O processo de inserção inicial da criança na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalla Porta, Cristiane Alves
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000005wzg
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18700
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019.
id UFSM_be76c602d5f13b1bcacbdec7f4984e33
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/18700
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O processo de inserção inicial da criança na educação infantilEducação infantilInserção inicialCriançaPaisProfessoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019.Este estudo possui como temática o processo de inserção inicial da criança na Educação Infantil. Tem como objetivo pesquisar as relações entre a criança, a professora e a família, durante o processo de inserção inicial na Educação Infantil. Como objetivos específicos busca-se: (a) entender como os pais percebem o processo de inserção do(a) filho(a) na Educação Infantil; (b) compreender como os professores concebem e que práticas utilizam durante esse processo de inserção da criança; (c) analisar o comportamento e as manifestações que as crianças apresentam durante o processo de inserção. A produção de dados da pesquisa foi realizada por meio de questionários com a professora da turma Maternal I, da Escola Aracy Barreto Sacchis, e com pais das crianças que constituem a turma. Além disso, utilizou-se a observação das crianças no processo de inserção na Educação Infantil, durante o meu estágio extracurricular. Os sujeitos da pesquisa foram: a professora da turma, cinco mães e 23 crianças da turma do Maternal I. Os resultados da pesquisa indicam que o processo de inserção na Educação Infantil é um momento delicado, lento e complexo para crianças, pais e professores. O período de inserção da criança na Educação Infantil é caracterizado por um momento difícil, é um processo importante para o desenvolvimento infantil, pois possibilita a construção de vínculos entre crianças, pais e professores. Para os pais esse processo é um momento que expressam vários sentimento de insegurança, angústias e também alegrias. A escola e os professores têm o papel fundamental de apoiar, acolher e construir um vínculo afetivo com as famílias, tornando-as seguras no ambiente escolar.BrasilUFSMCentro de EducaçãoWerle, KellyDalla Porta, Cristiane Alves2019-10-29T19:39:56Z2019-10-29T19:39:56Z2019-08-052019Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfPORTA, C. A. D. O processo de inserção inicial da criança na educação infantil. 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18700ark:/26339/0013000005wzgporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-07-31T06:06:35Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-07-31T06:06:35Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de inserção inicial da criança na educação infantil
title O processo de inserção inicial da criança na educação infantil
spellingShingle O processo de inserção inicial da criança na educação infantil
Dalla Porta, Cristiane Alves
Educação infantil
Inserção inicial
Criança
Pais
Professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O processo de inserção inicial da criança na educação infantil
title_full O processo de inserção inicial da criança na educação infantil
title_fullStr O processo de inserção inicial da criança na educação infantil
title_full_unstemmed O processo de inserção inicial da criança na educação infantil
title_sort O processo de inserção inicial da criança na educação infantil
author Dalla Porta, Cristiane Alves
author_facet Dalla Porta, Cristiane Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Werle, Kelly
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalla Porta, Cristiane Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Inserção inicial
Criança
Pais
Professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação infantil
Inserção inicial
Criança
Pais
Professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29T19:39:56Z
2019-10-29T19:39:56Z
2019-08-05
2019
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PORTA, C. A. D. O processo de inserção inicial da criança na educação infantil. 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18700
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000005wzg
identifier_str_mv PORTA, C. A. D. O processo de inserção inicial da criança na educação infantil. 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.
ark:/26339/0013000005wzg
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172289840283648