Práticas matemáticas inscritas em cadernos escolares: o caso das frações
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222245 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo identificar e analisar práticas matemáticas inscritas em cadernos escolares de uma escola mista estadual do município de Antônio Carlos (SC), nas décadas de 1930 e 1940, com enfoque dado para as frações. São utilizadas as teorizações de Michel Foucault para nortear os preceitos teórico-metodológicos. Os resultados da pesquisa indicam práticas matemáticas desenvolvidas nessa escola obedecendo aos programas oficiais catarinenses da época, com soluções rápidas e sucintas e voltadas às tarefas de seu cotidiano. Também se observam que elas estão inseridas num contexto histórico, compreendido entre a Reforma Francisco Campos, de 1931, e o início do Movimento da Matemática Moderna, nos anos de 1960, no qual a fração recebe uma nova abordagem, distanciando-se da relação entre número e medida e aproximando-se da noção de parte-todo. |
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