A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160822 |
Resumo: | Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/265/248 |
id |
UFSC_6727395770bef004663f84305178cd44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160822 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática.Formação inicial dos professores de matemáticaFormação contínua dos professores de matemáticaEnsino de geometriaDisponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/265/248A pesquisa apresentada está inserida numa pesquisa maior cujo problema de investigação era identificar contribuições que o uso da ferramenta informática CABRI-GEOMETRE II pode trazer para a formação do professor de Matemática. A metodologia utilizada baseou-se na prática de investigação segundo o modelo interpretativo (PÉREZ GÓMEZ, 1998). Desenvolvemos dois projetos: um com professores de Matemática em exercício e outro com alunos do curso de Licenciatura em Matemática. Neste artigo, analisaremos o papel do trabalho coletivo nos projetos. A pesquisa concluiu que a força adquirida com o trabalho coletivo e a riqueza de discussões que surgiram no decorrer dos projetos, alimentada pelas vivências, experiências e conhecimentos de cada participante, foram os elementos determinantes para o desenvolvimento dos dois projetos, tanto o permanente como o inicial. Os projetos favoreceram a troca de conhecimentos tanto do ponto de vista teórico como prático, que correspondem aos elementos essenciais para a construção e reconstrução do conhecimento pedagógico especializado (IMBERNÓN, 1998).Revista de Educação (Campinas)2016-04-19T22:02:56Z2016-04-19T22:02:56Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C. . A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. Revista de Educação (Campinas), Campinas, v. no 18, n.junho/2005, p. 99-106, 2005.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160822Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T22:02:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160822Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T22:02:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. |
title |
A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. |
spellingShingle |
A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. Leme da Silva, Maria Célia Formação inicial dos professores de matemática Formação contínua dos professores de matemática Ensino de geometria |
title_short |
A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. |
title_full |
A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. |
title_fullStr |
A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. |
title_full_unstemmed |
A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. |
title_sort |
A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. |
author |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_facet |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme da Silva, Maria Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial dos professores de matemática Formação contínua dos professores de matemática Ensino de geometria |
topic |
Formação inicial dos professores de matemática Formação contínua dos professores de matemática Ensino de geometria |
description |
Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/265/248 |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-04-19T22:02:56Z 2016-04-19T22:02:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C. . A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. Revista de Educação (Campinas), Campinas, v. no 18, n.junho/2005, p. 99-106, 2005. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160822 |
identifier_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C. . A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. Revista de Educação (Campinas), Campinas, v. no 18, n.junho/2005, p. 99-106, 2005. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Educação (Campinas) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Educação (Campinas) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652386158247936 |