Fatores que influenciaram a evasão na educação a distância no curso de Licenciatura em Computação do IFTM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Lorenzzo Egydio Mollinar da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22107
Resumo: A evasão discente é definida como a saída do estudante de um curso sem concluí-lo com sucesso. Diante deste contexto, este estudo apresentou a seguinte temática: “Fatores que influenciaram a evasão na Educação à Distância: curso de Licenciatura em Computação do IFTM”. A evasão no ensino superior é muito comum, uma vez que há diversos fatores que contribuem para o aluno decidir abandonar o curso, ainda mais se tratando da modalidade de Ensino à Distância (EaD). Dessa forma, este estudo procurou responder a seguinte pergunta de investigação: quais os fatores que influenciaram a evasão do curso de EaD de Licenciatura em Computação do IFTM nos anos de 2017 e 2019? Para conduzir a pesquisa, definiu-se como objetivo geral: investigar quais fatores que influenciaram a evasão do curso de EaD Licenciatura em Computação do IFTM nos anos 2017 e 2019. Como objetivos específicos, definiram-se os seguintes: a) apresentar os conceitos de evasão e autores que discutem a temática; b) identificar os principais motivos que podem ter levado os discentes a evadirem durante o período analisado e em relação aos resultados obtidos; c) identificar dificuldades dos discentes para estudarem à distância. d) apresentar possíveis contribuições para evitar a evasão a partir dos dados obtidos. Os procedimentos metodológicos basearam-se em: pesquisa bibliográfica e estudo de caso com a aplicação de questionário semiestruturado, aplicado aos discentes evadidos do curso de EaD de Licenciatura em Computação do IFTM , nos anos 2017 e 2019. Os resultados constataram que, dos discentes que ingressaram no curso de EaD de Licenciatura em Computação do IFTM nos anos de 2017 e 2019, houve uma evasão de 44,7%; que os fatores que influenciaram a evasão dos participantes da pesquisas estão diretamente ligados com o ambiente familiar, expectativas cumpridas, obrigações familiares e pessoais, processo de aprendizagem, autorregulação e gestão do tempo. Os aspetos associados ao discente e seu ambiente pessoal foram decisórios na decisão de deixar o processo de estudo inacabado. Conclui-se que a evasão é um fenômeno educacional desafiador presente nas instituições de Ensino Superior. Trata-se de um processo complexo, influenciado por diversos fatores ; entender suas razões e colaborar para sua redução é uma forma de buscar por melhores resultados para as instituições de ensino e para a modalidade EaD, assim como um maior reconhecimento por parte da sociedade e dos discente.
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Para conduzir a pesquisa, definiu-se como objetivo geral: investigar quais fatores que influenciaram a evasão do curso de EaD Licenciatura em Computação do IFTM nos anos 2017 e 2019. Como objetivos específicos, definiram-se os seguintes: a) apresentar os conceitos de evasão e autores que discutem a temática; b) identificar os principais motivos que podem ter levado os discentes a evadirem durante o período analisado e em relação aos resultados obtidos; c) identificar dificuldades dos discentes para estudarem à distância. d) apresentar possíveis contribuições para evitar a evasão a partir dos dados obtidos. Os procedimentos metodológicos basearam-se em: pesquisa bibliográfica e estudo de caso com a aplicação de questionário semiestruturado, aplicado aos discentes evadidos do curso de EaD de Licenciatura em Computação do IFTM , nos anos 2017 e 2019. Os resultados constataram que, dos discentes que ingressaram no curso de EaD de Licenciatura em Computação do IFTM nos anos de 2017 e 2019, houve uma evasão de 44,7%; que os fatores que influenciaram a evasão dos participantes da pesquisas estão diretamente ligados com o ambiente familiar, expectativas cumpridas, obrigações familiares e pessoais, processo de aprendizagem, autorregulação e gestão do tempo. Os aspetos associados ao discente e seu ambiente pessoal foram decisórios na decisão de deixar o processo de estudo inacabado. Conclui-se que a evasão é um fenômeno educacional desafiador presente nas instituições de Ensino Superior. Trata-se de um processo complexo, influenciado por diversos fatores ; entender suas razões e colaborar para sua redução é uma forma de buscar por melhores resultados para as instituições de ensino e para a modalidade EaD, assim como um maior reconhecimento por parte da sociedade e dos discente.Student dropout is defined as the student leaving a course without successfully completing it. In this context, this study presented the following theme: "Factors that influenced the dropout in Distance Education: Degree course in Computing at IFTM". Withdrawal in higher education is very common, since there are several factors that contribute to the student's decision to abandon the course, especially in the distance learning modality (DE). Thus, this study sought to answer the following research question: what are the factors that influenced the dropout of the EaD course of Licenciatura em Computação of IFTM in the years 2017 and 2019? To conduct the research, it was defined as a general objective: to investigate what factors influenced the evasion of the EaD Degree in Computing course of IFTM in the years 2017 and 2019. As specific objectives, the following were defined: a) present the concepts of dropout and authors who discuss the theme; b) identify the main reasons that may have led students to dropout during the analyzed period and in relation to the results obtained; c) identify difficulties of students to study at a distance. d) present possible contributions to avoid dropout from the data obtained. The methodological procedures were based on: bibliographic research and case study with the application of semi-structured questionnaire, applied to the students who dropped out of the EaD course of Bachelor's Degree in Computing of IFTM, in the years 2017 and 2019. The results found that, of the students who entered the EaD course of IFTM's Degree in Computing in the years 2017 and 2019, there was a 44,7% dropout; that the factors that influenced the dropout of the research participants are directly linked to the family environment, fulfilled expectations, family and personal obligations, learning process, self-regulation and time management. The aspects associated with the learner and his/her personal environment were decisive in the decision to leave the study process unfinished. It is concluded that dropout is a challenging educational phenomenon present in higher education institutions. It is a complex process, influenced by several factors; to understand its reasons and collaborate for its reduction is a way to seek for better results for educational institutions and for EaD modality, as well as a greater recognition by society and students.Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruz, Lorenzzo Egydio Mollinar da2023-02-02T11:17:25Z2022-11-282022-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22107TID:203205855porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:18:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:11.315751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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