ASPECTOS DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EVASÃO EM CURSOS DO IFTM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Tânia Mára Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rezende, Luiz Alberto, Zago, Márcia de Freitas, Andrade, Luciana Borges de, Santos, Telma Aparecida da Silva, Martins, Adriana de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113105
Resumo: A partir de dados específicos levantados em um Projeto que se denomina: “Um Estudo sobre a Evasão nos Cursos Presenciais de Nível Médio e Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro”, o presente trabalho considera aspectos específicos da influência da atuação dos professores nas decisões de evasão por parte dos ex-alunos entrevistados. O Projeto faz parte de ações que estão propostas pela Pró-Reitoria de Ensino do Instituto na busca do sucesso, da permanência e da conclusão do maior número possível de alunos que frequentam os cursos da Instituição. A ferramenta usada no intuito de conhecer o real motivo de evasão, para, a partir dos resultados, traçar planos de atuação no sentido de minimizá-la, foi um questionário. Destacam-se aqui aspectos que se referem ao trabalho do professor e, sem a intenção de pontuar quantitativamente uma possível influência, considera-se, a partir das respostas dos evadidos, pontos subjetivos que podem destacar o seu papel, tanto na causa quanto na busca de solução para um problema que preocupa consideravelmente as instituições de ensino na atualidade: a evasão.
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