ASPECTOS DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EVASÃO EM CURSOS DO IFTM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113105 |
Resumo: | A partir de dados específicos levantados em um Projeto que se denomina: “Um Estudo sobre a Evasão nos Cursos Presenciais de Nível Médio e Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro”, o presente trabalho considera aspectos específicos da influência da atuação dos professores nas decisões de evasão por parte dos ex-alunos entrevistados. O Projeto faz parte de ações que estão propostas pela Pró-Reitoria de Ensino do Instituto na busca do sucesso, da permanência e da conclusão do maior número possível de alunos que frequentam os cursos da Instituição. A ferramenta usada no intuito de conhecer o real motivo de evasão, para, a partir dos resultados, traçar planos de atuação no sentido de minimizá-la, foi um questionário. Destacam-se aqui aspectos que se referem ao trabalho do professor e, sem a intenção de pontuar quantitativamente uma possível influência, considera-se, a partir das respostas dos evadidos, pontos subjetivos que podem destacar o seu papel, tanto na causa quanto na busca de solução para um problema que preocupa consideravelmente as instituições de ensino na atualidade: a evasão. |
id |
UFSC_6f74b5478ba5b38430e2c24a8e1cd8dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/113105 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ASPECTOS DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EVASÃO EM CURSOS DO IFTMA partir de dados específicos levantados em um Projeto que se denomina: “Um Estudo sobre a Evasão nos Cursos Presenciais de Nível Médio e Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro”, o presente trabalho considera aspectos específicos da influência da atuação dos professores nas decisões de evasão por parte dos ex-alunos entrevistados. O Projeto faz parte de ações que estão propostas pela Pró-Reitoria de Ensino do Instituto na busca do sucesso, da permanência e da conclusão do maior número possível de alunos que frequentam os cursos da Instituição. A ferramenta usada no intuito de conhecer o real motivo de evasão, para, a partir dos resultados, traçar planos de atuação no sentido de minimizá-la, foi um questionário. Destacam-se aqui aspectos que se referem ao trabalho do professor e, sem a intenção de pontuar quantitativamente uma possível influência, considera-se, a partir das respostas dos evadidos, pontos subjetivos que podem destacar o seu papel, tanto na causa quanto na busca de solução para um problema que preocupa consideravelmente as instituições de ensino na atualidade: a evasão.2013-12-10T20:26:13Z2013-12-10T20:26:13Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113105Guimarães, Tânia Mára SouzaRezende, Luiz AlbertoZago, Márcia de FreitasAndrade, Luciana Borges deSantos, Telma Aparecida da SilvaMartins, Adriana de Paulaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T20:26:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113105Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-10T20:26:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASPECTOS DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EVASÃO EM CURSOS DO IFTM |
title |
ASPECTOS DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EVASÃO EM CURSOS DO IFTM |
spellingShingle |
ASPECTOS DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EVASÃO EM CURSOS DO IFTM Guimarães, Tânia Mára Souza |
title_short |
ASPECTOS DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EVASÃO EM CURSOS DO IFTM |
title_full |
ASPECTOS DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EVASÃO EM CURSOS DO IFTM |
title_fullStr |
ASPECTOS DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EVASÃO EM CURSOS DO IFTM |
title_full_unstemmed |
ASPECTOS DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EVASÃO EM CURSOS DO IFTM |
title_sort |
ASPECTOS DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EVASÃO EM CURSOS DO IFTM |
author |
Guimarães, Tânia Mára Souza |
author_facet |
Guimarães, Tânia Mára Souza Rezende, Luiz Alberto Zago, Márcia de Freitas Andrade, Luciana Borges de Santos, Telma Aparecida da Silva Martins, Adriana de Paula |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, Luiz Alberto Zago, Márcia de Freitas Andrade, Luciana Borges de Santos, Telma Aparecida da Silva Martins, Adriana de Paula |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Tânia Mára Souza Rezende, Luiz Alberto Zago, Márcia de Freitas Andrade, Luciana Borges de Santos, Telma Aparecida da Silva Martins, Adriana de Paula |
description |
A partir de dados específicos levantados em um Projeto que se denomina: “Um Estudo sobre a Evasão nos Cursos Presenciais de Nível Médio e Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro”, o presente trabalho considera aspectos específicos da influência da atuação dos professores nas decisões de evasão por parte dos ex-alunos entrevistados. O Projeto faz parte de ações que estão propostas pela Pró-Reitoria de Ensino do Instituto na busca do sucesso, da permanência e da conclusão do maior número possível de alunos que frequentam os cursos da Instituição. A ferramenta usada no intuito de conhecer o real motivo de evasão, para, a partir dos resultados, traçar planos de atuação no sentido de minimizá-la, foi um questionário. Destacam-se aqui aspectos que se referem ao trabalho do professor e, sem a intenção de pontuar quantitativamente uma possível influência, considera-se, a partir das respostas dos evadidos, pontos subjetivos que podem destacar o seu papel, tanto na causa quanto na busca de solução para um problema que preocupa consideravelmente as instituições de ensino na atualidade: a evasão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-10T20:26:13Z 2013-12-10T20:26:13Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113105 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652068629512192 |