Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Thaline Thiesen
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203118
Resumo: Esta dissertação trata das aproximações entre as matérias de geometria e de desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. O objetivo é examinar possíveis relações existentes entre essas matérias. O período delimitado foi entre os anos de 1910 e 1946, e o cenário de pesquisa foram os Grupos Escolares Catarinenses, notadamente, os programas de ensino que os regem. Como referencial teóricometodológico, baseamo-nos nas noções acerca da escrita da história de Albuquerque Junior; quanto à análise da legislação escolar, o trabalho de Luciano Faria Filho, e quanto às noções de dispositivos, enunciados e discursos, os estudos de Michel Foucault. As fontes documentais da pesquisa foram leis, decretos, normas e programas de ensino. Averiguamos mudanças ao longo do período pesquisado: conteúdos que entram e saem, métodos de ensino para cada programa, o uso de instrumentos e métodos para o ensino e a aprendizagem dos alunos. Concluímos que as aproximações entre a geometria e o desenho se situam além dos conteúdos e metodologias específicas, mas também em termos políticos, econômicos e educacionais.
id UFSC_7cb9846d8ffa6dd0495c790e65449180
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203118
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses.História da Educação MatemáticaGeometriaDesenhoGrupo EscolarEnsino PrimárioEsta dissertação trata das aproximações entre as matérias de geometria e de desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. O objetivo é examinar possíveis relações existentes entre essas matérias. O período delimitado foi entre os anos de 1910 e 1946, e o cenário de pesquisa foram os Grupos Escolares Catarinenses, notadamente, os programas de ensino que os regem. Como referencial teóricometodológico, baseamo-nos nas noções acerca da escrita da história de Albuquerque Junior; quanto à análise da legislação escolar, o trabalho de Luciano Faria Filho, e quanto às noções de dispositivos, enunciados e discursos, os estudos de Michel Foucault. As fontes documentais da pesquisa foram leis, decretos, normas e programas de ensino. Averiguamos mudanças ao longo do período pesquisado: conteúdos que entram e saem, métodos de ensino para cada programa, o uso de instrumentos e métodos para o ensino e a aprendizagem dos alunos. Concluímos que as aproximações entre a geometria e o desenho se situam além dos conteúdos e metodologias específicas, mas também em termos políticos, econômicos e educacionais.2019-12-18T12:26:07Z2019-12-18T12:26:07Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203118Kuhn, Thaline Thiesenporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T12:26:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203118Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-18T12:26:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses.
title Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses.
spellingShingle Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses.
Kuhn, Thaline Thiesen
História da Educação Matemática
Geometria
Desenho
Grupo Escolar
Ensino Primário
title_short Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses.
title_full Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses.
title_fullStr Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses.
title_full_unstemmed Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses.
title_sort Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses.
author Kuhn, Thaline Thiesen
author_facet Kuhn, Thaline Thiesen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Thaline Thiesen
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Geometria
Desenho
Grupo Escolar
Ensino Primário
topic História da Educação Matemática
Geometria
Desenho
Grupo Escolar
Ensino Primário
description Esta dissertação trata das aproximações entre as matérias de geometria e de desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. O objetivo é examinar possíveis relações existentes entre essas matérias. O período delimitado foi entre os anos de 1910 e 1946, e o cenário de pesquisa foram os Grupos Escolares Catarinenses, notadamente, os programas de ensino que os regem. Como referencial teóricometodológico, baseamo-nos nas noções acerca da escrita da história de Albuquerque Junior; quanto à análise da legislação escolar, o trabalho de Luciano Faria Filho, e quanto às noções de dispositivos, enunciados e discursos, os estudos de Michel Foucault. As fontes documentais da pesquisa foram leis, decretos, normas e programas de ensino. Averiguamos mudanças ao longo do período pesquisado: conteúdos que entram e saem, métodos de ensino para cada programa, o uso de instrumentos e métodos para o ensino e a aprendizagem dos alunos. Concluímos que as aproximações entre a geometria e o desenho se situam além dos conteúdos e metodologias específicas, mas também em termos políticos, econômicos e educacionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-12-18T12:26:07Z
2019-12-18T12:26:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203118
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652211857653760