Apoio à gestão de desempenho do programa de treinamento via moodle: estudo de caso na diretoria da escola de administração pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Bárbara Gonçalves do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214806
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2019
id UFSC_6cc9028a1e25d169d6d761f09ab9c422
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214806
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Apoio à gestão de desempenho do programa de treinamento via moodle: estudo de caso na diretoria da escola de administração públicaContabilidadeDesempenhoAprendizagemEnsino à distânciaServidores públicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2019O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. A Diretoria da Escola de Administração Pública (DEAP) preza pela missão atual da Escola Virtual de Administração Pública (DEAPVirtual) em desenvolver as competências dos servidores públicos estaduais para promover as excelências profissional e organizacional em seus serviços à sociedade. Nesta pesquisa, os decisores priorizaram analisar a problemática vivenciada no contexto do ambiente virtual de aprendizagem, executado por meio do software livre Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle). Os decisores necessitam de um modelo de desempenho que apoie a gestão da DEAP no seu programa de treinamento, para assim identificar subsídios para respaldar o contexto decisional, monitorar o desempenho, evidenciar os resultados gerados e recomendar ações de melhorias. Verificou-se por meio do Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C) que essa problemática da DEAP também representa uma lacuna de pesquisa, ao visar na gestão interna do programa de treinamento. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo geral construir um modelo de Avaliação de Desempenho, focando uma abordagem epistemológica Construtivista para apoiar a Gestão do Programa de Treinamento, via Moodle, da Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina (SEA-SC), segundo as necessidades e percepções da gestora da DEAP. Para isso, utilizou-se, como instrumento de intervenção, a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista (MCDA-C) para a construção do modelo. Por meio de entrevistas semiestruturadas com a gestora da DEAP e com o administrador da SEA-SC, foram identificados 38 EPAs. Esses EPAs foram desmembrados em 60 conceitos. Os conceitos foram agrupados em áreas de preocupação, sendo elas: (i) Gestão da evasão; (ii) Temas dos cursos; (iii) Criação das parcerias; e (iv) Gestão interna. Para avaliar o desempenho do Programa de Treinamento da DEAP, foram construídos 39 descritores. Após a construção dos descritores, foram elaboradas ações de melhorias. O modelo foi considerado pelos decisores da DEAP legítimo ao contemplar suas preocupações e os aspectos ambientais que compreendem seu contexto de gestão. Em termos teóricos esta pesquisa busca demonstrar a potencialidade dos dois instrumentos metodológicos utilizados para construção de conhecimento junto a decisora e o facilitador. O ProKnow-C facilita a construção do modelo, ao proporcionar uma compreensão sobre a mensuração e gestão na área de Avaliação de Programas de Treinamento. Esta compreensão influencia a execução das etapas de Contextualização, Árvore de pontos de vistas e desenvolvimento dos descritores. Os indicadores do PB possuem foco multidimensional na mensuração do programa, no entanto se concentram nos níveis de Kirkpatrick. A metodologia MCDA-C supera a dificuldade do modelo de Kirkpatrick e seus derivados ao levar em consideração o know-how do gestor e suas necessidades e objetivos para o processo decisório sem impor os níveis de Avaliação do Programa.Abstract: This study was in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001. The Diretoria da Escola de Administração Pública (DEAP) praised the current mission of the Escola Virtual de Administração Pública (DEAPVirtual) in developing the skills of state public servants to promote professional and organizational excellence in their services to society. In this research the decision makers prioritized to analyze the problematic experienced in the context of the virtual learning environment, executed through the free software Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle). Decision makers need a performance model that supports the management of DEAP in their training program, to identify subsidies to support the decision-making context, monitor performance, evidence the results generated and recommend actions for improvement. In this context, the research aims to build a Performance Evaluation model, focusing on a Constructivist epistemological approach to support the Management of the Training Program, via Moodle, of the Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina (SEA-SC), second the needs and perceptions of the DEAP manager. For this purpose, the Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista (MCDA-C) was used as an intervention tool to construct the model. It was verified through ProKnow-C that this problem of DEAP also represents a research gap, when aiming at the internal management of the training program. This research seeks to demonstrate the influence of these two instruments in their execution. Through semi-structured interviews with the DEAP manager and the SEA-SC administrator, 38 EPAs were identified. These EPAs were dismembered into 60 concepts. The concepts were grouped in areas of concern, being: (i) Management of evasion; (ii) Course themes; (iii) Creation of partnerships; and (iv) Internal management. To evaluate the performance of the DEAP training program, 39 descriptors were constructed. After the construction of the descriptors, improvement actions were elaborated. The model was considered by DEAP decision makers to address their concerns and the environmental aspects that comprise their management context. In theoretical terms this research seeks to demonstrate the potential of the two methodological tools used to build knowledge with the decision maker and facilitator. ProKnow-C facilitates the construction of the model by providing an understanding of measurement and management in the area of Evaluation of Training Programs. This understanding influences the execution of the stages of Contextualization, Tree of points of view and development of the descriptors. PB indicators have a multidimensional focus on program measurement, however, they focus on Kirkpatrick levels. The MCDA-C methodology overcomes the difficulty of the Kirkpatrick model and its derivatives by taking into account the manager's know-how and its needs and objectives for the decision-making process without imposing the Program Evaluation levels.Ensslin, Sandra RolimUniversidade Federal de Santa CatarinaAmaral, Bárbara Gonçalves do2020-10-21T21:09:54Z2020-10-21T21:09:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis233 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf360773https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214806porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:09:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214806Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:09:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Apoio à gestão de desempenho do programa de treinamento via moodle: estudo de caso na diretoria da escola de administração pública
title Apoio à gestão de desempenho do programa de treinamento via moodle: estudo de caso na diretoria da escola de administração pública
spellingShingle Apoio à gestão de desempenho do programa de treinamento via moodle: estudo de caso na diretoria da escola de administração pública
Amaral, Bárbara Gonçalves do
Contabilidade
Desempenho
Aprendizagem
Ensino à distância
Servidores públicos
title_short Apoio à gestão de desempenho do programa de treinamento via moodle: estudo de caso na diretoria da escola de administração pública
title_full Apoio à gestão de desempenho do programa de treinamento via moodle: estudo de caso na diretoria da escola de administração pública
title_fullStr Apoio à gestão de desempenho do programa de treinamento via moodle: estudo de caso na diretoria da escola de administração pública
title_full_unstemmed Apoio à gestão de desempenho do programa de treinamento via moodle: estudo de caso na diretoria da escola de administração pública
title_sort Apoio à gestão de desempenho do programa de treinamento via moodle: estudo de caso na diretoria da escola de administração pública
author Amaral, Bárbara Gonçalves do
author_facet Amaral, Bárbara Gonçalves do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ensslin, Sandra Rolim
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Bárbara Gonçalves do
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Desempenho
Aprendizagem
Ensino à distância
Servidores públicos
topic Contabilidade
Desempenho
Aprendizagem
Ensino à distância
Servidores públicos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:09:54Z
2020-10-21T21:09:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 360773
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214806
identifier_str_mv 360773
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 233 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651949239697408