participantes surdos e tomou a forma de narrativas emergentes a partir de entrevistas semi-estruturadas e respostas a um questionário inicial, nas quais contam suas experiências e perspectivas sobre o ensino e aprendizagem da Matemática. As narrativas representam falas pessoais do participante sobre como e por que eles têm sucesso em Matemática, incluindo as fontes de suas histórias, agência e resiliência em negociar os desafios de estudar matemática em ambientes em que a cultura ouvinte é dominante. Para analisar os dados coletados, as narrativas foram organizadas em torno de três temas: relações com a Matemática, as dificuldades e como elas são superadas e a Matemática em língua de sinais. Fatores importantes para as identidades matemáticas dos participantes incluem-se a afinidade precoce da disciplina, as oportunidades que se envolveram com propriedades e relações matemáticas visualmente, a colaboração com colegas surdos ou ouvintes em geral e apoio de familiares em particular e, especialmente, a própria persistência em buscar maneiras de construir significados matemáticos na ausência de interlocutores fluentes em Língua de Sinais Brasileira (LSB). Todos participantes manifestaram interesse, mas também preocupações sobre a criação de sinais para termos matemáticos na LSB e salientaram a importância de qualquer proposta para o registro oficial dos sinais matemáticos em LSB deve ser conduzida como um processo democrático, sob o controle dos membros da comunidade surda, fluentes em Matemática e LSB.UNIDERP2018-11-01T08:16:07Z2018-11-01T08:16:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDES, Rodrigo Geraldo. Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo. 2016. Orientadora: Dra. Siobhan Victoriahttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191001MENDES, Rodrigo Geraldoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-01T08:16:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191001Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-01T08:16:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas |
title |
Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas |
spellingShingle |
Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas MENDES, Rodrigo Geraldo Educação matemática Identidade matemática Matemática em língua de sinais brasileira |
title_short |
Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas |
title_full |
Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas |
title_fullStr |
Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas |
title_full_unstemmed |
Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas |
title_sort |
Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas |
author |
MENDES, Rodrigo Geraldo |
author_facet |
MENDES, Rodrigo Geraldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDES, Rodrigo Geraldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Identidade matemática Matemática em língua de sinais brasileira |
topic |
Educação matemática Identidade matemática Matemática em língua de sinais brasileira |
description |
Este estudo investiga as identidades matemáticas de pessoas surdas que possuem, ou que estão estudando, um curso superior em Licenciatura em Matemática e busca identificar as relações entre essas identidades e aspectos da cultura surda. A pesquisa aponta a base teórica de considerações na literatura sobre a construção de identidades surdas e sobre a cultura surda e os artefatos através dos quais são constituídos, com os olhares da pesquisa na área de educação matemática que reconhecem identidade como um elemento importante que não pode ser separado de aprendizagem. Os dados empíricos foram coletados com sete participantes surdos e tomou a forma de narrativas emergentes a partir de entrevistas semi-estruturadas e respostas a um questionário inicial, nas quais contam suas experiências e perspectivas sobre o ensino e aprendizagem da Matemática. As narrativas representam falas pessoais do participante sobre como e por que eles têm sucesso em Matemática, incluindo as fontes de suas histórias, agência e resiliência em negociar os desafios de estudar matemática em ambientes em que a cultura ouvinte é dominante. Para analisar os dados coletados, as narrativas foram organizadas em torno de três temas: relações com a Matemática, as dificuldades e como elas são superadas e a Matemática em língua de sinais. Fatores importantes para as identidades matemáticas dos participantes incluem-se a afinidade precoce da disciplina, as oportunidades que se envolveram com propriedades e relações matemáticas visualmente, a colaboração com colegas surdos ou ouvintes em geral e apoio de familiares em particular e, especialmente, a própria persistência em buscar maneiras de construir significados matemáticos na ausência de interlocutores fluentes em Língua de Sinais Brasileira (LSB). Todos participantes manifestaram interesse, mas também preocupações sobre a criação de sinais para termos matemáticos na LSB e salientaram a importância de qualquer proposta para o registro oficial dos sinais matemáticos em LSB deve ser conduzida como um processo democrático, sob o controle dos membros da comunidade surda, fluentes em Matemática e LSB. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-11-01T08:16:07Z 2018-11-01T08:16:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, Rodrigo Geraldo. Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo. 2016. Orientadora: Dra. Siobhan Victoria https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191001 |
identifier_str_mv |
MENDES, Rodrigo Geraldo. Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo. 2016. Orientadora: Dra. Siobhan Victoria |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIDERP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIDERP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651952840507392 |