AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR E A FORMAÇÃO DE NOVOS ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DO MESTRADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – UNIPAMPA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190729 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo é analisar a percepção dos egressos do Mestrado em Administração da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA a respeito da contribuição do Curso para o desenvolvimento das suas atividades docentes e para a formação de novos administradores. Para tanto, utilizou-se do método de estudo de caso, com caráter descrito e abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas e documentos e técnica de análise de conteúdo para avaliar os resultados. A pesquisa concluiu que os egressos têm uma boa compreensão sobre quais são as funções do administrador, não obstante, com relação à formação de administradores, os egressos entendem que falta uma maior relação entre a teoria e a prática. Por fim, foi constatado que a percepção dos egressos é de que a instrumentalização para a atividade docente pelo programa de mestrado analisado não é ruim, pelo contrário, foi elogiada pelos egressos, mas tida como insuficiente, e corroboram a ideia de que os programas de pós-graduação enfatizam mais a pesquisa do que a docência. |
id |
UFSC_7e3f7e536d9ba305b12ae2155ba81cc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190729 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR E A FORMAÇÃO DE NOVOS ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DO MESTRADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – UNIPAMPAO objetivo do presente estudo é analisar a percepção dos egressos do Mestrado em Administração da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA a respeito da contribuição do Curso para o desenvolvimento das suas atividades docentes e para a formação de novos administradores. Para tanto, utilizou-se do método de estudo de caso, com caráter descrito e abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas e documentos e técnica de análise de conteúdo para avaliar os resultados. A pesquisa concluiu que os egressos têm uma boa compreensão sobre quais são as funções do administrador, não obstante, com relação à formação de administradores, os egressos entendem que falta uma maior relação entre a teoria e a prática. Por fim, foi constatado que a percepção dos egressos é de que a instrumentalização para a atividade docente pelo programa de mestrado analisado não é ruim, pelo contrário, foi elogiada pelos egressos, mas tida como insuficiente, e corroboram a ideia de que os programas de pós-graduação enfatizam mais a pesquisa do que a docência.INPEAU/UFSC2018-10-22T12:28:40Z2018-10-22T12:28:40Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190729ADAM, BRUNA CORADINI NADERMACHADO, CACILDO DOS SANTOSHEYDT, DYLAN DA CUNHACERQUEIRA ADÃO, SEBASTIÃO AILTON DA ROSAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-22T12:28:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190729Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-22T12:28:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR E A FORMAÇÃO DE NOVOS ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DO MESTRADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – UNIPAMPA |
title |
AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR E A FORMAÇÃO DE NOVOS ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DO MESTRADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – UNIPAMPA |
spellingShingle |
AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR E A FORMAÇÃO DE NOVOS ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DO MESTRADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – UNIPAMPA ADAM, BRUNA CORADINI NADER |
title_short |
AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR E A FORMAÇÃO DE NOVOS ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DO MESTRADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – UNIPAMPA |
title_full |
AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR E A FORMAÇÃO DE NOVOS ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DO MESTRADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – UNIPAMPA |
title_fullStr |
AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR E A FORMAÇÃO DE NOVOS ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DO MESTRADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – UNIPAMPA |
title_full_unstemmed |
AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR E A FORMAÇÃO DE NOVOS ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DO MESTRADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – UNIPAMPA |
title_sort |
AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR E A FORMAÇÃO DE NOVOS ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DO MESTRADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – UNIPAMPA |
author |
ADAM, BRUNA CORADINI NADER |
author_facet |
ADAM, BRUNA CORADINI NADER MACHADO, CACILDO DOS SANTOS HEYDT, DYLAN DA CUNHA CERQUEIRA ADÃO, SEBASTIÃO AILTON DA ROSA |
author_role |
author |
author2 |
MACHADO, CACILDO DOS SANTOS HEYDT, DYLAN DA CUNHA CERQUEIRA ADÃO, SEBASTIÃO AILTON DA ROSA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ADAM, BRUNA CORADINI NADER MACHADO, CACILDO DOS SANTOS HEYDT, DYLAN DA CUNHA CERQUEIRA ADÃO, SEBASTIÃO AILTON DA ROSA |
description |
O objetivo do presente estudo é analisar a percepção dos egressos do Mestrado em Administração da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA a respeito da contribuição do Curso para o desenvolvimento das suas atividades docentes e para a formação de novos administradores. Para tanto, utilizou-se do método de estudo de caso, com caráter descrito e abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas e documentos e técnica de análise de conteúdo para avaliar os resultados. A pesquisa concluiu que os egressos têm uma boa compreensão sobre quais são as funções do administrador, não obstante, com relação à formação de administradores, os egressos entendem que falta uma maior relação entre a teoria e a prática. Por fim, foi constatado que a percepção dos egressos é de que a instrumentalização para a atividade docente pelo programa de mestrado analisado não é ruim, pelo contrário, foi elogiada pelos egressos, mas tida como insuficiente, e corroboram a ideia de que os programas de pós-graduação enfatizam mais a pesquisa do que a docência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-22T12:28:40Z 2018-10-22T12:28:40Z 2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-05-9 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190729 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-05-9 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652166162808832 |