A música na educação escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239634 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
id |
UFSC_6c39ee11fc94cd60f3a58b1f6db1ed36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/239634 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A música na educação escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA)TEAMúsicaEducação BásicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como tema central a música na educação escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nosso objetivo de investigação foi compreender como a área de educação apreende a importância da música na educação escolar das crianças com TEA na escola regular. Para tanto fizemos levantamento bibliográfico de produções acadêmicas, no banco de dados do Scielo e BDTD, que tratam da música na educação básica e o sujeito com TEA. Além disso, buscamos, nas legislações brasileiras, como a música vem sendo indica ou não como disciplina obrigatória nos currículos da educação básica. Essa investigação selecionou apenas quatro (04) produções, que foram lidas da integra e que possibilitaram algumas análises. A primeira delas é que em todas as produções a música é considerada elemento importante na educação escolar das crianças com TEA, principalmente quanto se diz respeito a sua comunicação, principalmente no que se refere a fala. Além disso, os autores indicam a importância da música para a ampliação dos processos mentais, conceitualização, imaginação, emoção e afetividade da pessoa com TEA. Em síntese, as produções indicam que a música auxilia na educação escolar dos estudantes com TEA no Ensino regular.Florianópolis, SC.Michels, Maria HelenaUniversidade Federal de Santa Catarina.Rodrigues, Jessica Sohn2022-09-18T21:31:57Z2022-09-18T21:31:57Z2022-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239634Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-09-18T21:31:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/239634Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-18T21:31:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música na educação escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) |
title |
A música na educação escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) |
spellingShingle |
A música na educação escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) Rodrigues, Jessica Sohn TEA Música Educação Básica |
title_short |
A música na educação escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) |
title_full |
A música na educação escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) |
title_fullStr |
A música na educação escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) |
title_full_unstemmed |
A música na educação escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) |
title_sort |
A música na educação escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) |
author |
Rodrigues, Jessica Sohn |
author_facet |
Rodrigues, Jessica Sohn |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Michels, Maria Helena Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Jessica Sohn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TEA Música Educação Básica |
topic |
TEA Música Educação Básica |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-18T21:31:57Z 2022-09-18T21:31:57Z 2022-08-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239634 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
61 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651953668882433 |