A inserção das crianças de 1 a 2 anos de idade na educação infantil: a percepção das professoras.
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130086 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. |
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A inserção das crianças de 1 a 2 anos de idade na educação infantil: a percepção das professoras.InserçãoEducação infantilProfessorasTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Este trabalho tem como tema a inserção das crianças de 1 a 2 anos de idade na Educação Infantil, tendo como base a percepção das professoras. Elegemos como objetivo geral: analisar a concepção das professoras a respeito do processo de inserção da criança de 1 a 2 anos na Educação Infantil. A partir de então, definimos os seguintes objetivos específicos: realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema; investigar se a instituição educativa realiza projetos ou proposições pedagógicas direcionadas para o período de inserção das crianças; analisar o papel da professora no processo de inserção das crianças; por fim compreender qual a importância da relação C.E.I x família para inserção das crianças na Educação Infantil. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, de modo que foi realizada a análise dos dados a partir do referencial teórico, fundamentado em diversos autores. A coleta dos dados do campo foi realizada em um Centro de Educação Infantil (C.E.I) no Município de Maracajá, em 2014. Os dados foram coletados mediante entrevistas, questionários, observações e fotos. A partir dos registros de diários de campo, a sistematização dos dados foi organizada em três categorias: Papel da professora na relação com a criança, papel da professora no planejamento e relação C.E.I e família e analisada a partir do referencial teórico estudado. Os resultados obtidos revelaram que a inserção está sendo valorizada na Educação Infantil e esta importância está situada na relação criança e professora para construção de vínculos, de uma professora atuante e observadora que respeite as crianças em suas singularidades e particularidades, de um planejamento específico para o período de inserção. Dentre esses aspectos, verificou-se também a importância da relação C.E.I e família, entretanto ficou evidente com os resultados da pesquisa, um distanciamento entre ambos.Araranguá, SCBragagnolo, Regina IngridUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Franciane da2015-02-23T19:26:34Z2015-02-23T19:26:34Z2014-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130086porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-23T19:26:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130086Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-23T19:26:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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