Berçário: caminhos do educar e cuidar humanizando, hominizando.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scholl, Sandra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130519
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
id UFSC_69b5c82c1fd132f1763192af7f3d7035
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130519
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Berçário: caminhos do educar e cuidar humanizando, hominizando.Educação infantilDesenvolvimento humanoPrática PedagógicaTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Com o intuito de buscar respostas referentes à quais conhecimentos são necessários ao professor para atuar na turma do berçário, composta por crianças de quatro meses a dois anos e seis meses, e tendo como pressuposto o projeto de intervenção realizado em um Centro de Educação Infantil Municipal, na cidade de Chapecó, este artigo aborda questões relativas ao movimento da prática pedagógica desenvolvida diariamente nesta turma, por esta pesquisadora, enquanto professora regente. As discussões pautaram-se na análise da legislação, de documentos oficiais da área, do planejamento orientado pela secretaria municipal de educação de Chapecó, bem como nas contribuições dos estudos de Vigotski e Wallon, buscando evidenciar a importância da prática pedagógica voltada para a humanização e a hominização das crianças desta faixa etária. Por meio deste constante ir e vir teóricoprático, pode-se destacar que a peculiaridade do trabalho desenvolvido nesta faixa etária, pressupõe a constante articulação entre o educar e o cuidar, assegurando o atendimento não somente das necessidades, como também dos direitos da criança de acesso ao conhecimento histórico e socialmente construído.Florianópolis, SCLanes, Erone HemannUniversidade Federal de Santa CatarinaScholl, Sandra2015-03-12T12:43:01Z2015-03-12T12:43:01Z2012-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis20 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130519porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-12T12:43:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130519Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-12T12:43:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Berçário: caminhos do educar e cuidar humanizando, hominizando.
title Berçário: caminhos do educar e cuidar humanizando, hominizando.
spellingShingle Berçário: caminhos do educar e cuidar humanizando, hominizando.
Scholl, Sandra
Educação infantil
Desenvolvimento humano
Prática Pedagógica
title_short Berçário: caminhos do educar e cuidar humanizando, hominizando.
title_full Berçário: caminhos do educar e cuidar humanizando, hominizando.
title_fullStr Berçário: caminhos do educar e cuidar humanizando, hominizando.
title_full_unstemmed Berçário: caminhos do educar e cuidar humanizando, hominizando.
title_sort Berçário: caminhos do educar e cuidar humanizando, hominizando.
author Scholl, Sandra
author_facet Scholl, Sandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lanes, Erone Hemann
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Scholl, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Desenvolvimento humano
Prática Pedagógica
topic Educação infantil
Desenvolvimento humano
Prática Pedagógica
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-14
2015-03-12T12:43:01Z
2015-03-12T12:43:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130519
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 20 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652301139705856