Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozzebon, Eliane
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91924
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
id UFSC_7a3c7eb51f7ba40373cf0e94becbe52a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91924
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentesEngenharia eletricaSistemas tutoriais inteligentesSistemas multiagentesAprendizagemAmbiente virtualTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.Este trabalho propõe um modelo, baseado em ontologias e em redes de Petri para gerenciar grupos de estudantes no contexto dos Sistemas Tutores Inteligentes. O modelo proposto explora o modelo de estudante e o módulo de domínio para suportar a adaptação de interação. O modelo inclui uma biblioteca pré-definida de atividades de grupos. Para estabelecer uma atividade do grupo, o professor escolhe um cenário da biblioteca, fornece os parâmetros e o conteúdo da atividade. O tratamento das informações do modelo do estudante é automaticamente incluído nas transições de uma Rede de Petri sob a forma de precondições e condições. O modelo proposto utiliza para a execução uma arquitetura multiagente, que torna operacional o aprendizado em grupo, proporcionando a colaboração entre os estudantes de um mesmo grupo e também entre estudantes de grupos distintos. Uma sociedade heterogênea composta por agentes-aprendizes e agentes gerenciadores de grupos (coordenador de grupos e supervisores de grupos) é definida, onde os agentes-aprendizes são responsáveis por assistir o estudante e representá-los no sistema e o agente coordenador e os agentes supervisores de grupos são responsáveis por gerenciar os grupos de estudantes e acompanhar a interação entre os estudantes. O modelo criado nesta tese foi aplicado em três estudos de casos, sendo um deles implementado e integrado num STI desenvolvido na ferramenta de autoria FAST para gerar sistemas tutores inteligentes.Florianópolis, SCBittencourt, GuilhermeCardoso, JanetteUniversidade Federal de Santa CatarinaPozzebon, Eliane2012-10-24T03:56:32Z2012-10-24T03:56:32Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxiii, 144 f.| il.application/pdf257999http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91924porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T02:40:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91924Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T02:40:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes
title Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes
spellingShingle Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes
Pozzebon, Eliane
Engenharia eletrica
Sistemas tutoriais inteligentes
Sistemas multiagentes
Aprendizagem
Ambiente virtual
title_short Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes
title_full Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes
title_fullStr Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes
title_full_unstemmed Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes
title_sort Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes
author Pozzebon, Eliane
author_facet Pozzebon, Eliane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bittencourt, Guilherme
Cardoso, Janette
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozzebon, Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia eletrica
Sistemas tutoriais inteligentes
Sistemas multiagentes
Aprendizagem
Ambiente virtual
topic Engenharia eletrica
Sistemas tutoriais inteligentes
Sistemas multiagentes
Aprendizagem
Ambiente virtual
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-24T03:56:32Z
2012-10-24T03:56:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 257999
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91924
identifier_str_mv 257999
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 144 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652075667554304