Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otero, Walter Ruben Iriondo
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Catapan, Araci Hack
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66628
Resumo: A modalidade de Educação a Distância (EaD) baseada na rede mundial de computadores Internet, também chamada de e-learning, é a segunda mais utilizada pelas organizações que oferecem cursos EaD no Brasil. Nas instituições de ensino superior brasileiras, a utilização do e-learning se dá em duas modalidades: a distância e semi-presencial . Mas a incorporação das facilidades oferecidas pela Internet no processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação não tem sido acompanhada por suficiente quantidade de investigações científicas que avaliem se as mesmas atingem os objetivos para os quais são propostas. Por tanto, faz se necessária a elaboração de mecanismos que possibilitem a avaliação da eficácia da utilização da Internet nos referidos cursos. Este artigo apresenta uma proposta de investigação que tem por objetivo elaborar um modelo de avaliação da eficácia da utilização dos recursos oferecidos pela Internet nos cursos de graduação na modalidade a distância. A metodologia para o desenvolvimento do modelo contempla os métodos qualitativos e quantitativos. O modelo a ser desenvolvido poderá ser utilizado não apenas para avaliação de cursos já existentes, más também para guiar a elaboração de novos cursos de graduação na modalidade EaD baseada na Internet.
id UFSC_655d896ebf92d32693b0b32ee8a7a7d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/66628
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância.A modalidade de Educação a Distância (EaD) baseada na rede mundial de computadores Internet, também chamada de e-learning, é a segunda mais utilizada pelas organizações que oferecem cursos EaD no Brasil. Nas instituições de ensino superior brasileiras, a utilização do e-learning se dá em duas modalidades: a distância e semi-presencial . Mas a incorporação das facilidades oferecidas pela Internet no processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação não tem sido acompanhada por suficiente quantidade de investigações científicas que avaliem se as mesmas atingem os objetivos para os quais são propostas. Por tanto, faz se necessária a elaboração de mecanismos que possibilitem a avaliação da eficácia da utilização da Internet nos referidos cursos. Este artigo apresenta uma proposta de investigação que tem por objetivo elaborar um modelo de avaliação da eficácia da utilização dos recursos oferecidos pela Internet nos cursos de graduação na modalidade a distância. A metodologia para o desenvolvimento do modelo contempla os métodos qualitativos e quantitativos. O modelo a ser desenvolvido poderá ser utilizado não apenas para avaliação de cursos já existentes, más também para guiar a elaboração de novos cursos de graduação na modalidade EaD baseada na Internet.INPEAU2012-10-10T21:06:04Z2012-10-10T21:06:04Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66628Otero, Walter Ruben IriondoCatapan, Araci Hackporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T09:33:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/66628Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T09:33:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância.
title Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância.
spellingShingle Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância.
Otero, Walter Ruben Iriondo
title_short Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância.
title_full Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância.
title_fullStr Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância.
title_full_unstemmed Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância.
title_sort Proposta Para o Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Eficácia do Uso da Internet nos Cursos de Graduação na Modalidade Educação à Distância.
author Otero, Walter Ruben Iriondo
author_facet Otero, Walter Ruben Iriondo
Catapan, Araci Hack
author_role author
author2 Catapan, Araci Hack
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Otero, Walter Ruben Iriondo
Catapan, Araci Hack
description A modalidade de Educação a Distância (EaD) baseada na rede mundial de computadores Internet, também chamada de e-learning, é a segunda mais utilizada pelas organizações que oferecem cursos EaD no Brasil. Nas instituições de ensino superior brasileiras, a utilização do e-learning se dá em duas modalidades: a distância e semi-presencial . Mas a incorporação das facilidades oferecidas pela Internet no processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação não tem sido acompanhada por suficiente quantidade de investigações científicas que avaliem se as mesmas atingem os objetivos para os quais são propostas. Por tanto, faz se necessária a elaboração de mecanismos que possibilitem a avaliação da eficácia da utilização da Internet nos referidos cursos. Este artigo apresenta uma proposta de investigação que tem por objetivo elaborar um modelo de avaliação da eficácia da utilização dos recursos oferecidos pela Internet nos cursos de graduação na modalidade a distância. A metodologia para o desenvolvimento do modelo contempla os métodos qualitativos e quantitativos. O modelo a ser desenvolvido poderá ser utilizado não apenas para avaliação de cursos já existentes, más também para guiar a elaboração de novos cursos de graduação na modalidade EaD baseada na Internet.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
2012-10-10T21:06:04Z
2012-10-10T21:06:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66628
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652188559343616