Marketing Esportivo: análise do licenciamento de marcas dos clubes brasileiros de futebol profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jennyfer Mafra de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237273
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
id UFSC_76bdf58fef2aa50e13e5f7c8d9f99dd3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/237273
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Marketing Esportivo: análise do licenciamento de marcas dos clubes brasileiros de futebol profissionalLicenciamento de Marcas. Clubes de Futebol Profissional Brasileiro. Gestão de MarketingTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.A gestão de marketing do ativo intangível marca tem se diferenciado, por meio de ações estratégicas de licenciamento e parcerias mercadológicas profissionalizadas. O licenciamento de marcas é a concessão por parte do detentor de uma propriedade intelectual, denominada de marca, para um terceiro com o intuito de exploração comercial. Por isto, o objetivo central deste TCC foi o de estudar a gestão do licenciamento de marcas efetivada pela Destra Tecnologia Ltda. de clubes brasileiros de futebol profissional, no período de 2019-2021. O estudo de caso Destra Tecnologia Ltda. foi utilizado, por ser ela uma empresa renomada que se destaca na parceria nas ações de licenciamento de marcas dos clubes de futebol profissional. O estudo de caso foi feito de dados secundários disponibilizados pela supracitada empresa, possibilitando a avaliação da jornada e resultados financeiros do tema em questão, com coleta dos dadosiniciada em 2019 e, por causa da Pandemia Covid-19, complementada em 2022. A técnica de coleta foi efetivada de documentos e da consulta do site oficial da Destra Tecnologia Ltda., permitindo o mapeamento da jornada do licenciamento de marca de seis clubes de futebol profissional brasileiro das séries A, B e C do campeonato nacional. A identificação dos clubes foi mantida em sigilo, usando-se a nomenclatura de Clubes A; B; C; D; E; e, F. Desses seis clubes com marcas licenciadas pela Destra, constatou-se que os Clubes A; C; D; E; e, F tiveram queda na comercialização de produtos na comparação de 2020/2019, mas o Clube B aumentou a comercialização no período. Já, na relação do ano de 2021/2020 verificou-se que os seis clubes tiveram resultados positivos no faturamento dos produtos licenciados pela Destra. Supõe-se que essas constatações estão associadas ao isolamento social devido o Covid-19, que distanciou os torcedores dos estádios de futebol em 2020 e parte de 2021, reduzindo a aquisição de produtos licenciados desses clubes. Conclui-se que a gestão de marketing, com parcerias do licenciamento de marca dos clubes de futebol profissional é um mercado que tem potencial para crescer, mas que deve ser melhor explorado no Brasil.The marketing management of the brand intangible asset has distinguished itself through strategic licensing actions and professional marketing partnerships. Brand licensing is an intellectual concession by the owner of a property, as known as a brand, to a third part, ayming a commercial exploration. Therefore, the main objective of this final paper was to assess the management of brand licensing of Destra Tecnologia LTDA. for Brazilian professional football clubs for the period 2019-2021. The case study Destra Tecnologia LTDA was used once this is a renowned company which stands out in the partnership with brand licensing actions for professional football clubs. This case study was made of secondary data provided by the company mentioned above, enabling the evaluation of the journey and financial results of the topic in question, with data collection started in 2019 and finished in 2022 because of the Covid19 Pandemic. Data collection was based on documents and consultation of the official platform of Destra Tecnologia Ltda., making it possible to map the brand licensing journey of six Brazilian professional football clubs in series A, B and C of the national championship. The identification of clubs is confidential, using the nomenclature of Club A; B; C; D; E and F. Of these six clubs with brands licensed by Destra, it was verified that clubs A, C, D and F had a decrease in sales of its products in comparison of 2020/2019, but club B increased sales in this period. However, in the list of the year 2021/2020 it was found that the six clubs had positive results in the revenue of licensed products by Destra. It is assumed that these findings are linked to social isolation due to Covid-19, which distanced fans from football stadiums in 2020 and part of 2021, reducing the acquisition of licensed products from these clubs. It is concluded that marketing management associated to brand licensing partnerships for professional football clubs is a market that has the potential to grow, but it should be better explored in Brazil.Florianópolis, SCRocha, Rudimar Antunes daUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Jennyfer Mafra de2022-07-28T13:20:04Z2022-07-28T13:20:04Z2022-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237273info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-07-28T13:20:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237273Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-28T13:20:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing Esportivo: análise do licenciamento de marcas dos clubes brasileiros de futebol profissional
title Marketing Esportivo: análise do licenciamento de marcas dos clubes brasileiros de futebol profissional
spellingShingle Marketing Esportivo: análise do licenciamento de marcas dos clubes brasileiros de futebol profissional
Oliveira, Jennyfer Mafra de
Licenciamento de Marcas. Clubes de Futebol Profissional Brasileiro. Gestão de Marketing
title_short Marketing Esportivo: análise do licenciamento de marcas dos clubes brasileiros de futebol profissional
title_full Marketing Esportivo: análise do licenciamento de marcas dos clubes brasileiros de futebol profissional
title_fullStr Marketing Esportivo: análise do licenciamento de marcas dos clubes brasileiros de futebol profissional
title_full_unstemmed Marketing Esportivo: análise do licenciamento de marcas dos clubes brasileiros de futebol profissional
title_sort Marketing Esportivo: análise do licenciamento de marcas dos clubes brasileiros de futebol profissional
author Oliveira, Jennyfer Mafra de
author_facet Oliveira, Jennyfer Mafra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Rudimar Antunes da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jennyfer Mafra de
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciamento de Marcas. Clubes de Futebol Profissional Brasileiro. Gestão de Marketing
topic Licenciamento de Marcas. Clubes de Futebol Profissional Brasileiro. Gestão de Marketing
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-28T13:20:04Z
2022-07-28T13:20:04Z
2022-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237273
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652076430917632