DEFINIÇÃO DE PAINEL DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanin, Antonio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Poli, Odilon Luiz, Moura, Geovanne Dias de, Jung, Carlos Fernando, Caten, Carla Schwengber ten
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131862
Resumo: O estudo objetiva desenvolver um painel de indicadores de desempenho para auxiliar no processo de gestão das instituições comunitárias de ensino superior. Este estudo está baseado em uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando grupo focal com gestores de uma IES comunitária, no sentido de propor um conjunto de indicadores elencados dentro de 4 (quatro) constructos: (I) Ensino; (II) Pesquisa; (III) Extensão; (IV) Gestão. A avaliação do grau de importância dos indicadores propostos no painel ocorreu por meio de aplicação de questionário a 9 (nove) gestores de IES comunitárias, sendo 3 (três) pertencentes ao Sistema ACAFE; 2 (duas) de IES associadas ao COMUNG; e 4 (quatro) confessionais. Estabeleceu-se como ponto de corte, os indicadores que atingiram uma média inferior a 3,5, excluindo-se do painel 4 indicadores. A principal contribuição deste estudo é a elaboração de um painel de indicadores de desempenho com 118 indicadores associados a 4 (quatro) constructos e 14 (quatorze) sub-constructos, podendo ser aplicado em Instituições de Ensino Superior comunitárias, alinhando ao planejamento estratégico de longo prazo.
id UFSC_6f789ba5b3779503c51dd001f58d7007
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131862
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DEFINIÇÃO DE PAINEL DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIORAvaliação de desempenho; Indicadores de desempenho; IES Comunitárias.O estudo objetiva desenvolver um painel de indicadores de desempenho para auxiliar no processo de gestão das instituições comunitárias de ensino superior. Este estudo está baseado em uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando grupo focal com gestores de uma IES comunitária, no sentido de propor um conjunto de indicadores elencados dentro de 4 (quatro) constructos: (I) Ensino; (II) Pesquisa; (III) Extensão; (IV) Gestão. A avaliação do grau de importância dos indicadores propostos no painel ocorreu por meio de aplicação de questionário a 9 (nove) gestores de IES comunitárias, sendo 3 (três) pertencentes ao Sistema ACAFE; 2 (duas) de IES associadas ao COMUNG; e 4 (quatro) confessionais. Estabeleceu-se como ponto de corte, os indicadores que atingiram uma média inferior a 3,5, excluindo-se do painel 4 indicadores. A principal contribuição deste estudo é a elaboração de um painel de indicadores de desempenho com 118 indicadores associados a 4 (quatro) constructos e 14 (quatorze) sub-constructos, podendo ser aplicado em Instituições de Ensino Superior comunitárias, alinhando ao planejamento estratégico de longo prazo.INPEAU2015-04-09T13:44:21Z2015-04-09T13:44:21Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131862Zanin, AntonioPoli, Odilon LuizMoura, Geovanne Dias deJung, Carlos FernandoCaten, Carla Schwengber tenporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-09T13:44:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131862Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-09T13:44:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DEFINIÇÃO DE PAINEL DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR
title DEFINIÇÃO DE PAINEL DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle DEFINIÇÃO DE PAINEL DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR
Zanin, Antonio
Avaliação de desempenho; Indicadores de desempenho; IES Comunitárias.
title_short DEFINIÇÃO DE PAINEL DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR
title_full DEFINIÇÃO DE PAINEL DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr DEFINIÇÃO DE PAINEL DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed DEFINIÇÃO DE PAINEL DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR
title_sort DEFINIÇÃO DE PAINEL DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR
author Zanin, Antonio
author_facet Zanin, Antonio
Poli, Odilon Luiz
Moura, Geovanne Dias de
Jung, Carlos Fernando
Caten, Carla Schwengber ten
author_role author
author2 Poli, Odilon Luiz
Moura, Geovanne Dias de
Jung, Carlos Fernando
Caten, Carla Schwengber ten
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanin, Antonio
Poli, Odilon Luiz
Moura, Geovanne Dias de
Jung, Carlos Fernando
Caten, Carla Schwengber ten
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de desempenho; Indicadores de desempenho; IES Comunitárias.
topic Avaliação de desempenho; Indicadores de desempenho; IES Comunitárias.
description O estudo objetiva desenvolver um painel de indicadores de desempenho para auxiliar no processo de gestão das instituições comunitárias de ensino superior. Este estudo está baseado em uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando grupo focal com gestores de uma IES comunitária, no sentido de propor um conjunto de indicadores elencados dentro de 4 (quatro) constructos: (I) Ensino; (II) Pesquisa; (III) Extensão; (IV) Gestão. A avaliação do grau de importância dos indicadores propostos no painel ocorreu por meio de aplicação de questionário a 9 (nove) gestores de IES comunitárias, sendo 3 (três) pertencentes ao Sistema ACAFE; 2 (duas) de IES associadas ao COMUNG; e 4 (quatro) confessionais. Estabeleceu-se como ponto de corte, os indicadores que atingiram uma média inferior a 3,5, excluindo-se do painel 4 indicadores. A principal contribuição deste estudo é a elaboração de um painel de indicadores de desempenho com 118 indicadores associados a 4 (quatro) constructos e 14 (quatorze) sub-constructos, podendo ser aplicado em Instituições de Ensino Superior comunitárias, alinhando ao planejamento estratégico de longo prazo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-09T13:44:21Z
2015-04-09T13:44:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131862
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652118709501952