O processo pedagógico da dança na escola: estudo de caso de uma escola do município de São José-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francischi, Vanessa Gertrudes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122660
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2013.
id UFSC_7bcdc70953c44752906edd23dccbec3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122660
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O processo pedagógico da dança na escola: estudo de caso de uma escola do município de São José-SCEducação físicaDança na educaçãoSão José (SC)CoreografiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2013.Esta pesquisa buscou ampliar o conhecimento sobre a dança no contexto escolar, a partir de um estudo de caso sobre o processo pedagógico nas aulas de dança do Projeto Dança na Escola do município de São José-SC. O objetivo geral foi compreender como se desenvolveu o processo pedagógico das aulas de dança do Projeto Dança na Escola do Colégio Municipal Maria Luíza de Melo de São José-SC. Os objetivos específicos foram: investigar os aspectos didático-metodológicos utilizados pelas professoras em uma turma do projeto dança na escola; identificar como essa turma vivenciou o processo-pedagógico nas aulas de dança desse Colégio; indicar elementos que contribuem com a prática pedagógica da dança na escola. Os sujeitos da pesquisa foram uma professora e as alunas Projeto de Dança do Colégio Municipal Maria Luíza de Melo; e os instrumentos utilizados foram: observação, entrevista semi-estruturada e grupo focal com as alunas. A partir da triangulação dos dados da análise, e por meio da fenomenologia-hermenêutica, criou-se unidades significavas advindas do campo, que embasaram a escrita. Assim, o trabalho aborda que corpo, movimento e técnica devem ser compreendidos de forma singular para cada sujeito; Também traz aspectos significativos advindo do campo, tais como: relação dialógica; composição coreográfica; figurinos; apresentação e apreciação. Aborda o processo de ensino e aprendizagem da dança e por ultimo traz uma reflexão sobre o processo criativo e a composição coreográfica. Esta pesquisa espera ter contribuído para o aprimoramento do processo pedagógico do projeto de dança do município de São José, e também para ampliar e aprofundar a reflexão sobre a dança na escola.<br>Abstract : This research sought to expand knowledge about dance in the school context, from a case study of the pedagogical process in dance classes Dance Project at the School of São José, SC. The overall goal was to understand how developed the pedagogical process of dance classes Dance Project at the School of the Colégio Municipal Maria Luiza Melo de São José-SC. The specific objectives were to investigate the didactic and methodological aspects used by teachers in a class project at the school dance, identifying how this class experienced the process - teaching dance classes this College; indicate elements that contribute to the pedagogical practice of dance in school. The subjects were a teacher and the students Project Dance of the Colégio Maria Luiza de Melo, and the instruments used were: observation, semi-structured interviews and focus groups with students. From the triangulation of data analysis, and by means of hermeneutic phenomenology, was created significative units from the field, that support the writing. So the work that addresses the body, movement and technique should be understood uniquely for each subject; also brings significant aspects arising from the field, such as dialogic relationship; choreography, costumes, presentation and appreciation. Addresses the teaching and learning of dance and finally a reflection on the creative process and choreography. This research hopes to have contributed to the improvement of the educational process of the dance project the municipality of São José, and also to broaden and deepen the reflection on the school dance.Saraiva, Maria do Carmo OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaFrancischi, Vanessa Gertrudes2014-08-06T17:12:44Z2014-08-06T17:12:44Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis112 p.| il.application/pdf325328https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122660porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:12:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122660Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:12:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo pedagógico da dança na escola: estudo de caso de uma escola do município de São José-SC
title O processo pedagógico da dança na escola: estudo de caso de uma escola do município de São José-SC
spellingShingle O processo pedagógico da dança na escola: estudo de caso de uma escola do município de São José-SC
Francischi, Vanessa Gertrudes
Educação física
Dança na educação
São José (SC)
Coreografia
title_short O processo pedagógico da dança na escola: estudo de caso de uma escola do município de São José-SC
title_full O processo pedagógico da dança na escola: estudo de caso de uma escola do município de São José-SC
title_fullStr O processo pedagógico da dança na escola: estudo de caso de uma escola do município de São José-SC
title_full_unstemmed O processo pedagógico da dança na escola: estudo de caso de uma escola do município de São José-SC
title_sort O processo pedagógico da dança na escola: estudo de caso de uma escola do município de São José-SC
author Francischi, Vanessa Gertrudes
author_facet Francischi, Vanessa Gertrudes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saraiva, Maria do Carmo Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Francischi, Vanessa Gertrudes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Dança na educação
São José (SC)
Coreografia
topic Educação física
Dança na educação
São José (SC)
Coreografia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-08-06T17:12:44Z
2014-08-06T17:12:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 325328
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122660
identifier_str_mv 325328
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 112 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652013273088000