Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Rodrigo Geraldo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191001
Resumo: Este estudo investiga as identidades matemáticas de pessoas surdas que possuem, ou que estão estudando, um curso superior em Licenciatura em Matemática e busca identificar as relações entre essas identidades e aspectos da cultura surda. A pesquisa aponta a base teórica de considerações na literatura sobre a construção de identidades surdas e sobre a cultura surda e os artefatos através dos quais são constituídos, com os olhares da pesquisa na área de educação matemática que reconhecem identidade como um elemento importante que não pode ser separado de aprendizagem. Os dados empíricos foram coletados com sete participantes surdos e tomou a forma de narrativas emergentes a partir de entrevistas semi-estruturadas e respostas a um questionário inicial, nas quais contam suas experiências e perspectivas sobre o ensino e aprendizagem da Matemática. As narrativas representam falas pessoais do participante sobre como e por que eles têm sucesso em Matemática, incluindo as fontes de suas histórias, agência e resiliência em negociar os desafios de estudar matemática em ambientes em que a cultura ouvinte é dominante. Para analisar os dados coletados, as narrativas foram organizadas em torno de três temas: relações com a Matemática, as dificuldades e como elas são superadas e a Matemática em língua de sinais. Fatores importantes para as identidades matemáticas dos participantes incluem-se a afinidade precoce da disciplina, as oportunidades que se envolveram com propriedades e relações matemáticas visualmente, a colaboração com colegas surdos ou ouvintes em geral e apoio de familiares em particular e, especialmente, a própria persistência em buscar maneiras de construir significados matemáticos na ausência de interlocutores fluentes em Língua de Sinais Brasileira (LSB). Todos participantes manifestaram interesse, mas também preocupações sobre a criação de sinais para termos matemáticos na LSB e salientaram a importância de qualquer proposta para o registro oficial dos sinais matemáticos em LSB deve ser conduzida como um processo democrático, sob o controle dos membros da comunidade surda, fluentes em Matemática e LSB.
id UFSC_625763f5e1105d024d73c9274daebf3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191001
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticasEducação matemáticaIdentidade matemáticaMatemática em língua de sinais brasileiraEste estudo investiga as identidades matemáticas de pessoas surdas que possuem, ou que estão estudando, um curso superior em Licenciatura em Matemática e busca identificar as relações entre essas identidades e aspectos da cultura surda. A pesquisa aponta a base teórica de considerações na literatura sobre a construção de identidades surdas e sobre a cultura surda e os artefatos através dos quais são constituídos, com os olhares da pesquisa na área de educação matemática que reconhecem identidade como um elemento importante que não pode ser separado de aprendizagem. Os dados empíricos foram coletados com sete participantes surdos e tomou a forma de narrativas emergentes a partir de entrevistas semi-estruturadas e respostas a um questionário inicial, nas quais contam suas experiências e perspectivas sobre o ensino e aprendizagem da Matemática. As narrativas representam falas pessoais do participante sobre como e por que eles têm sucesso em Matemática, incluindo as fontes de suas histórias, agência e resiliência em negociar os desafios de estudar matemática em ambientes em que a cultura ouvinte é dominante. Para analisar os dados coletados, as narrativas foram organizadas em torno de três temas: relações com a Matemática, as dificuldades e como elas são superadas e a Matemática em língua de sinais. Fatores importantes para as identidades matemáticas dos participantes incluem-se a afinidade precoce da disciplina, as oportunidades que se envolveram com propriedades e relações matemáticas visualmente, a colaboração com colegas surdos ou ouvintes em geral e apoio de familiares em particular e, especialmente, a própria persistência em buscar maneiras de construir significados matemáticos na ausência de interlocutores fluentes em Língua de Sinais Brasileira (LSB). Todos participantes manifestaram interesse, mas também preocupações sobre a criação de sinais para termos matemáticos na LSB e salientaram a importância de qualquer proposta para o registro oficial dos sinais matemáticos em LSB deve ser conduzida como um processo democrático, sob o controle dos membros da comunidade surda, fluentes em Matemática e LSB.UNIDERP2018-11-01T08:16:07Z2018-11-01T08:16:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDES, Rodrigo Geraldo. Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo. 2016. Orientadora: Dra. Siobhan Victoriahttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191001MENDES, Rodrigo Geraldoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-01T08:16:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191001Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-01T08:16:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas
title Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas
spellingShingle Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas
MENDES, Rodrigo Geraldo
Educação matemática
Identidade matemática
Matemática em língua de sinais brasileira
title_short Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas
title_full Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas
title_fullStr Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas
title_full_unstemmed Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas
title_sort Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas
author MENDES, Rodrigo Geraldo
author_facet MENDES, Rodrigo Geraldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES, Rodrigo Geraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Identidade matemática
Matemática em língua de sinais brasileira
topic Educação matemática
Identidade matemática
Matemática em língua de sinais brasileira
description Este estudo investiga as identidades matemáticas de pessoas surdas que possuem, ou que estão estudando, um curso superior em Licenciatura em Matemática e busca identificar as relações entre essas identidades e aspectos da cultura surda. A pesquisa aponta a base teórica de considerações na literatura sobre a construção de identidades surdas e sobre a cultura surda e os artefatos através dos quais são constituídos, com os olhares da pesquisa na área de educação matemática que reconhecem identidade como um elemento importante que não pode ser separado de aprendizagem. Os dados empíricos foram coletados com sete participantes surdos e tomou a forma de narrativas emergentes a partir de entrevistas semi-estruturadas e respostas a um questionário inicial, nas quais contam suas experiências e perspectivas sobre o ensino e aprendizagem da Matemática. As narrativas representam falas pessoais do participante sobre como e por que eles têm sucesso em Matemática, incluindo as fontes de suas histórias, agência e resiliência em negociar os desafios de estudar matemática em ambientes em que a cultura ouvinte é dominante. Para analisar os dados coletados, as narrativas foram organizadas em torno de três temas: relações com a Matemática, as dificuldades e como elas são superadas e a Matemática em língua de sinais. Fatores importantes para as identidades matemáticas dos participantes incluem-se a afinidade precoce da disciplina, as oportunidades que se envolveram com propriedades e relações matemáticas visualmente, a colaboração com colegas surdos ou ouvintes em geral e apoio de familiares em particular e, especialmente, a própria persistência em buscar maneiras de construir significados matemáticos na ausência de interlocutores fluentes em Língua de Sinais Brasileira (LSB). Todos participantes manifestaram interesse, mas também preocupações sobre a criação de sinais para termos matemáticos na LSB e salientaram a importância de qualquer proposta para o registro oficial dos sinais matemáticos em LSB deve ser conduzida como um processo democrático, sob o controle dos membros da comunidade surda, fluentes em Matemática e LSB.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-11-01T08:16:07Z
2018-11-01T08:16:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, Rodrigo Geraldo. Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo. 2016. Orientadora: Dra. Siobhan Victoria
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191001
identifier_str_mv MENDES, Rodrigo Geraldo. Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo. 2016. Orientadora: Dra. Siobhan Victoria
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIDERP
publisher.none.fl_str_mv UNIDERP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651952840507392