Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macintyre, Ana Beatriz Lott
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83956
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_62819a8f124140f15e0564cb46b850ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83956
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administraçãoEngenharia de produçãoMatematicaEstudo e ensinoTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A presente dissertação tem por tema: "Tecnologia e Prazer: o ensino da matemática aplicado ao curso de Administração". A educação está diretamente ligada ao processo de aprendizagem e não é necessário que este processo seja doloroso. Ele deveria vir acompanhado de uma sensação de prazer, pois quando o prazer está ausente, a aprendizagem torna-se algo meramente instrucional. A questão da qualidade cognitiva e social da educação deve ser encarada primordialmente a partir das experiências do prazer se estar aprendendo. Não há verdadeiro processo de aprendizagem sem conexão com as expectativas e a vida dos aprendentes. É preciso substituir a pedagogia das certezas e saberes prefixados, por uma pedagogia que saiba trabalhar conceitos transversáteis, abertos para a surpresa e o imprevisto. Tenho percebido em minha experiência em salas de aula para o curso de administração os olhares de terror dos alunos ao tomarem conhecimento da matéria a ser lecionada. Eles não conseguem enxergar a marcante presença da matemática na vida de um administrador, pois, na minha opinião, é através da aplicação prática de conceitos matemáticos que temos uma grande e eficiente ferramenta na administração de uma empresa. A solução para esta ansiedade, talvez seja solucionada com o uso de novas tecnologias, em que o computador e seus aplicativos específicos para as áreas da matemática, enriquecesse os ambientes de aprendizagem em sala de aula. O objetivo do presente trabalho é determinar e desenvolver novas tecnologias e formas pedagógicas, que possibilitem ao aluno sentir prazer e não ansiedade e insegurança, à medida que adquire novos conhecimentos matemáticos com experiências práticas e reais dentro de sua futura profissão. A pesquisa foi desenvolvida junto às turmas onde leciono, em comum acordo com os coordenadores dos cursos, bem como com os chefes de departamento, onde seriam usadas novas tecnologias e formas pedagógicas, proporcionando aos alunos prazer e abertura de novos campos de experiência à medida que tomam conhecimento da teoria aplicada à prática em sua vida profissional. De acordo com os resultados obtidos foi possível verificar o melhor desempenho das turmas onde a modelagem matemática foi utilizada, pois uma vez verificado a utilização das teorias os alunos se mostraram mais abertos aos novos conhecimentos passando com este sentimento de prazer a maior participação nas aulas e conseqüentemente a um nível superior de notas.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaMacintyre, Ana Beatriz Lott2012-10-20T04:58:06Z2012-10-20T04:58:06Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis108 f.| il., tabs., grafs.application/pdf190914http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83956porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T07:54:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83956Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T07:54:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração
title Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração
spellingShingle Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração
Macintyre, Ana Beatriz Lott
Engenharia de produção
Matematica
Estudo e ensino
Tecnologia educacional
title_short Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração
title_full Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração
title_fullStr Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração
title_full_unstemmed Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração
title_sort Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração
author Macintyre, Ana Beatriz Lott
author_facet Macintyre, Ana Beatriz Lott
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Macintyre, Ana Beatriz Lott
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Matematica
Estudo e ensino
Tecnologia educacional
topic Engenharia de produção
Matematica
Estudo e ensino
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T04:58:06Z
2012-10-20T04:58:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 190914
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83956
identifier_str_mv 190914
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 108 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651885029097472