O lugar das famílias nas orientações educacionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis (1976-2018)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247638 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023. |
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O lugar das famílias nas orientações educacionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis (1976-2018)EducaçãoEducação infantilEducação infantilOrientação educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.A presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivo geral analisar qual o lugar das famílias nas Orientações Educacionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (RME) de Florianópolis no período compreendido entre os anos de 1976 e 2018. Assim, traçouse um caminho de estudos nesta pesquisa, que teve como objetivos específicos: i) contextualizar o processo histórico de elaboração das orientações educacionais da Educação Infantil na RME de Florianópolis; ii) apreender como o lugar das famílias foi sendo abordado nas orientações educacionais da Educação Infantil da RME de Florianópolis; iii) examinar possíveis rupturas e continuidades na construção do lugar das famílias constantes nas orientações educacionais da Educação Infantil da RME de Florianópolis. Delimitada a problemática de investigação, visando responder aos objetivos geral e específicos, adotou-se a Técnica da Análise de Conteúdo para organização e análise dos dados. Para além da perspectiva descritiva dos documentos, assumiu-se uma perspectiva interpretativa, o que implicou admitir que essa também dependeu da pessoa do investigador, do seu passado pessoal e profissional, bem como de seus objetivos, desejos e significados. Com inspiração em Infância Berlinense: 1900, de Walter Benjamin, as memórias pessoais de infância foram transformadas em objeto de análise histórico-social, procurando enfatizar o quadro político da memória. Tendo o pensamento de Benjamin como referência, a memória individual operou como deflagradora de uma memória mais ampla, ao mesmo tempo memória de uma época, de uma cidade, de um bairro, de uma Rede Municipal de Ensino. Para as análises, estabeleceu-se diálogo com autoras e autores que analisam as relações entre creche e famílias na Educação Infantil. Os documentos analisados revelam como a gênese das relações e o lugar das famílias foi sendo abordado nas orientações educacionais da Educação Infantil da RME de Florianópolis, tendo, inicialmente, a norma hegemônica de família como realidade. A análise dos documentos também revela a emergência e o processo de ampliação da participação das famílias nos documentos publicados mais recentemente.Abstract: The present research, at the master's level, had the general objective of analyzing the place of families in the Educational Guidelines for Early Childhood Education in the Municipal Education Network (RME in Portuguese) in the city of Florianópolis, in the period between 1976 and 2018. Thus, path of studies was made in this research, which had the following specific objectives: i) to contextualize the historical process of elaboration of the educational guidelines of Early Childhood Education in the Florianópolis' RME; ii) apprehend how the families place was approached in the educational guidelines of Early Childhood Education at RME in Florianópolis; iii) examine possible ruptures and continuities in the construction of the place of families contained in the educational guidelines of Early Childhood Education at RME in Florianópolis. Once the investigation problem was delimited, aiming to respond to the general and specific objectives, the Content Analysis Technique was adopted to organize and analyze the data. In addition to the descriptive perspective of the documents, an interpretative perspective was assumed, which implied admitting that this also was based on the researcher, his personal and professional background, as well as her objectives, desires and meanings. Inspired by Walter Benjamin's Berlin Childhood: 1900, personal childhood memories were transformed into an object for a historical-social analysis, seeking to emphasize the political memory framework. Having Benjamin's thought as a reference, individual memory operated as a trigger for a broader memory, at the same time an era, a city, a neighborhood, a Municipal Education Network memory. For the analyses, a dialogue was established among authors who analyze the relationship between day care centers and families in Early Childhood Education. The analyzed documents reveal how the genesis of relations and the place of families were approached in the Early Childhood Education at RME educational guidelines in Florianópolis, initially having the hegemonic norm of family as a reality. Document analysis also reveals the emergence and expansion process of family participation in more recently published documents.Carvalho, Diana Carvalho deSimão, Márcia BussUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Patrícia Machado de2023-06-28T18:27:13Z2023-06-28T18:27:13Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis169 p.| il., tabs.application/pdf381591https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247638porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:27:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247638Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:27:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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