Percepção da imagem e satisfação em egressos universitários: uma análise correlacional.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89443 |
Resumo: | As universidades, como instituições estratégicas no desenvolvimento nacional e regional, precisam desenvolver um marketing educacional embasado em atributos chave, como são a satisfação e a imagem percebida, tanto pelos atuais membros da organização quanto por aqueles que por ela passaram ou são servidos. No caso do Brasil, esta situação torna-se mais necessária para aquelas instituições de ensino superior pago, pois se encontram inseridas num mercado onde a concorrência foi crescente durante as duas últimas décadas. Embora esta realidade seja consenso entre os gestores, são poucas as pesquisas que abordam estes assuntos e menos, ainda, as instituições que as usam nos seus planejamentos de marketing. Com o objetivo de analisar a relação existente entre imagem e satisfação dos alunos, em uma universidade privada do Meio Oeste catarinense, foi realizada uma pesquisa survey com 273 egressos, que concluíram seus cursos em 2004. Os resultados obtidos indicam correlações significativas entre as imagens cognitiva, afetiva e global com a satisfação. Os dois primeiros fatores extraídos da matriz correspondente às percepções da imagem cognitiva, relacionados à qualidade (r = 0,59) e à reputação (r = 0,26) respectivamente, apresentam os maiores valores de correlação com a satisfação, sendo a reputação o fator que mostrou maior relacionamento com a imagem global (r = 0,36) e com a imagem afetiva (r = 0,56). A análise dos dados permite concluir que investimentos em qualidade e reputação serão relevantes para o fortalecimento da organização perante o mercado em que atua. |
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Percepção da imagem e satisfação em egressos universitários: uma análise correlacional.As universidades, como instituições estratégicas no desenvolvimento nacional e regional, precisam desenvolver um marketing educacional embasado em atributos chave, como são a satisfação e a imagem percebida, tanto pelos atuais membros da organização quanto por aqueles que por ela passaram ou são servidos. No caso do Brasil, esta situação torna-se mais necessária para aquelas instituições de ensino superior pago, pois se encontram inseridas num mercado onde a concorrência foi crescente durante as duas últimas décadas. Embora esta realidade seja consenso entre os gestores, são poucas as pesquisas que abordam estes assuntos e menos, ainda, as instituições que as usam nos seus planejamentos de marketing. Com o objetivo de analisar a relação existente entre imagem e satisfação dos alunos, em uma universidade privada do Meio Oeste catarinense, foi realizada uma pesquisa survey com 273 egressos, que concluíram seus cursos em 2004. Os resultados obtidos indicam correlações significativas entre as imagens cognitiva, afetiva e global com a satisfação. Os dois primeiros fatores extraídos da matriz correspondente às percepções da imagem cognitiva, relacionados à qualidade (r = 0,59) e à reputação (r = 0,26) respectivamente, apresentam os maiores valores de correlação com a satisfação, sendo a reputação o fator que mostrou maior relacionamento com a imagem global (r = 0,36) e com a imagem afetiva (r = 0,56). A análise dos dados permite concluir que investimentos em qualidade e reputação serão relevantes para o fortalecimento da organização perante o mercado em que atua.INPEAU2012-10-22T21:04:41Z2012-10-22T21:04:41Z2007-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89443Verdinelli, Miguel AngelSouza, Maria José Barbosa deferraz, Jucelino Jorgeporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T21:02:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89443Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T21:02:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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