A acreditação como ferramenta de melhoria de qualidade das organizações prestadoras de serviços de saúde: o caso do Hospital Celso Ramos
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131181 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
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A acreditação como ferramenta de melhoria de qualidade das organizações prestadoras de serviços de saúde: o caso do Hospital Celso RamosNormas Brasileiras de Acreditação (ONA)Acreditação HospitalarGestão da QualidadeHospital Celso RamosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O presente estudo tem como objetivo avaliar e comparar os preceitos descritos pelo Manual Brasileiro de Acreditação das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde para a melhoria da qualidade dos serviços prestados no Hospital Celso Ramos. Assegurar a qualidade dos serviços assistenciais prestados na área da saúde é direito de todos e dever do Estado. Os aspectos metodológicos empregados classificam essa pesquisa como um estudo de caso, desenvolvido mediante uma pesquisa de campo, com abordagem predominantemente qualitativa de dados, apresentando caráter descritivo. A coleta de dados foi obtida por meio de pesquisa bibliográfica e documental em livros, artigos e sites da Internet, além de observação direta, entrevistas e pesquisa de campo. As entrevistas estruturadas foram realizadas com os dirigentes da unidade hospitalar e chefes de setor de áreas diretamente relacionadas ao tema, para identificar a situação atual de gestão da qualidade da unidade hospitalar sob a ótica do Manual Brasileiro de Acreditação (ONA). Utilizou-se ainda, de observações para coletar evidências e pesquisa de campo com uma amostra de 166 colaboradores, a fim de verificar a opinião dos mesmos quanto A garantia da qualidade dos serviços prestados na instituição, dentro do que apregoa o Manual Brasileiro de Acreditação (ONA). Os resultados obtidos com a coleta de dados evidenciaram que, a organização oferece serviços assistenciais na área da saúde com poucos recursos físicos, pessoais e financeiros que podem comprometer a qualidade de sua assistência. A instituição sabe de suas limitações e procura suprir tais carências com a dedicação incondicional dos colaboradores. No entanto, para atender aos itens de orientação do Manual Brasileiro de Acreditação (ONA), por meio de evidências objetivas, a unidade hospitalar estudada precisa rever as suas diretrizes e utilizar, de forma sistemática, programas de gestão, para assegurar a qualidade dos serviços assistenciais prestados. Além disso, é necessário que a organização reveja o seu planejamento estratégico e invista continuamente na capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores para a área estratégica de gestão da qualidade.Florianópolis, SCSilva, João José Cândido daRocha, Rudimar Antunes daUniversidade Federal de Santa Catarina.Mafra, Emanuela Kaiser2015-03-24T11:57:44Z2015-03-24T11:57:44Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis106 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131181porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-24T11:57:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131181Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-24T11:57:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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