Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83956 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_62819a8f124140f15e0564cb46b850ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83956 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administraçãoEngenharia de produçãoMatematicaEstudo e ensinoTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A presente dissertação tem por tema: "Tecnologia e Prazer: o ensino da matemática aplicado ao curso de Administração". A educação está diretamente ligada ao processo de aprendizagem e não é necessário que este processo seja doloroso. Ele deveria vir acompanhado de uma sensação de prazer, pois quando o prazer está ausente, a aprendizagem torna-se algo meramente instrucional. A questão da qualidade cognitiva e social da educação deve ser encarada primordialmente a partir das experiências do prazer se estar aprendendo. Não há verdadeiro processo de aprendizagem sem conexão com as expectativas e a vida dos aprendentes. É preciso substituir a pedagogia das certezas e saberes prefixados, por uma pedagogia que saiba trabalhar conceitos transversáteis, abertos para a surpresa e o imprevisto. Tenho percebido em minha experiência em salas de aula para o curso de administração os olhares de terror dos alunos ao tomarem conhecimento da matéria a ser lecionada. Eles não conseguem enxergar a marcante presença da matemática na vida de um administrador, pois, na minha opinião, é através da aplicação prática de conceitos matemáticos que temos uma grande e eficiente ferramenta na administração de uma empresa. A solução para esta ansiedade, talvez seja solucionada com o uso de novas tecnologias, em que o computador e seus aplicativos específicos para as áreas da matemática, enriquecesse os ambientes de aprendizagem em sala de aula. O objetivo do presente trabalho é determinar e desenvolver novas tecnologias e formas pedagógicas, que possibilitem ao aluno sentir prazer e não ansiedade e insegurança, à medida que adquire novos conhecimentos matemáticos com experiências práticas e reais dentro de sua futura profissão. A pesquisa foi desenvolvida junto às turmas onde leciono, em comum acordo com os coordenadores dos cursos, bem como com os chefes de departamento, onde seriam usadas novas tecnologias e formas pedagógicas, proporcionando aos alunos prazer e abertura de novos campos de experiência à medida que tomam conhecimento da teoria aplicada à prática em sua vida profissional. De acordo com os resultados obtidos foi possível verificar o melhor desempenho das turmas onde a modelagem matemática foi utilizada, pois uma vez verificado a utilização das teorias os alunos se mostraram mais abertos aos novos conhecimentos passando com este sentimento de prazer a maior participação nas aulas e conseqüentemente a um nível superior de notas.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaMacintyre, Ana Beatriz Lott2012-10-20T04:58:06Z2012-10-20T04:58:06Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis108 f.| il., tabs., grafs.application/pdf190914http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83956porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T07:54:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83956Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T07:54:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração |
title |
Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração |
spellingShingle |
Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração Macintyre, Ana Beatriz Lott Engenharia de produção Matematica Estudo e ensino Tecnologia educacional |
title_short |
Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração |
title_full |
Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração |
title_fullStr |
Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração |
title_full_unstemmed |
Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração |
title_sort |
Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração |
author |
Macintyre, Ana Beatriz Lott |
author_facet |
Macintyre, Ana Beatriz Lott |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macintyre, Ana Beatriz Lott |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Matematica Estudo e ensino Tecnologia educacional |
topic |
Engenharia de produção Matematica Estudo e ensino Tecnologia educacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T04:58:06Z 2012-10-20T04:58:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
190914 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83956 |
identifier_str_mv |
190914 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
108 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651885029097472 |