As Tecnologias e a Mediação Pedagógica na Educação Infantil com Crianças de 5 e 6 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rosemeri
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200635
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
id UFSC_695b3e9c36e76acdd88552da044a7307
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200635
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As Tecnologias e a Mediação Pedagógica na Educação Infantil com Crianças de 5 e 6 anosmídiaEducação InfantilAmbiente EscolarTecnologiaTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaAs mudanças que as tecnologias provocam nos ambientes escolares vão muito além das mídias, incentivam curiosidades, criatividades, sonhos e diversos aprendizados nas crianças da Educação Infantil. A era digital fez com que as professoras da Educação Infantil se modificassem, levando-as a correr atrás de novos desafios. Para saber sobre essas novas rotinas educacionais e como são utilizadas as mídias tecnológicas na educação, serão feitas duas pesquisas de forma qualitativa em duas instituições de ensino diferentes, uma pública e outra privada, através de questionários aplicados às professoras e entrevistas gravadas, nas quais elas contam rapidamente suas trajetórias e rotinas no ambiente escolar. As professoras de ambas as instituições apropriaram-se dessas “pontes” tecnológicas que hoje fazem parte da educação, quebrando assim os paradigmas e aumentando as aprendizagens das crianças de forma prazerosa, afetiva e com novas possibilidades educacionais, com vistas a integrar as crianças em uma sociedade em que a tecnologia faz parte do cotidiano, incentivar o uso de todos os recursos digitais disponíveis como forma de aprendizagem, por meio de jogos e recursos audiovisuais, as crianças são seres sociais e precisam ser inseridas na cultura com tudo que ela comporta.The changes that technologies bring about in school environments go far beyond the media, encouraging curiosities, creativities, dreams and diverse learning in children of kindergarten. The digital age has made early childhood teachers change, leading them to pursue new challenges. To learn about these new educational routines and how technological media are used in education, two qualitative surveys will be conducted in two different educational institutions, one public and one private, through questionnaires applied to teachers and recorded interviews, in which they quickly tell their trajectories and routines in the school environment. The teachers of both institutions have appropriated these technological “bridges” that are now part of education, thus breaking paradigms and increasing children's learning in a pleasurable, affective way and with new educational possibilities, with a view to integrating children in a In a society in which technology is part of everyday life, encouraging the use of all available digital resources as a way of learning, through games and audiovisual resources, children are social beings and need to be embedded in the culture with all that it entails.Florianópolis, SCVolcão, Cristiane LazzarottoUniversidade Federal de Santa CatarinaSoares, Rosemeri2019-09-17T17:09:09Z2019-09-17T17:09:09Z2019-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis25application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200635porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-17T17:09:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200635Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-17T17:09:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As Tecnologias e a Mediação Pedagógica na Educação Infantil com Crianças de 5 e 6 anos
title As Tecnologias e a Mediação Pedagógica na Educação Infantil com Crianças de 5 e 6 anos
spellingShingle As Tecnologias e a Mediação Pedagógica na Educação Infantil com Crianças de 5 e 6 anos
Soares, Rosemeri
mídia
Educação Infantil
Ambiente Escolar
Tecnologia
title_short As Tecnologias e a Mediação Pedagógica na Educação Infantil com Crianças de 5 e 6 anos
title_full As Tecnologias e a Mediação Pedagógica na Educação Infantil com Crianças de 5 e 6 anos
title_fullStr As Tecnologias e a Mediação Pedagógica na Educação Infantil com Crianças de 5 e 6 anos
title_full_unstemmed As Tecnologias e a Mediação Pedagógica na Educação Infantil com Crianças de 5 e 6 anos
title_sort As Tecnologias e a Mediação Pedagógica na Educação Infantil com Crianças de 5 e 6 anos
author Soares, Rosemeri
author_facet Soares, Rosemeri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Volcão, Cristiane Lazzarotto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Rosemeri
dc.subject.por.fl_str_mv mídia
Educação Infantil
Ambiente Escolar
Tecnologia
topic mídia
Educação Infantil
Ambiente Escolar
Tecnologia
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-17T17:09:09Z
2019-09-17T17:09:09Z
2019-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200635
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652128158220288