O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101875 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. |
id |
UFSC_6ee82b0677c23ab5b7dd987eeb538626 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101875 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitorLinguísticaLeituraEstudo e ensino (Segundo grau)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística.Nesta pesquisa, elabora-se uma proposta de ensino-aprendizagem de leitura, a partir de textos do gênero do discurso carta do leitor. A pesquisa inscreve-se na metodologia de pesquisa-ação, justificada por uma busca de respostas para problemas que envolvem a nossa prática de professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio. A fundamentação teórica concentra-se na concepção dialógica da linguagem de Bakhtin, enfocando as noções de gêneros do discurso, enunciado e texto. A pesquisa-ação desenvolveu-se sob a abordagem da elaboração didática, no intuito de evitar aplicacionismos de teorias, na escola. Previamente, foi feito um levantamento de dados acerca do gênero do discurso carta do leitor, para fins de aporte no processo da elaboração didática. A proposta de ensino-aprendizagem da leitura desenvolveu-se através de uma oficina de leitura com dez alunos de segundas e terceiras séries do Ensino Médio de uma escola da rede privada de Itajaí (SC). A oficina envolveu doze encontros durante os meses de agosto e setembro de 2004 e foram elaboradas atividades de leitura e de produção de textos do gênero carta do leitor, a fim de promover práticas de uso social da língua, pelo viés do letramento. Os resultados apontam para a possibilidade de se efetivarem práticas de leitura, na escola, se tratadas a partir da noção de texto tendo como balizas ou horizontes os gêneros do discurso, conforme a acepção bakhtiniana. Embora sejam evidenciadas as conclusões positivas da pesquisa, ainda existem impeditivos, relacionados, especialmente, ao material didático adotado pela escola.Florianópolis, SCRodrigues, Rosangela HammesUniversidade Federal de Santa CatarinaHaeser, Márcia Elisa2013-07-15T23:26:36Z2013-07-15T23:26:36Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf224563http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101875porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:29:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/101875Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:29:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor |
title |
O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor |
spellingShingle |
O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor Haeser, Márcia Elisa Linguística Leitura Estudo e ensino (Segundo grau) |
title_short |
O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor |
title_full |
O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor |
title_fullStr |
O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor |
title_full_unstemmed |
O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor |
title_sort |
O ensino-aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor |
author |
Haeser, Márcia Elisa |
author_facet |
Haeser, Márcia Elisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Rosangela Hammes Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haeser, Márcia Elisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Leitura Estudo e ensino (Segundo grau) |
topic |
Linguística Leitura Estudo e ensino (Segundo grau) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-15T23:26:36Z 2013-07-15T23:26:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
224563 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101875 |
identifier_str_mv |
224563 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652139720867840 |