Feira de matemática e a equação civilizatória: possibilidades de (trans)formação para estudantes
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231086 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2021. |
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Feira de matemática e a equação civilizatória: possibilidades de (trans)formação para estudantesEducaçãoEducação científica e tecnológicaMatemáticaEducação matemáticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2021.A presente pesquisa trata das práticas de um evento educacional, a Feira de Matemática (FMat), como extensão do espaço escolar. Nela, professores, professoras e estudantes de todas as redes e níveis de ensino compartilham projetos, conhecimentos e/ou experiências que envolvem o ensino-aprendizagem de Matemática. Para o desenvolvimento do trabalho, foram realizadas discussões epistemológicas no contexto da FMat, considerando as demandas do processo civilizatório contemporâneo que envolve a sociedade como um todo. A teorização sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) foi ampliada, em direção à Equação Civilizatória e às aproximações com a Educação Matemática Crítica (EMC), como caminhos para uma formação crítico-reflexiva. Assim, objetivou-se investigar as contribuições da Feira de Matemática para a formação crítico-reflexiva de estudantes como um espaço em potencial para a discussão da Equação Civilizatória. Inicialmente, foi analisado o percurso histórico-social do Movimento em Rede de Feira de Matemática, desde a origem até os dias atuais, com destaque para sua criação, princípios, objetivos, ações, desafios e perspectivas futuras. Na sequência, fez-se o mapeamento das produções sobre o tema, presentes em Dissertações, Teses, Trabalhos publicados em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais que ocorreram no Brasil. Por meio da análise desse material, pôde-se verificar a circulação inter e intracoletiva de ideias e, assim, apontar a existência de matizes de um estilo de pensamento sobre FMat que envolve a colaboração e o caráter coletivo de organização de um determinado grupo social. Grupo esse constituído pelos gestores, formadores e pesquisadores, pertencentes ao círculo esotérico e pelos orientadores/orientadoras e expositores/expositoras, pertencentes ao círculo exotérico. Na busca por respostas ao problema da pesquisa, fez-se entrevistas com 16 orientadores e orientadoras de trabalhos e aplicou-se questionário com 42 estudantes que foram expositores, na categoria Ensino Médio. Tanto a revisão bibliográfica quanto os dados empíricos, advindos das entrevistas e questionários foram submetidos aos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD) e discutidos à luz de categorias a priori e emergentes, que levaram à compreensão do tema investigado e de suas contribuições para a formação de estudantes. Durante a pesquisa, constatou-se que as principais contribuições da FMat aos estudantes foram a promoção da autonomia e do protagonismo, o crescimento pessoal, em relação a si e ao outro, além do desenvolvimento da criticidade, da cidadania e da capacidade de avaliação do que está a sua volta, desmistificando o empoderamento da Matemática. Pelo resultado deste estudo, defende-se que a FMat é um evento escolar e acadêmico que tem potencial para oportunizar uma formação crítico-reflexiva para estudantes que dela participam, por ser um espaço em potencial para inserir no meio educacional a Equação Civilizatória enquanto uma categoria de análise do real. No entanto, para atingir esse propósito, necessita de um processo de orientação que seja dialógico, que faça uso das variáveis contemporâneas na perspectiva da Equação Civilizatória nos temas de projetos desenvolvidos e que problematize, questione, criticize o conhecimento, sem induzir à competição. Para tanto, torna-se indispensável a continuidade de formação dos professores e das professoras e/ou dos pesquisadores e pesquisadoras, orientadores e orientadoras, antes, durante e depois da FMat.Abstract: This research deals with the practices of an educational event, the Mathematics Fair (FMat), as an extension of the school space. In the exhibition, teachers and students of all networks and levels of education share projects, knowledge, and/or experiences that involve mathematics teaching and learning. To develop the work, we held epistemological discussions in the context of the FMat, considering the demands of the contemporary civilizing process that involves society as a whole. The theorization of science, technology, and society (STS) was expanded towards the civilizing equation and approximations with the critical mathematics education (CME), as paths to critical-reflexive education. Thus, the objective was to investigate the contributions of the Mathematics Fair to the critical-reflexive formation of students as a potential space for the discussion of the Civilizing Equation. Initially, the historical and social path of the Mathematics Fairs Network Movement was analyzed, from the beginning to the present day, with emphasis on creation, principles, objectives, actions, challenges, and perspectives. Subsequently, we mapped the productions on the subject found in dissertations, theses, papers published in journals and proceedings of national and international events held in Brazil. Through the analysis of this material, it was possible to verify the inter and intra-collective circulation of ideas and, thus, point out the existence of nuances of a thought style about the FMat that involves the collaboration and the collective character of organization of a specific social group. This group consists of managers, educators, and researchers that belong to the esoteric circle, and the advisors and exhibitors that belong to the exoteric circle. In the search for answers to the research problem, we conducted interviews with 16 supervisors and work advisors and applied a questionnaire with 42 students, exhibitors in the high school category. Both the literature review and the empirical data were submitted to the procedures of the discursive textual analysis (DTA) and discussed in the light of a priori and emerging categories, which led to the understanding of the investigated theme and its contributions to the students' formation. During the research, we found that the main contributions of the FMat to students were the promotion of autonomy and protagonism, personal growth, and behavior change in relation to themselves and others, in addition to the development of critical thinking, citizenship, and the ability to evaluate what is around them, demystifying the empowerment of mathematics. We conclude that the FMat is a school and academic event that can provide students with a critical-reflexive education because it is a potential space to insert the Civilizing Equation in the educational environment as a category of analysis of the real. However, to achieve this purpose, it needs a dialogical process of guidance that makes use of contemporary variables from the perspective of the Civilizing Equation in the themes of developed projects, and that problematizes, questions, and criticizes knowledge without inducing competition. Therefore, it becomes essential to continue the formation of teachers, researchers, and advisors before, during, and after the FMat.Bazzo, Walter AntonioOliveira, Fátima Peres Zago deUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Alayde Ferreira dos2022-02-14T13:32:47Z2022-02-14T13:32:47Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis246 p.| il.application/pdf374379https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231086porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:32:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231086Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:32:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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