Protagonismo dos familiares nas estratégias de inclusão social de crianças e adolescentes com quadros de sofrimento mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esposito, Estela Luiza Pizo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167296
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Atenção Psicossocial
id UFSC_795b41643bf3eda2ba91fcf91dca5790
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167296
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Protagonismo dos familiares nas estratégias de inclusão social de crianças e adolescentes com quadros de sofrimento mentalinclusão socialinclusão escolarprotagonismoTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Atenção PsicossocialNa era do conhecimento, da tecnologia e de tantas mudanças, já não era sem tempo acontecerem mudanças no âmbito da inclusão social de pess oas portadoras de necessidades especiais. Vem acontecendo gradativamente e m todas as instâncias e em diferentes aspectos um comprometimento das políticas públic as voltadas para o foco Inclusão. Este estudo tem o objetivo de atingir pais de cri anças e adolescentes de um Capsi, propondo uma reflexão sobre o processo de inclusão e orientação para que sejam os próprios protagonistas desse processo. O estudo desenvolveu- se no próprio Capsi, através de encontros de pais em grupos temáticos para abor dar e sensibilizar o protagonismo nas estratégias usadas para a conquista da inc lusão de seus filhos. Para que esse processo aconteça de forma natural e integral – sa úde, escola, lazer, esporte. Torna- se necessário que os pais estejam orientados, preparados, apoiados e estimulados; levando assim ao objetivo esperado da família, que é um desenv olvimento mais pró ximo do normal. Considero como um resultado positivo, pela pa rticipação ativa dos pais e o interesse em conhecer novos espaços públicos que seus filhos possam integrar e conseguir uma evolução no seu potencial de independência.Florianópolis, SCHigashi, Giovana Dorneles CallegaroUniversidade Federal de Santa CatarinaEsposito, Estela Luiza Pizo2016-09-12T17:08:35Z2016-09-12T17:08:35Z2016-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis24application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167296porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T17:08:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167296Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-12T17:08:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Protagonismo dos familiares nas estratégias de inclusão social de crianças e adolescentes com quadros de sofrimento mental
title Protagonismo dos familiares nas estratégias de inclusão social de crianças e adolescentes com quadros de sofrimento mental
spellingShingle Protagonismo dos familiares nas estratégias de inclusão social de crianças e adolescentes com quadros de sofrimento mental
Esposito, Estela Luiza Pizo
inclusão social
inclusão escolar
protagonismo
title_short Protagonismo dos familiares nas estratégias de inclusão social de crianças e adolescentes com quadros de sofrimento mental
title_full Protagonismo dos familiares nas estratégias de inclusão social de crianças e adolescentes com quadros de sofrimento mental
title_fullStr Protagonismo dos familiares nas estratégias de inclusão social de crianças e adolescentes com quadros de sofrimento mental
title_full_unstemmed Protagonismo dos familiares nas estratégias de inclusão social de crianças e adolescentes com quadros de sofrimento mental
title_sort Protagonismo dos familiares nas estratégias de inclusão social de crianças e adolescentes com quadros de sofrimento mental
author Esposito, Estela Luiza Pizo
author_facet Esposito, Estela Luiza Pizo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Higashi, Giovana Dorneles Callegaro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Esposito, Estela Luiza Pizo
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão social
inclusão escolar
protagonismo
topic inclusão social
inclusão escolar
protagonismo
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Atenção Psicossocial
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-12T17:08:35Z
2016-09-12T17:08:35Z
2016-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167296
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651900519710720