AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96894 |
Resumo: | A Educação a Distância (EaD) desenvolve-se como proposta adequada no combate de problemas educacionais brasileiros, a exemplo da dificuldade dos estudantes no acompanhamento das aulas presenciais devido o ingresso precoce no mercado de trabalho e o distanciamento dos centros urbanos, que concentram grande parte das Instituições de Ensino. É com base nessas dificuldades que os gestores educacionais oferecem um aparato tecnológico que facilite o processo de ensino e aprendizagem, permitindo maior motivação e estímulo dos estudantes aos estudos. Os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA), no contexto da EaD e com base nas ações dos gestores educacionais, configuram uma comunidade on-line de integração e relacionamento dos professores, estudantes e tutores, na qual é permitido a interação de maneira ativa e a construção de conhecimento efetiva. Tomando por base essas características da EaD, o presente artigo objetiva apresentar um estudo do AVEA do Curso de Ciências da Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisando o desenvolvimento do AVEA e descrevendo às principais ferramentas desse ambiente. Como proposta metodológica utiliza-se um estudo de caso aplicado e descritivo e método qualitativo, a partir de dados primários e secundários. A procedência dos dados primários é de observação direta e sistemática e os secundários procedem principalmente dos guias e manuais disponíveis no curso. Para análise preliminar do caso foi contextualizado o Curso de Ciências da Administração a distância da UFSC do programa Universidade Aberta do Brasil, relatando-se o processo de desenvolvimento e as principais ferramentas do AVEA. Tal análise toma por base a preocupação dos gestores na construção do Ambiente, preparação de tutores e professores para um melhor uso das ferramentas. Como sugestão está o maior envolvimento de professores, tutores e dos próprios estudantes no desenvolvimento do AVEA, de modo a otimizar as ferramentas com vistas à construção de conhecimento dos estudantes. |
id |
UFSC_7e89153ecdad596606a0b0d5183378f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96894 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSCA Educação a Distância (EaD) desenvolve-se como proposta adequada no combate de problemas educacionais brasileiros, a exemplo da dificuldade dos estudantes no acompanhamento das aulas presenciais devido o ingresso precoce no mercado de trabalho e o distanciamento dos centros urbanos, que concentram grande parte das Instituições de Ensino. É com base nessas dificuldades que os gestores educacionais oferecem um aparato tecnológico que facilite o processo de ensino e aprendizagem, permitindo maior motivação e estímulo dos estudantes aos estudos. Os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA), no contexto da EaD e com base nas ações dos gestores educacionais, configuram uma comunidade on-line de integração e relacionamento dos professores, estudantes e tutores, na qual é permitido a interação de maneira ativa e a construção de conhecimento efetiva. Tomando por base essas características da EaD, o presente artigo objetiva apresentar um estudo do AVEA do Curso de Ciências da Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisando o desenvolvimento do AVEA e descrevendo às principais ferramentas desse ambiente. Como proposta metodológica utiliza-se um estudo de caso aplicado e descritivo e método qualitativo, a partir de dados primários e secundários. A procedência dos dados primários é de observação direta e sistemática e os secundários procedem principalmente dos guias e manuais disponíveis no curso. Para análise preliminar do caso foi contextualizado o Curso de Ciências da Administração a distância da UFSC do programa Universidade Aberta do Brasil, relatando-se o processo de desenvolvimento e as principais ferramentas do AVEA. Tal análise toma por base a preocupação dos gestores na construção do Ambiente, preparação de tutores e professores para um melhor uso das ferramentas. Como sugestão está o maior envolvimento de professores, tutores e dos próprios estudantes no desenvolvimento do AVEA, de modo a otimizar as ferramentas com vistas à construção de conhecimento dos estudantes.INPEAU2012-11-01T18:14:12Z2012-11-01T18:14:12Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96894MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPOCOSTA, ALEXANDREV MARINOTAVARES, GRACE VIEIRACOSTA, DANILO DE MELOCOELHO, TAINÁ TEREZINHAARAÚJO, MÁRCIA SANTIAGO DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:07:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96894Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:07:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC |
title |
AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC |
spellingShingle |
AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO |
title_short |
AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC |
title_full |
AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC |
title_fullStr |
AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC |
title_full_unstemmed |
AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC |
title_sort |
AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC |
author |
MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO |
author_facet |
MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO COSTA, ALEXANDREV MARINO TAVARES, GRACE VIEIRA COSTA, DANILO DE MELO COELHO, TAINÁ TEREZINHA ARAÚJO, MÁRCIA SANTIAGO DE |
author_role |
author |
author2 |
COSTA, ALEXANDREV MARINO TAVARES, GRACE VIEIRA COSTA, DANILO DE MELO COELHO, TAINÁ TEREZINHA ARAÚJO, MÁRCIA SANTIAGO DE |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO COSTA, ALEXANDREV MARINO TAVARES, GRACE VIEIRA COSTA, DANILO DE MELO COELHO, TAINÁ TEREZINHA ARAÚJO, MÁRCIA SANTIAGO DE |
description |
A Educação a Distância (EaD) desenvolve-se como proposta adequada no combate de problemas educacionais brasileiros, a exemplo da dificuldade dos estudantes no acompanhamento das aulas presenciais devido o ingresso precoce no mercado de trabalho e o distanciamento dos centros urbanos, que concentram grande parte das Instituições de Ensino. É com base nessas dificuldades que os gestores educacionais oferecem um aparato tecnológico que facilite o processo de ensino e aprendizagem, permitindo maior motivação e estímulo dos estudantes aos estudos. Os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA), no contexto da EaD e com base nas ações dos gestores educacionais, configuram uma comunidade on-line de integração e relacionamento dos professores, estudantes e tutores, na qual é permitido a interação de maneira ativa e a construção de conhecimento efetiva. Tomando por base essas características da EaD, o presente artigo objetiva apresentar um estudo do AVEA do Curso de Ciências da Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisando o desenvolvimento do AVEA e descrevendo às principais ferramentas desse ambiente. Como proposta metodológica utiliza-se um estudo de caso aplicado e descritivo e método qualitativo, a partir de dados primários e secundários. A procedência dos dados primários é de observação direta e sistemática e os secundários procedem principalmente dos guias e manuais disponíveis no curso. Para análise preliminar do caso foi contextualizado o Curso de Ciências da Administração a distância da UFSC do programa Universidade Aberta do Brasil, relatando-se o processo de desenvolvimento e as principais ferramentas do AVEA. Tal análise toma por base a preocupação dos gestores na construção do Ambiente, preparação de tutores e professores para um melhor uso das ferramentas. Como sugestão está o maior envolvimento de professores, tutores e dos próprios estudantes no desenvolvimento do AVEA, de modo a otimizar as ferramentas com vistas à construção de conhecimento dos estudantes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-08 2012-11-01T18:14:12Z 2012-11-01T18:14:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96894 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651887112617984 |