Inclusão escolar na perspectiva de professores de educação física da rede municipal de Joinville-SC (Zona Leste)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wessling, Daniela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173764
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
id UFSC_630e848e7d538b6472644c1bcfb1339f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173764
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Inclusão escolar na perspectiva de professores de educação física da rede municipal de Joinville-SC (Zona Leste)Inclusãoescola inclusivaeducação físicaalunos com deficiênciainclusão escolarTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.Este trabalho teve como objetivo investigar o que os professores de Educação Física da rede municipal de Joinville-SC entendem por inclusão escolar e acessibilidade arquitetônica, e, como as escolas da rede pública de Joinville da Zona Leste são preparadas fisicamente para receber os alunos com deficiência. Para realizar a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado, com 8 perguntas, sendo 3 abertas e 5 fechadas, contendo comentários como respostas. O tema selecionado justifica-se pela constatação de que os alunos com deficiência são excluídos das atividades escolares, uma justificativa é a falta de preparo de professores e espaços físicos sem a estrutura adequada para receber os alunos com deficiência. Tudo isso tende a dificultar o processo ensino-aprendizagem destes estudantes, tendo em vista que o professor não consegue mediar estes espaços diferenciados entre todos. Os resultados apontaram que ainda há pouco investimento em cursos sobre inclusão escolar. Os professores sentem necessidade de mais informações, pois muitas ideias diferentes sobre o mesmo assunto chegam a confundir o discernimento que cada um tem sobre inclusão, entendemos que ainda falta esclarecimento que abrace o entendimento coletivo. Precisa-se de muito estudo e investimento para que tenha uma inclusão de verdade, não há nenhum ambiente escolar, nenhum conceito geral da questão onde os esclarecimentos confluam em resultados positivos e que os mesmos se tornam claros para todos.The aim of this study was to investigate what Physical Education teachers from Joinville's municipal education system understand by inclusion schoo and architectural accessubility and how the schools of the public education system in the Eastern Zone of the city are physically prepared to receive students with disabilities. To perform the data collection, it was used an semi-structured questionnaire with 10 questions, being one open and 9 closed, containing comments as answers. The selected theme is justified by the fact that students with disabilities are excluded from school activities, a justification is the teachers' lack of prepare and physical spaces without adequate structure to receive students with disabilities. All this tends to hamper the teaching-learning process of students with disabilities, since the teacher can not mediate these differentiated spaces among all students. The results showed that there is still little investment in courses on school inclusion. Teachers feel the need for more information, because many different ideas on the same subject confuse the insight that each one has about inclusion, we understand that there is still a lack of clarification that embraces the collective understanding. There needs to be a lot of study and investment to have a true inclusion, there is no school environment, no general concept of the question where the clarifications come together in positive results and that they become clear to everyone.Rosa, PatriciaUniversidade Federal de Santa CatarinaWessling, Daniela2017-02-24T22:20:58Z2017-02-24T22:20:58Z2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173764porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-24T22:20:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173764Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-24T22:20:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar na perspectiva de professores de educação física da rede municipal de Joinville-SC (Zona Leste)
title Inclusão escolar na perspectiva de professores de educação física da rede municipal de Joinville-SC (Zona Leste)
spellingShingle Inclusão escolar na perspectiva de professores de educação física da rede municipal de Joinville-SC (Zona Leste)
Wessling, Daniela
Inclusão
escola inclusiva
educação física
alunos com deficiência
inclusão escolar
title_short Inclusão escolar na perspectiva de professores de educação física da rede municipal de Joinville-SC (Zona Leste)
title_full Inclusão escolar na perspectiva de professores de educação física da rede municipal de Joinville-SC (Zona Leste)
title_fullStr Inclusão escolar na perspectiva de professores de educação física da rede municipal de Joinville-SC (Zona Leste)
title_full_unstemmed Inclusão escolar na perspectiva de professores de educação física da rede municipal de Joinville-SC (Zona Leste)
title_sort Inclusão escolar na perspectiva de professores de educação física da rede municipal de Joinville-SC (Zona Leste)
author Wessling, Daniela
author_facet Wessling, Daniela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Patricia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Wessling, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
escola inclusiva
educação física
alunos com deficiência
inclusão escolar
topic Inclusão
escola inclusiva
educação física
alunos com deficiência
inclusão escolar
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-24T22:20:58Z
2017-02-24T22:20:58Z
2017-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173764
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 47
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652345460916224