A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Paula Regina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199666
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_65ce5c21f148232a13f651c12070b677
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199666
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016)Pedagogiaformação de professoresdocência para infânciacurrículoteoria-práticaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa a formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante nos anos de 2012 a 2016. Parte-se da compreensão da experiência como aquilo que afeta a cada de um de forma singular (LARROSA, 2002) e o currículo como algo que acontece em movimento, sendo formado não apenas pela sua estrutura documental, mas também pelas marcas dos sujeitos envolvidos, que vão configurando-o. O trabalho desenha-se a partir de duas metodologias cruzadas: a análise documental e a rememoração crítica da trajetória vivida. As categorias basilares do estudo consistiram na articulação entre teoria e prática (FREITAS, 1992; PIMENTA, 1995) e na docência para a infância (ALBUQUERQUE, 2013; MORAES, 2005; THOMASSEN, 2003; ROCHA, 1999, 2010; ROCHA e OSTETTO, 2008; SARMENTO e PINTO, 1997). O processo de análise e reflexão crítica lança luz para uma clivagem entre teoria e prática na configuração curricular do curso. Também para a desconstrução de um discurso existente de que há “muita infância no curso”. No total da carga horária do curso são as disciplinas de base epistemológica as que concentram maior número de horas-aula, entretanto, este conjunto de disciplinas não chega a configurar uma desproporção com relação ao conjunto dos outros campos disciplinares. O que pode-se notar, conforme análise dos dados apresentados, é uma proporcionalidade entre os diversos componentes que integram a matriz curricular do curso de Pedagogia da UFSC, no entanto uma cisão entre teoria e prática e uma fragmentação da própria docência de 0-10 anos, decorrente de concepções distintas, divergentes e contraditórias apresentadas no processo formativo.Florianópolis, SCAgostinho, Katia AdairLessa, Juliana SchumackerUniversidade Federal de Santa CatarinaBarbosa, Paula Regina2019-08-07T12:53:21Z2019-08-07T12:53:21Z2016-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199666info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-07T12:53:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199666Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-07T12:53:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016)
title A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016)
spellingShingle A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016)
Barbosa, Paula Regina
Pedagogia
formação de professores
docência para infância
currículo
teoria-prática
title_short A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016)
title_full A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016)
title_fullStr A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016)
title_full_unstemmed A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016)
title_sort A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016)
author Barbosa, Paula Regina
author_facet Barbosa, Paula Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agostinho, Katia Adair
Lessa, Juliana Schumacker
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Paula Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
formação de professores
docência para infância
currículo
teoria-prática
topic Pedagogia
formação de professores
docência para infância
currículo
teoria-prática
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-09
2019-08-07T12:53:21Z
2019-08-07T12:53:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199666
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652250209320960