Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66628 |
Resumo: | A modalidade de Educação a Distância (EaD) baseada na rede mundial de computadores Internet, também chamada de e-learning, é a segunda mais utilizada pelas organizações que oferecem cursos EaD no Brasil. Nas instituições de ensino superior brasileiras, a utilização do e-learning se dá em duas modalidades: a distância e semi-presencial . Mas a incorporação das facilidades oferecidas pela Internet no processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação não tem sido acompanhada por suficiente quantidade de investigações científicas que avaliem se as mesmas atingem os objetivos para os quais são propostas. Por tanto, faz se necessária a elaboração de mecanismos que possibilitem a avaliação da eficácia da utilização da Internet nos referidos cursos. Este artigo apresenta uma proposta de investigação que tem por objetivo elaborar um modelo de avaliação da eficácia da utilização dos recursos oferecidos pela Internet nos cursos de graduação na modalidade a distância. A metodologia para o desenvolvimento do modelo contempla os métodos qualitativos e quantitativos. O modelo a ser desenvolvido poderá ser utilizado não apenas para avaliação de cursos já existentes, más também para guiar a elaboração de novos cursos de graduação na modalidade EaD baseada na Internet. |
id |
UFSC_655d896ebf92d32693b0b32ee8a7a7d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/66628 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância.A modalidade de Educação a Distância (EaD) baseada na rede mundial de computadores Internet, também chamada de e-learning, é a segunda mais utilizada pelas organizações que oferecem cursos EaD no Brasil. Nas instituições de ensino superior brasileiras, a utilização do e-learning se dá em duas modalidades: a distância e semi-presencial . Mas a incorporação das facilidades oferecidas pela Internet no processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação não tem sido acompanhada por suficiente quantidade de investigações científicas que avaliem se as mesmas atingem os objetivos para os quais são propostas. Por tanto, faz se necessária a elaboração de mecanismos que possibilitem a avaliação da eficácia da utilização da Internet nos referidos cursos. Este artigo apresenta uma proposta de investigação que tem por objetivo elaborar um modelo de avaliação da eficácia da utilização dos recursos oferecidos pela Internet nos cursos de graduação na modalidade a distância. A metodologia para o desenvolvimento do modelo contempla os métodos qualitativos e quantitativos. O modelo a ser desenvolvido poderá ser utilizado não apenas para avaliação de cursos já existentes, más também para guiar a elaboração de novos cursos de graduação na modalidade EaD baseada na Internet.INPEAU2012-10-10T21:06:04Z2012-10-10T21:06:04Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66628Otero, Walter Ruben IriondoCatapan, Araci Hackporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T09:33:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/66628Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T09:33:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância. |
title |
Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância. |
spellingShingle |
Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância. Otero, Walter Ruben Iriondo |
title_short |
Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância. |
title_full |
Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância. |
title_fullStr |
Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância. |
title_full_unstemmed |
Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância. |
title_sort |
Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância. |
author |
Otero, Walter Ruben Iriondo |
author_facet |
Otero, Walter Ruben Iriondo Catapan, Araci Hack |
author_role |
author |
author2 |
Catapan, Araci Hack |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Otero, Walter Ruben Iriondo Catapan, Araci Hack |
description |
A modalidade de Educação a Distância (EaD) baseada na rede mundial de computadores Internet, também chamada de e-learning, é a segunda mais utilizada pelas organizações que oferecem cursos EaD no Brasil. Nas instituições de ensino superior brasileiras, a utilização do e-learning se dá em duas modalidades: a distância e semi-presencial . Mas a incorporação das facilidades oferecidas pela Internet no processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação não tem sido acompanhada por suficiente quantidade de investigações científicas que avaliem se as mesmas atingem os objetivos para os quais são propostas. Por tanto, faz se necessária a elaboração de mecanismos que possibilitem a avaliação da eficácia da utilização da Internet nos referidos cursos. Este artigo apresenta uma proposta de investigação que tem por objetivo elaborar um modelo de avaliação da eficácia da utilização dos recursos oferecidos pela Internet nos cursos de graduação na modalidade a distância. A metodologia para o desenvolvimento do modelo contempla os métodos qualitativos e quantitativos. O modelo a ser desenvolvido poderá ser utilizado não apenas para avaliação de cursos já existentes, más também para guiar a elaboração de novos cursos de graduação na modalidade EaD baseada na Internet. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-10 2012-10-10T21:06:04Z 2012-10-10T21:06:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66628 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652188559343616 |