A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199666 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_65ce5c21f148232a13f651c12070b677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199666 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016)Pedagogiaformação de professoresdocência para infânciacurrículoteoria-práticaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa a formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante nos anos de 2012 a 2016. Parte-se da compreensão da experiência como aquilo que afeta a cada de um de forma singular (LARROSA, 2002) e o currículo como algo que acontece em movimento, sendo formado não apenas pela sua estrutura documental, mas também pelas marcas dos sujeitos envolvidos, que vão configurando-o. O trabalho desenha-se a partir de duas metodologias cruzadas: a análise documental e a rememoração crítica da trajetória vivida. As categorias basilares do estudo consistiram na articulação entre teoria e prática (FREITAS, 1992; PIMENTA, 1995) e na docência para a infância (ALBUQUERQUE, 2013; MORAES, 2005; THOMASSEN, 2003; ROCHA, 1999, 2010; ROCHA e OSTETTO, 2008; SARMENTO e PINTO, 1997). O processo de análise e reflexão crítica lança luz para uma clivagem entre teoria e prática na configuração curricular do curso. Também para a desconstrução de um discurso existente de que há “muita infância no curso”. No total da carga horária do curso são as disciplinas de base epistemológica as que concentram maior número de horas-aula, entretanto, este conjunto de disciplinas não chega a configurar uma desproporção com relação ao conjunto dos outros campos disciplinares. O que pode-se notar, conforme análise dos dados apresentados, é uma proporcionalidade entre os diversos componentes que integram a matriz curricular do curso de Pedagogia da UFSC, no entanto uma cisão entre teoria e prática e uma fragmentação da própria docência de 0-10 anos, decorrente de concepções distintas, divergentes e contraditórias apresentadas no processo formativo.Florianópolis, SCAgostinho, Katia AdairLessa, Juliana SchumackerUniversidade Federal de Santa CatarinaBarbosa, Paula Regina2019-08-07T12:53:21Z2019-08-07T12:53:21Z2016-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199666info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-07T12:53:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199666Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-07T12:53:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016) |
title |
A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016) |
spellingShingle |
A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016) Barbosa, Paula Regina Pedagogia formação de professores docência para infância currículo teoria-prática |
title_short |
A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016) |
title_full |
A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016) |
title_fullStr |
A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016) |
title_full_unstemmed |
A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016) |
title_sort |
A formação da docência para a infância no curso de Pedagogia da UFSC vista a partir da experiência como estudante (2012-2016) |
author |
Barbosa, Paula Regina |
author_facet |
Barbosa, Paula Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agostinho, Katia Adair Lessa, Juliana Schumacker Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Paula Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia formação de professores docência para infância currículo teoria-prática |
topic |
Pedagogia formação de professores docência para infância currículo teoria-prática |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-09 2019-08-07T12:53:21Z 2019-08-07T12:53:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199666 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652250209320960 |