Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91924 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. |
id |
UFSC_7a3c7eb51f7ba40373cf0e94becbe52a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91924 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentesEngenharia eletricaSistemas tutoriais inteligentesSistemas multiagentesAprendizagemAmbiente virtualTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.Este trabalho propõe um modelo, baseado em ontologias e em redes de Petri para gerenciar grupos de estudantes no contexto dos Sistemas Tutores Inteligentes. O modelo proposto explora o modelo de estudante e o módulo de domínio para suportar a adaptação de interação. O modelo inclui uma biblioteca pré-definida de atividades de grupos. Para estabelecer uma atividade do grupo, o professor escolhe um cenário da biblioteca, fornece os parâmetros e o conteúdo da atividade. O tratamento das informações do modelo do estudante é automaticamente incluído nas transições de uma Rede de Petri sob a forma de precondições e condições. O modelo proposto utiliza para a execução uma arquitetura multiagente, que torna operacional o aprendizado em grupo, proporcionando a colaboração entre os estudantes de um mesmo grupo e também entre estudantes de grupos distintos. Uma sociedade heterogênea composta por agentes-aprendizes e agentes gerenciadores de grupos (coordenador de grupos e supervisores de grupos) é definida, onde os agentes-aprendizes são responsáveis por assistir o estudante e representá-los no sistema e o agente coordenador e os agentes supervisores de grupos são responsáveis por gerenciar os grupos de estudantes e acompanhar a interação entre os estudantes. O modelo criado nesta tese foi aplicado em três estudos de casos, sendo um deles implementado e integrado num STI desenvolvido na ferramenta de autoria FAST para gerar sistemas tutores inteligentes.Florianópolis, SCBittencourt, GuilhermeCardoso, JanetteUniversidade Federal de Santa CatarinaPozzebon, Eliane2012-10-24T03:56:32Z2012-10-24T03:56:32Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxiii, 144 f.| il.application/pdf257999http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91924porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T02:40:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91924Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T02:40:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes |
title |
Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes |
spellingShingle |
Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes Pozzebon, Eliane Engenharia eletrica Sistemas tutoriais inteligentes Sistemas multiagentes Aprendizagem Ambiente virtual |
title_short |
Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes |
title_full |
Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes |
title_fullStr |
Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes |
title_full_unstemmed |
Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes |
title_sort |
Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes |
author |
Pozzebon, Eliane |
author_facet |
Pozzebon, Eliane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bittencourt, Guilherme Cardoso, Janette Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pozzebon, Eliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia eletrica Sistemas tutoriais inteligentes Sistemas multiagentes Aprendizagem Ambiente virtual |
topic |
Engenharia eletrica Sistemas tutoriais inteligentes Sistemas multiagentes Aprendizagem Ambiente virtual |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008 2012-10-24T03:56:32Z 2012-10-24T03:56:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
257999 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91924 |
identifier_str_mv |
257999 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiii, 144 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652075667554304 |