Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gentil, Isadora Pereira Salomon
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252574
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História.
id UFSC_6e69438e14b043418d9272fcfab8ec49
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252574
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociaisTecnologiaRedes Sociais de MuseusWeb 2.0InstagramTikTokTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História.O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama da arte na era digital, a partir da análise das redes sociais de três museus de relevância global: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Brasil), Museé du Louvre (França) e Gallerie degli Uffizi (Itália); desta forma, foi observado a interação com os seguidores, tipo de conteúdo postado, frequência e recepção do público (curtidas e comentários). O trabalho parte da afirmação que após a pandemia da COVID – 19, os ambientes virtuais se tornaram indissociáveis ao sistema artístico, visto que os museus analisados precisaram se adaptar a esta nova realidade utilizando suas redes sociais para manter contato com o público enquanto estava decretado o isolamento físico/social e, após este período, continuaram a sua crescente atuação online. Averiguando as páginas do Instagram, TikTok e Facebook destas instituições é compreensível que as redes sociais estão alterando a relação museu/público, onde um número cada vez maior de jovens estão mostrando interesse em visitar esses espaços. Esta análise permite um melhor entendimento de como a arte se consolida na contemporaneidade e o que isto significa para as discussões acerca de espaços expositivos, arte socializada e dessacralização das tradições artísticas vigentes.Florianópolis, SC.Campos, Daniela QueirózUniversidade Federal de Santa Catarina.Gentil, Isadora Pereira Salomon2023-12-07T21:46:32Z2023-12-07T21:46:32Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252574Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-07T21:46:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252574Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-07T21:46:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais
title Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais
spellingShingle Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais
Gentil, Isadora Pereira Salomon
Tecnologia
Redes Sociais de Museus
Web 2.0
Instagram
TikTok
title_short Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais
title_full Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais
title_fullStr Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais
title_full_unstemmed Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais
title_sort Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais
author Gentil, Isadora Pereira Salomon
author_facet Gentil, Isadora Pereira Salomon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Daniela Queiróz
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Gentil, Isadora Pereira Salomon
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Redes Sociais de Museus
Web 2.0
Instagram
TikTok
topic Tecnologia
Redes Sociais de Museus
Web 2.0
Instagram
TikTok
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-07T21:46:32Z
2023-12-07T21:46:32Z
2023-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252574
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652307551748096