A inserção das crianças de 1 a 2 anos de idade na educação infantil: a percepção das professoras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Franciane da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130086
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
id UFSC_77ad29e61a8d964ed9d86c377a5f00ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130086
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A inserção das crianças de 1 a 2 anos de idade na educação infantil: a percepção das professoras.InserçãoEducação infantilProfessorasTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Este trabalho tem como tema a inserção das crianças de 1 a 2 anos de idade na Educação Infantil, tendo como base a percepção das professoras. Elegemos como objetivo geral: analisar a concepção das professoras a respeito do processo de inserção da criança de 1 a 2 anos na Educação Infantil. A partir de então, definimos os seguintes objetivos específicos: realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema; investigar se a instituição educativa realiza projetos ou proposições pedagógicas direcionadas para o período de inserção das crianças; analisar o papel da professora no processo de inserção das crianças; por fim compreender qual a importância da relação C.E.I x família para inserção das crianças na Educação Infantil. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, de modo que foi realizada a análise dos dados a partir do referencial teórico, fundamentado em diversos autores. A coleta dos dados do campo foi realizada em um Centro de Educação Infantil (C.E.I) no Município de Maracajá, em 2014. Os dados foram coletados mediante entrevistas, questionários, observações e fotos. A partir dos registros de diários de campo, a sistematização dos dados foi organizada em três categorias: Papel da professora na relação com a criança, papel da professora no planejamento e relação C.E.I e família e analisada a partir do referencial teórico estudado. Os resultados obtidos revelaram que a inserção está sendo valorizada na Educação Infantil e esta importância está situada na relação criança e professora para construção de vínculos, de uma professora atuante e observadora que respeite as crianças em suas singularidades e particularidades, de um planejamento específico para o período de inserção. Dentre esses aspectos, verificou-se também a importância da relação C.E.I e família, entretanto ficou evidente com os resultados da pesquisa, um distanciamento entre ambos.Araranguá, SCBragagnolo, Regina IngridUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Franciane da2015-02-23T19:26:34Z2015-02-23T19:26:34Z2014-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130086porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-23T19:26:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130086Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-23T19:26:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção das crianças de 1 a 2 anos de idade na educação infantil: a percepção das professoras.
title A inserção das crianças de 1 a 2 anos de idade na educação infantil: a percepção das professoras.
spellingShingle A inserção das crianças de 1 a 2 anos de idade na educação infantil: a percepção das professoras.
Silva, Franciane da
Inserção
Educação infantil
Professoras
title_short A inserção das crianças de 1 a 2 anos de idade na educação infantil: a percepção das professoras.
title_full A inserção das crianças de 1 a 2 anos de idade na educação infantil: a percepção das professoras.
title_fullStr A inserção das crianças de 1 a 2 anos de idade na educação infantil: a percepção das professoras.
title_full_unstemmed A inserção das crianças de 1 a 2 anos de idade na educação infantil: a percepção das professoras.
title_sort A inserção das crianças de 1 a 2 anos de idade na educação infantil: a percepção das professoras.
author Silva, Franciane da
author_facet Silva, Franciane da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bragagnolo, Regina Ingrid
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Franciane da
dc.subject.por.fl_str_mv Inserção
Educação infantil
Professoras
topic Inserção
Educação infantil
Professoras
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-13
2015-02-23T19:26:34Z
2015-02-23T19:26:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130086
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652412105261056