As emoções na comunicação professor-aluno: um caminho para o resgate do prazer no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82828 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_70b1fd0f698989f673357f41f579d47c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82828 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As emoções na comunicação professor-aluno: um caminho para o resgate do prazer no ensino superiorEngenharia de produçãoComunicação na educaçãoProfessores e alunosProfessores -AtitudesAprendizagemEmoçõesTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A comunicação humana é um processo complexo. Transmitir uma mensagem para outra pessoa e levá-la a agir coerentemente com esta mensagem, parece algo muito simples, mas é um processo que pode ser influenciado em vários momentos e por diversos motivos, visto que nele intervêm habilidades e competências técnicas, sistemas de comunicação, atitudes e emoções dos interlocutores envolvidos. O presente estudo envolve a comunicação professor-aluno num ambiente de aprendizagem do Ensino Superior. Os sujeitos pesquisados são vistos, ouvidos e sentidos através de um olhar holístico ecológico. São considerados como seres humanos dotados de emoção, interagindo num espaço onde deve ocorrer o aprendizado, ou seja, a apreensão do conhecimento. Constitui uma pesquisa exploratória-descritiva com bases fenomenológicas objetivando apresentar indicadores para possibilitar que a comunicação professor-aluno ocorra com "qualidade" proporcionando relações de "prazer" e produzindo conhecimento/ aprendizado. É um estudo que poderá subsidiar os professores no sentido de, num exercício de "ação-reflexão-ação", repensar as suas habilidades e competências comunicativas.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaBerger, Leoni2012-10-19T18:41:30Z2012-10-19T18:41:30Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisv, 315 f.| il., grafs.application/pdf184898http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82828porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T23:07:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82828Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T23:07:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As emoções na comunicação professor-aluno: um caminho para o resgate do prazer no ensino superior |
title |
As emoções na comunicação professor-aluno: um caminho para o resgate do prazer no ensino superior |
spellingShingle |
As emoções na comunicação professor-aluno: um caminho para o resgate do prazer no ensino superior Berger, Leoni Engenharia de produção Comunicação na educação Professores e alunos Professores - Atitudes Aprendizagem Emoções |
title_short |
As emoções na comunicação professor-aluno: um caminho para o resgate do prazer no ensino superior |
title_full |
As emoções na comunicação professor-aluno: um caminho para o resgate do prazer no ensino superior |
title_fullStr |
As emoções na comunicação professor-aluno: um caminho para o resgate do prazer no ensino superior |
title_full_unstemmed |
As emoções na comunicação professor-aluno: um caminho para o resgate do prazer no ensino superior |
title_sort |
As emoções na comunicação professor-aluno: um caminho para o resgate do prazer no ensino superior |
author |
Berger, Leoni |
author_facet |
Berger, Leoni |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berger, Leoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Comunicação na educação Professores e alunos Professores - Atitudes Aprendizagem Emoções |
topic |
Engenharia de produção Comunicação na educação Professores e alunos Professores - Atitudes Aprendizagem Emoções |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T18:41:30Z 2012-10-19T18:41:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
184898 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82828 |
identifier_str_mv |
184898 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
v, 315 f.| il., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652376205164544 |