A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129531 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014. |
id |
UFSC_6f2feccfe5fc7278e90f47b44b587dea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129531 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A modelagem em educação matemática na perspectiva CTSEducação científica e tecnológicaMatemáticaEstudo e ensinoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.Esta tese relata uma pesquisa cujo objetivo foi identificar/elaborar alguns aspectos relacionados ao campo CTS e à Modelagem Matemática na Educação Matemática capazes de subsidiar a emergência de uma perspectiva de Modelagem com enfoque CTS. Como base de dados para esta pesquisa, utilizamos 16 artigos, sendo oito deles escritos por quatro reconhecidos pesquisadores do campo da Modelagem e os outros oito, escritos por quatro reconhecidos pesquisadores do campo CTS. A metodologia utilizada para nortear os trabalhos foi a Grounded Theory (GT). Os dados coletados originaram quatro categorias: condições causais, reações e objetivos, mecanismos de reação e temas. Tais categorias elucidaram aspectos possibilitadores da elaboração enraizada de teorizações que sustentam a emergência de um campo chamado Modelagem na perspectiva CTS. Tal perspectiva de Modelagem se conecta ao campo das relações CTS por meio de temas. Com relação à escolha de temas para o trabalho, são estabelecidas discussões em torno das possibilidades de salas de aula se configurarem em ambientes democráticos, se evidenciando alguns problemas nessa fase da Modelagem.<br>Abstract : This thesis reports a research aimed to identify/develop some aspects related to the STS field and to the Mathematical Modeling in Mathematics Education, which are capable of supporting the emergence of a modeling perspective with a STS approach. As a database for this study, we used 16 papers, eight of them written by four recognized researchers in the Modeling field, and the other eight, written by four recognized researchers in the STS field. The methodology used to guide the work was Grounded Theory - GT. The data collected resulted in four categories: causal conditions, reactions and goals, reaction mechanisms, and themes. These categories have elucidated aspects that can enable the rooted development of theories, underpinning the emergence of a field called Modeling into the STS perspective. This Modeling perspective is connected to the field of STS relationships through themes. Regarding the choice of work themes, the possibilities of classrooms being configured into democratic environments are discussed, evidencing some problems at this stage of the Modeling.Caldeira, Ademir DonizetiUniversidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Everaldo2015-02-05T21:12:24Z2015-02-05T21:12:24Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis203 p.| il.application/pdf327636https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129531porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:12:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129531Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:12:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS |
title |
A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS |
spellingShingle |
A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS Silveira, Everaldo Educação científica e tecnológica Matemática Estudo e ensino |
title_short |
A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS |
title_full |
A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS |
title_fullStr |
A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS |
title_full_unstemmed |
A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS |
title_sort |
A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS |
author |
Silveira, Everaldo |
author_facet |
Silveira, Everaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caldeira, Ademir Donizeti Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Everaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica Matemática Estudo e ensino |
topic |
Educação científica e tecnológica Matemática Estudo e ensino |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-02-05T21:12:24Z 2015-02-05T21:12:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
327636 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129531 |
identifier_str_mv |
327636 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
203 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652294371147776 |