Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252574 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. |
id |
UFSC_6e69438e14b043418d9272fcfab8ec49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252574 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociaisTecnologiaRedes Sociais de MuseusWeb 2.0InstagramTikTokTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História.O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama da arte na era digital, a partir da análise das redes sociais de três museus de relevância global: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Brasil), Museé du Louvre (França) e Gallerie degli Uffizi (Itália); desta forma, foi observado a interação com os seguidores, tipo de conteúdo postado, frequência e recepção do público (curtidas e comentários). O trabalho parte da afirmação que após a pandemia da COVID – 19, os ambientes virtuais se tornaram indissociáveis ao sistema artístico, visto que os museus analisados precisaram se adaptar a esta nova realidade utilizando suas redes sociais para manter contato com o público enquanto estava decretado o isolamento físico/social e, após este período, continuaram a sua crescente atuação online. Averiguando as páginas do Instagram, TikTok e Facebook destas instituições é compreensível que as redes sociais estão alterando a relação museu/público, onde um número cada vez maior de jovens estão mostrando interesse em visitar esses espaços. Esta análise permite um melhor entendimento de como a arte se consolida na contemporaneidade e o que isto significa para as discussões acerca de espaços expositivos, arte socializada e dessacralização das tradições artísticas vigentes.Florianópolis, SC.Campos, Daniela QueirózUniversidade Federal de Santa Catarina.Gentil, Isadora Pereira Salomon2023-12-07T21:46:32Z2023-12-07T21:46:32Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252574Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-07T21:46:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252574Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-07T21:46:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais |
title |
Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais |
spellingShingle |
Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais Gentil, Isadora Pereira Salomon Tecnologia Redes Sociais de Museus Web 2.0 TikTok |
title_short |
Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais |
title_full |
Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais |
title_fullStr |
Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais |
title_full_unstemmed |
Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais |
title_sort |
Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais |
author |
Gentil, Isadora Pereira Salomon |
author_facet |
Gentil, Isadora Pereira Salomon |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Daniela Queiróz Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gentil, Isadora Pereira Salomon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Redes Sociais de Museus Web 2.0 TikTok |
topic |
Tecnologia Redes Sociais de Museus Web 2.0 TikTok |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-07T21:46:32Z 2023-12-07T21:46:32Z 2023-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252574 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
71 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652307551748096 |