Senso de oportunidade da empresa Gol Linhas Aéreas no mercado de aviação civil do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121970 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
id |
UFSC_687a56e4416f6e85581777ec647ba09f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/121970 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaSouza, Carlos Antônio deSilva, Eraldo Sérgio Barbosa da2014-07-24T16:12:59Z2014-07-24T16:12:59Z2014-07-24https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121970TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.O trabalho tem o intuito de analisar o senso de oportunidade da companhia Gol Linhas Aéreas ao entrar no mercado de aviação civil do Brasil em um período que o setor atravessava uma crise. Aborda inicialmente aspectos teóricos da estratégia competitiva presente nos estudos de Michael Porter, dando ênfase na estratégia competitiva de liderança via baixo custo. Faz uma contextualização histórica da aviação civil no Brasil e apresenta as pioneiras mundiais a trabalharem no modelo low cost low fare. Analisa detalhadamente o caso específico da companhia Gol Linhas Aéreas Ltda, seu surgimento e objetivos iniciais. Por fim, mostra o senso de oportunidade da empresa supracitada que entrou em um setor considerado em crise, mas vem conseguindo resultados satisfatórios operando com o modelo de baixo custo, conquistando o passageiro sensível ao preço, além de tornar viável o transporte aéreo a uma parcela da população que estava excluída deste serviço.75 f.Senso de OportunidadeEstratégia competitivaGol Linhas Aéreas Ltda.Senso de oportunidade da empresa Gol Linhas Aéreas no mercado de aviação civil do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEconomia294014.pdfEconomia294014.pdfapplication/pdf760407https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121970/1/Economia294014.pdf0e84f2906a22a2b87904bfe04f4bef86MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121970/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1219702014-07-24 13:12:59.855oai:repositorio.ufsc.br:123456789/121970Vm9jw6ogdGVtIGEgbGliZXJkYWRlIGRlOiBDb21wYXJ0aWxoYXIg4oCUIGNvcGlhciwgZGlzdHJpYnVpciBlIHRyYW5zbWl0aXIgYSBvYnJhLiBSZW1peGFyIOKAlCBjcmlhciBvYnJhcyBkZXJpdmFkYXMuClNvYiBhcyBzZWd1aW50ZXMgY29uZGnDp8O1ZXM6IEF0cmlidWnDp8OjbyDigJQgVm9jw6ogZGV2ZSBjcmVkaXRhciBhIG9icmEgZGEgZm9ybWEgZXNwZWNpZmljYWRhIHBlbG8gYXV0b3Igb3UgbGljZW5jaWFudGUgKG1hcyBuw6NvIGRlIG1hbmVpcmEgcXVlIHN1Z2lyYSBxdWUgZXN0ZXMgY29uY2VkZW0gcXVhbHF1ZXIgYXZhbCBhIHZvY8OqIG91IGFvIHNldSB1c28gZGEgb2JyYSkuIFVzbyBuw6NvLWNvbWVyY2lhbCDigJQgVm9jw6ogbsOjbyBwb2RlIHVzYXIgZXN0YSBvYnJhIHBhcmEgZmlucyBjb21lcmNpYWlzLgpGaWNhbmRvIGNsYXJvIHF1ZTogUmVuw7puY2lhIOKAlCBRdWFscXVlciBkYXMgY29uZGnDp8O1ZXMgYWNpbWEgcG9kZSBzZXIgcmVudW5jaWFkYSBzZSB2b2PDqiBvYnRpdmVyIHBlcm1pc3PDo28gZG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMuIERvbcOtbmlvIFDDumJsaWNvIOKAlCBPbmRlIGEgb2JyYSBvdSBxdWFscXVlciBkZSBzZXVzIGVsZW1lbnRvcyBlc3RpdmVyIGVtIGRvbcOtbmlvIHDDumJsaWNvIHNvYiBvIGRpcmVpdG8gYXBsaWPDoXZlbCwgZXN0YSBjb25kacOnw6NvIG7Do28gw6ksIGRlIG1hbmVpcmEgYWxndW1hLCBhZmV0YWRhIHBlbGEgbGljZW7Dp2EuIE91dHJvcyBEaXJlaXRvcyDigJQgT3Mgc2VndWludGVzIGRpcmVpdG9zIG7Do28gc8OjbywgZGUgbWFuZWlyYSBhbGd1bWEsIGFmZXRhZG9zIHBlbGEgbGljZW7Dp2E6IExpbWl0YcOnw7VlcyBlIGV4Y2XDp8O1ZXMgYW9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIG91IHF1YWlzcXVlciB1c29zIGxpdnJlcyBhcGxpY8OhdmVpczsgT3MgZGlyZWl0b3MgbW9yYWlzIGRvIGF1dG9yOyBEaXJlaXRvcyBxdWUgb3V0cmFzIHBlc3NvYXMgcG9kZW0gdGVyIHNvYnJlIGEgb2JyYSBvdSBzb2JyZSBhIHV0aWxpemHDp8OjbyBkYSBvYnJhLCB0YWlzIGNvbW8gZGlyZWl0b3MgZGUgaW1hZ2VtIG91IHByaXZhY2lkYWRlLiBBdmlzbyDigJQgUGFyYSBxdWFscXVlciByZXV0aWxpemHDp8OjbyBvdSBkaXN0cmlidWnDp8Ojbywgdm9jw6ogZGV2ZSBkZWl4YXIgY2xhcm8gYSB0ZXJjZWlyb3Mgb3MgdGVybW9zIGRhIGxpY2Vuw6dhIGEgcXVlIHNlIGVuY29udHJhIHN1Ym1ldGlkYSBlc3RhIG9icmEuIEEgbWVsaG9yIG1hbmVpcmEgZGUgZmF6ZXIgaXNzbyDDqSBjb20gdW0gbGluayBwYXJhIGVzdGEgcMOhZ2luYS4KTGljZW7Dp2EgQ3JlYXRpdmUgQ29tbW9ucyAtIGh0dHA6Ly9jcmVhdGl2ZWNvbW1vbnMub3JnL2xpY2Vuc2VzL2J5LW5jLzMuMC9ici8KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-24T16:12:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Senso de oportunidade da empresa Gol Linhas Aéreas no mercado de aviação civil do Brasil |
title |
Senso de oportunidade da empresa Gol Linhas Aéreas no mercado de aviação civil do Brasil |
spellingShingle |
Senso de oportunidade da empresa Gol Linhas Aéreas no mercado de aviação civil do Brasil Souza, Carlos Antônio de Senso de Oportunidade Estratégia competitiva Gol Linhas Aéreas Ltda. |
title_short |
Senso de oportunidade da empresa Gol Linhas Aéreas no mercado de aviação civil do Brasil |
title_full |
Senso de oportunidade da empresa Gol Linhas Aéreas no mercado de aviação civil do Brasil |
title_fullStr |
Senso de oportunidade da empresa Gol Linhas Aéreas no mercado de aviação civil do Brasil |
title_full_unstemmed |
Senso de oportunidade da empresa Gol Linhas Aéreas no mercado de aviação civil do Brasil |
title_sort |
Senso de oportunidade da empresa Gol Linhas Aéreas no mercado de aviação civil do Brasil |
author |
Souza, Carlos Antônio de |
author_facet |
Souza, Carlos Antônio de |
author_role |
author |
dc.contributor.en.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Carlos Antônio de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Eraldo Sérgio Barbosa da |
contributor_str_mv |
Silva, Eraldo Sérgio Barbosa da |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Senso de Oportunidade Estratégia competitiva Gol Linhas Aéreas Ltda. |
topic |
Senso de Oportunidade Estratégia competitiva Gol Linhas Aéreas Ltda. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-24T16:12:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-07-24T16:12:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121970 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
75 f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121970/1/Economia294014.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121970/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e84f2906a22a2b87904bfe04f4bef86 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805077343862784 |