A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75785 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação |
id |
UFSC_74f6e16b7a28ec3f9202fdcd18cae1ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75785 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolaresJogos educativosJogos infantisTesesEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da EducaçãoA presente dissertação estuda o processo de construção de jogos de interlocução e jogos dramáticos orais em crianças, na faixa etária dos 5 aos 7 anos, residentes na cidade de Ijuí - RS, e que freqüentam pré-escolas. Este processo se expressa pela presença ou ausência de determinadas manifestações, pela forma como estas se organizam em seqüências verbais e não verbais e pelos saltos qualitativos que evidenciam mudanças em nível de estruturação mais complexa na oralidade. Perpassa este trabalho a concepção de linguagem enquanto interação/intercâmbio, entre falantes e ouvintes que constróem sua produção num processo real de interlocução. Nesta perspectiva, recupera-se o papel do interlocutor-criança como aquele que tem um conhecimento, também em termos de produção oral, e o papel do interlocutor-adulto, como parceiro, que pode, atuando na zona de desenvolvimento proximal da criança, auxiliá-la em seu avanço intelectual. Pode-se inferir que a construção de jogos de interlocução e jogos dramáticos é um processo, entendido como um movimento contínuo que passa por transformações em situações concretas de interação. Verifica-se que o brinquedo, aqui compreendido como o mundo ilusório e imaginário, da possibilidades às crianças de verbalizarem ou não determinadas situações imaginárias ou reais sob a forma de atividade consciente, prevalecendo a ação significativa.Valença, Vera Lucia ChaconUniversidade Federal de Santa CatarinaAllebrandt, Lidia Ines2012-10-16T04:24:37Z2012-10-16T04:24:37Z19911991info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2 t.| il., grafs., tabsapplication/pdf88728http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75785porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T17:18:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75785Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T17:18:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares |
title |
A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares |
spellingShingle |
A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares Allebrandt, Lidia Ines Jogos educativos Jogos infantis Teses Educação |
title_short |
A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares |
title_full |
A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares |
title_fullStr |
A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares |
title_full_unstemmed |
A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares |
title_sort |
A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares |
author |
Allebrandt, Lidia Ines |
author_facet |
Allebrandt, Lidia Ines |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valença, Vera Lucia Chacon Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Allebrandt, Lidia Ines |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educativos Jogos infantis Teses Educação |
topic |
Jogos educativos Jogos infantis Teses Educação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991 1991 2012-10-16T04:24:37Z 2012-10-16T04:24:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
88728 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75785 |
identifier_str_mv |
88728 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2 t.| il., grafs., tabs application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652163484745728 |