A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Allebrandt, Lidia Ines
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75785
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação
id UFSC_74f6e16b7a28ec3f9202fdcd18cae1ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75785
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAllebrandt, Lidia InesValença, Vera Lucia Chacon2012-10-16T04:24:37Z2012-10-16T04:24:37Z1991199188728http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75785Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da EducaçãoA presente dissertação estuda o processo de construção de jogos de interlocução e jogos dramáticos orais em crianças, na faixa etária dos 5 aos 7 anos, residentes na cidade de Ijuí - RS, e que freqüentam pré-escolas. Este processo se expressa pela presença ou ausência de determinadas manifestações, pela forma como estas se organizam em seqüências verbais e não verbais e pelos saltos qualitativos que evidenciam mudanças em nível de estruturação mais complexa na oralidade. Perpassa este trabalho a concepção de linguagem enquanto interação/intercâmbio, entre falantes e ouvintes que constróem sua produção num processo real de interlocução. Nesta perspectiva, recupera-se o papel do interlocutor-criança como aquele que tem um conhecimento, também em termos de produção oral, e o papel do interlocutor-adulto, como parceiro, que pode, atuando na zona de desenvolvimento proximal da criança, auxiliá-la em seu avanço intelectual. Pode-se inferir que a construção de jogos de interlocução e jogos dramáticos é um processo, entendido como um movimento contínuo que passa por transformações em situações concretas de interação. Verifica-se que o brinquedo, aqui compreendido como o mundo ilusório e imaginário, da possibilidades às crianças de verbalizarem ou não determinadas situações imaginárias ou reais sob a forma de atividade consciente, prevalecendo a ação significativa.2 t.| il., grafs., tabsporJogos educativosJogos infantisTesesEducaçãoA construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL88728.pdfapplication/pdf27492881https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/75785/1/88728.pdf955a1bb5d5b05b5913452c252064ef69MD51123456789/757852016-01-08 15:18:48.251oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75785Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T17:18:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
title A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
spellingShingle A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
Allebrandt, Lidia Ines
Jogos educativos
Jogos infantis
Teses
Educação
title_short A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
title_full A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
title_fullStr A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
title_full_unstemmed A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
title_sort A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
author Allebrandt, Lidia Ines
author_facet Allebrandt, Lidia Ines
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Allebrandt, Lidia Ines
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valença, Vera Lucia Chacon
contributor_str_mv Valença, Vera Lucia Chacon
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Jogos educativos
Jogos infantis
Teses
Educação
topic Jogos educativos
Jogos infantis
Teses
Educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação
publishDate 1991
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 1991
dc.date.issued.fl_str_mv 1991
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-16T04:24:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-16T04:24:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75785
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 88728
identifier_str_mv 88728
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2 t.| il., grafs., tabs
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/75785/1/88728.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 955a1bb5d5b05b5913452c252064ef69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805203245334528