A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Everaldo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129531
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.
id UFSC_6f2feccfe5fc7278e90f47b44b587dea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129531
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilveira, EveraldoCaldeira, Ademir Donizeti2015-02-05T21:12:24Z2015-02-05T21:12:24Z2014327636https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129531Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.Esta tese relata uma pesquisa cujo objetivo foi identificar/elaborar alguns aspectos relacionados ao campo CTS e à Modelagem Matemática na Educação Matemática capazes de subsidiar a emergência de uma perspectiva de Modelagem com enfoque CTS. Como base de dados para esta pesquisa, utilizamos 16 artigos, sendo oito deles escritos por quatro reconhecidos pesquisadores do campo da Modelagem e os outros oito, escritos por quatro reconhecidos pesquisadores do campo CTS. A metodologia utilizada para nortear os trabalhos foi a Grounded Theory (GT). Os dados coletados originaram quatro categorias: condições causais, reações e objetivos, mecanismos de reação e temas. Tais categorias elucidaram aspectos possibilitadores da elaboração enraizada de teorizações que sustentam a emergência de um campo chamado Modelagem na perspectiva CTS. Tal perspectiva de Modelagem se conecta ao campo das relações CTS por meio de temas. Com relação à escolha de temas para o trabalho, são estabelecidas discussões em torno das possibilidades de salas de aula se configurarem em ambientes democráticos, se evidenciando alguns problemas nessa fase da Modelagem.<br>Abstract : This thesis reports a research aimed to identify/develop some aspects related to the STS field and to the Mathematical Modeling in Mathematics Education, which are capable of supporting the emergence of a modeling perspective with a STS approach. As a database for this study, we used 16 papers, eight of them written by four recognized researchers in the Modeling field, and the other eight, written by four recognized researchers in the STS field. The methodology used to guide the work was Grounded Theory - GT. The data collected resulted in four categories: causal conditions, reactions and goals, reaction mechanisms, and themes. These categories have elucidated aspects that can enable the rooted development of theories, underpinning the emergence of a field called Modeling into the STS perspective. This Modeling perspective is connected to the field of STS relationships through themes. Regarding the choice of work themes, the possibilities of classrooms being configured into democratic environments are discussed, evidencing some problems at this stage of the Modeling.203 p.| il.porEducação científica e tecnológicaMatemáticaEstudo e ensinoA modelagem em educação matemática na perspectiva CTSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL327636.pdfapplication/pdf2114142https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/129531/1/327636.pdff5418e8762a0d07bc162710ec18cc46cMD51123456789/1295312015-02-05 19:12:24.54oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129531Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:12:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS
title A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS
spellingShingle A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS
Silveira, Everaldo
Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
title_short A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS
title_full A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS
title_fullStr A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS
title_full_unstemmed A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS
title_sort A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS
author Silveira, Everaldo
author_facet Silveira, Everaldo
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Everaldo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caldeira, Ademir Donizeti
contributor_str_mv Caldeira, Ademir Donizeti
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
topic Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-05T21:12:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-02-05T21:12:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129531
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 327636
identifier_str_mv 327636
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 203 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/129531/1/327636.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f5418e8762a0d07bc162710ec18cc46c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805348123934720