AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: COSTA, ALEXANDREV MARINO, TAVARES, GRACE VIEIRA, COSTA, DANILO DE MELO, COELHO, TAINÁ TEREZINHA, ARAÚJO, MÁRCIA SANTIAGO DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96894
Resumo: A Educação a Distância (EaD) desenvolve-se como proposta adequada no combate de problemas educacionais brasileiros, a exemplo da dificuldade dos estudantes no acompanhamento das aulas presenciais devido o ingresso precoce no mercado de trabalho e o distanciamento dos centros urbanos, que concentram grande parte das Instituições de Ensino. É com base nessas dificuldades que os gestores educacionais oferecem um aparato tecnológico que facilite o processo de ensino e aprendizagem, permitindo maior motivação e estímulo dos estudantes aos estudos. Os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA), no contexto da EaD e com base nas ações dos gestores educacionais, configuram uma comunidade on-line de integração e relacionamento dos professores, estudantes e tutores, na qual é permitido a interação de maneira ativa e a construção de conhecimento efetiva. Tomando por base essas características da EaD, o presente artigo objetiva apresentar um estudo do AVEA do Curso de Ciências da Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisando o desenvolvimento do AVEA e descrevendo às principais ferramentas desse ambiente. Como proposta metodológica utiliza-se um estudo de caso aplicado e descritivo e método qualitativo, a partir de dados primários e secundários. A procedência dos dados primários é de observação direta e sistemática e os secundários procedem principalmente dos guias e manuais disponíveis no curso. Para análise preliminar do caso foi contextualizado o Curso de Ciências da Administração a distância da UFSC do programa Universidade Aberta do Brasil, relatando-se o processo de desenvolvimento e as principais ferramentas do AVEA. Tal análise toma por base a preocupação dos gestores na construção do Ambiente, preparação de tutores e professores para um melhor uso das ferramentas. Como sugestão está o maior envolvimento de professores, tutores e dos próprios estudantes no desenvolvimento do AVEA, de modo a otimizar as ferramentas com vistas à construção de conhecimento dos estudantes.
id UFSC_7e89153ecdad596606a0b0d5183378f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96894
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSCA Educação a Distância (EaD) desenvolve-se como proposta adequada no combate de problemas educacionais brasileiros, a exemplo da dificuldade dos estudantes no acompanhamento das aulas presenciais devido o ingresso precoce no mercado de trabalho e o distanciamento dos centros urbanos, que concentram grande parte das Instituições de Ensino. É com base nessas dificuldades que os gestores educacionais oferecem um aparato tecnológico que facilite o processo de ensino e aprendizagem, permitindo maior motivação e estímulo dos estudantes aos estudos. Os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA), no contexto da EaD e com base nas ações dos gestores educacionais, configuram uma comunidade on-line de integração e relacionamento dos professores, estudantes e tutores, na qual é permitido a interação de maneira ativa e a construção de conhecimento efetiva. Tomando por base essas características da EaD, o presente artigo objetiva apresentar um estudo do AVEA do Curso de Ciências da Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisando o desenvolvimento do AVEA e descrevendo às principais ferramentas desse ambiente. Como proposta metodológica utiliza-se um estudo de caso aplicado e descritivo e método qualitativo, a partir de dados primários e secundários. A procedência dos dados primários é de observação direta e sistemática e os secundários procedem principalmente dos guias e manuais disponíveis no curso. Para análise preliminar do caso foi contextualizado o Curso de Ciências da Administração a distância da UFSC do programa Universidade Aberta do Brasil, relatando-se o processo de desenvolvimento e as principais ferramentas do AVEA. Tal análise toma por base a preocupação dos gestores na construção do Ambiente, preparação de tutores e professores para um melhor uso das ferramentas. Como sugestão está o maior envolvimento de professores, tutores e dos próprios estudantes no desenvolvimento do AVEA, de modo a otimizar as ferramentas com vistas à construção de conhecimento dos estudantes.INPEAU2012-11-01T18:14:12Z2012-11-01T18:14:12Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96894MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPOCOSTA, ALEXANDREV MARINOTAVARES, GRACE VIEIRACOSTA, DANILO DE MELOCOELHO, TAINÁ TEREZINHAARAÚJO, MÁRCIA SANTIAGO DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:07:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96894Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:07:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
title AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
spellingShingle AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO
title_short AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
title_full AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
title_fullStr AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
title_full_unstemmed AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
title_sort AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
author MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO
author_facet MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO
COSTA, ALEXANDREV MARINO
TAVARES, GRACE VIEIRA
COSTA, DANILO DE MELO
COELHO, TAINÁ TEREZINHA
ARAÚJO, MÁRCIA SANTIAGO DE
author_role author
author2 COSTA, ALEXANDREV MARINO
TAVARES, GRACE VIEIRA
COSTA, DANILO DE MELO
COELHO, TAINÁ TEREZINHA
ARAÚJO, MÁRCIA SANTIAGO DE
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO
COSTA, ALEXANDREV MARINO
TAVARES, GRACE VIEIRA
COSTA, DANILO DE MELO
COELHO, TAINÁ TEREZINHA
ARAÚJO, MÁRCIA SANTIAGO DE
description A Educação a Distância (EaD) desenvolve-se como proposta adequada no combate de problemas educacionais brasileiros, a exemplo da dificuldade dos estudantes no acompanhamento das aulas presenciais devido o ingresso precoce no mercado de trabalho e o distanciamento dos centros urbanos, que concentram grande parte das Instituições de Ensino. É com base nessas dificuldades que os gestores educacionais oferecem um aparato tecnológico que facilite o processo de ensino e aprendizagem, permitindo maior motivação e estímulo dos estudantes aos estudos. Os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA), no contexto da EaD e com base nas ações dos gestores educacionais, configuram uma comunidade on-line de integração e relacionamento dos professores, estudantes e tutores, na qual é permitido a interação de maneira ativa e a construção de conhecimento efetiva. Tomando por base essas características da EaD, o presente artigo objetiva apresentar um estudo do AVEA do Curso de Ciências da Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisando o desenvolvimento do AVEA e descrevendo às principais ferramentas desse ambiente. Como proposta metodológica utiliza-se um estudo de caso aplicado e descritivo e método qualitativo, a partir de dados primários e secundários. A procedência dos dados primários é de observação direta e sistemática e os secundários procedem principalmente dos guias e manuais disponíveis no curso. Para análise preliminar do caso foi contextualizado o Curso de Ciências da Administração a distância da UFSC do programa Universidade Aberta do Brasil, relatando-se o processo de desenvolvimento e as principais ferramentas do AVEA. Tal análise toma por base a preocupação dos gestores na construção do Ambiente, preparação de tutores e professores para um melhor uso das ferramentas. Como sugestão está o maior envolvimento de professores, tutores e dos próprios estudantes no desenvolvimento do AVEA, de modo a otimizar as ferramentas com vistas à construção de conhecimento dos estudantes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-01T18:14:12Z
2012-11-01T18:14:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96894
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651887112617984