INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alessandra Nery Obelar da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alvarenga, Bruna Telmo, Tauchen, Gionara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131693
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade analisar as contribuições das ações vinculadas ao Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo caracteriza-se como qualitativo e documental, de abordagem avaliativa de enfoque interpretativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com 8 estudantes com deficiência de diferentes cursos da universidade. As ações do Programa incluem desde o atendimento individual, plantões sociais, reuniões com os bolsistas de acompanhamento e com os alunos com deficiência. Emergiram da análise das entrevistas as categorias acessibilidade, formação profissional e capacitação docente. Os alunos dizem que o programa é efetivo na universidade, mas ainda precisa ser melhorado. Destacam a importância dos bolsistas e apontam esses como sendo os principais autores da inclusão na universidade. Concluímos que por se tratar de uma demanda nova na Educação Superior, a inclusão vem sendo realizada de maneira lenta e construída com os deficientes que fazem “valer” seus direitos dentro da universidade.
id UFSC_809ba8b7fcf77e2bdba1843b21a59317
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131693
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE)Inclusão das pessoas com deficiência. Educação Superior. Políticas Públicas.O presente trabalho tem por finalidade analisar as contribuições das ações vinculadas ao Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo caracteriza-se como qualitativo e documental, de abordagem avaliativa de enfoque interpretativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com 8 estudantes com deficiência de diferentes cursos da universidade. As ações do Programa incluem desde o atendimento individual, plantões sociais, reuniões com os bolsistas de acompanhamento e com os alunos com deficiência. Emergiram da análise das entrevistas as categorias acessibilidade, formação profissional e capacitação docente. Os alunos dizem que o programa é efetivo na universidade, mas ainda precisa ser melhorado. Destacam a importância dos bolsistas e apontam esses como sendo os principais autores da inclusão na universidade. Concluímos que por se tratar de uma demanda nova na Educação Superior, a inclusão vem sendo realizada de maneira lenta e construída com os deficientes que fazem “valer” seus direitos dentro da universidade.INPEAU2015-04-06T13:58:04Z2015-04-06T13:58:04Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131693Silva, Alessandra Nery Obelar daAlvarenga, Bruna TelmoTauchen, Gionaraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T13:58:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131693Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T13:58:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE)
title INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE)
spellingShingle INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE)
Silva, Alessandra Nery Obelar da
Inclusão das pessoas com deficiência. Educação Superior. Políticas Públicas.
title_short INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE)
title_full INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE)
title_fullStr INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE)
title_full_unstemmed INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE)
title_sort INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE)
author Silva, Alessandra Nery Obelar da
author_facet Silva, Alessandra Nery Obelar da
Alvarenga, Bruna Telmo
Tauchen, Gionara
author_role author
author2 Alvarenga, Bruna Telmo
Tauchen, Gionara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alessandra Nery Obelar da
Alvarenga, Bruna Telmo
Tauchen, Gionara
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão das pessoas com deficiência. Educação Superior. Políticas Públicas.
topic Inclusão das pessoas com deficiência. Educação Superior. Políticas Públicas.
description O presente trabalho tem por finalidade analisar as contribuições das ações vinculadas ao Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo caracteriza-se como qualitativo e documental, de abordagem avaliativa de enfoque interpretativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com 8 estudantes com deficiência de diferentes cursos da universidade. As ações do Programa incluem desde o atendimento individual, plantões sociais, reuniões com os bolsistas de acompanhamento e com os alunos com deficiência. Emergiram da análise das entrevistas as categorias acessibilidade, formação profissional e capacitação docente. Os alunos dizem que o programa é efetivo na universidade, mas ainda precisa ser melhorado. Destacam a importância dos bolsistas e apontam esses como sendo os principais autores da inclusão na universidade. Concluímos que por se tratar de uma demanda nova na Educação Superior, a inclusão vem sendo realizada de maneira lenta e construída com os deficientes que fazem “valer” seus direitos dentro da universidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-06T13:58:04Z
2015-04-06T13:58:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131693
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652038545866752