Uma martemática que per-corre com crianças em uma experiência abstrata num espaço-escola-espaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kerscher, Mônica Maria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191266
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.
id UFSC_70f0421ed42a3755ab0deb7bae5cc056
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191266
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma martemática que per-corre com crianças em uma experiência abstrata num espaço-escola-espaçoEducação científica e tecnológicaEducação matemáticaArte abstrataDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.Num caminhar impossível de seguir por um andar reto, ocupo-me nesse espaço em apresentar um labirinto de pesquisa. Uma com-posição que experimenta pensar um modo de educação matemática no entre da martemática com crianças, em meio a oficinas e matemática e arte abstrata geométrica e imagens e experiência e pensamento e visualidade e... e... e... Não ando só, sigo múltipla pelos encontros no labirinto cartográfico. Nele, artisto um mapa, uma cartografia, encontro um emaranhado de salas, corredores, bifurcações, passagens, compostagens, rasguras, travessias, que remexem o pensamento num movimento de per-correr com crianças experiências que insistem na abstração daquilo que reverbera com(o) abstrato. Experiências que ecoam e se misturam nas des-explicações dos (sem-)sentidos, nas (des)organizações do espaço e do tempo, com a própria vida.Abstract : In a way that is impossible to follow in a straight line, I engage these lines to show a research labyrinth. A composition that experiments to think a way of mathematical education in the midst of the marthematics with children, amid workshops and mathematics and geometric abstract art and images and experience and thinking and visuality and and and I don t walk alone, I keep on multiplying myself along the many meetings in the cartographic labyrinth. In it, I draw a map, a cartog-raphy, finding an entanglement of rooms, hallways, embranchments, passages, composting, breaches, crossings, that stir the thought in a movement of wander(ing) with the children the experiences that insist in abstraction of what reverberates wit-h(ow) abstract. Experiences that echo and blend in the un-explanation of the (non-)senses, in the (dis)organization of space and time, with life itself.Flores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaKerscher, Mônica Maria2018-11-15T03:04:35Z2018-11-15T03:04:35Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis192 p.| il.application/pdf354264https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191266porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-15T03:04:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191266Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-15T03:04:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma martemática que per-corre com crianças em uma experiência abstrata num espaço-escola-espaço
title Uma martemática que per-corre com crianças em uma experiência abstrata num espaço-escola-espaço
spellingShingle Uma martemática que per-corre com crianças em uma experiência abstrata num espaço-escola-espaço
Kerscher, Mônica Maria
Educação científica e tecnológica
Educação matemática
Arte abstrata
title_short Uma martemática que per-corre com crianças em uma experiência abstrata num espaço-escola-espaço
title_full Uma martemática que per-corre com crianças em uma experiência abstrata num espaço-escola-espaço
title_fullStr Uma martemática que per-corre com crianças em uma experiência abstrata num espaço-escola-espaço
title_full_unstemmed Uma martemática que per-corre com crianças em uma experiência abstrata num espaço-escola-espaço
title_sort Uma martemática que per-corre com crianças em uma experiência abstrata num espaço-escola-espaço
author Kerscher, Mônica Maria
author_facet Kerscher, Mônica Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kerscher, Mônica Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Educação matemática
Arte abstrata
topic Educação científica e tecnológica
Educação matemática
Arte abstrata
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-15T03:04:35Z
2018-11-15T03:04:35Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 354264
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191266
identifier_str_mv 354264
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652335203745792