O currículo como experiência nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Renata do Prado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196425
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_baf0ad5b7f8477e79b7d4051a6968ebd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196425
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O currículo como experiência nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação InfantilEducação infantilcurrículoexperiênciaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O tema que escolhi para aprofundar estudos neste Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Pedagogia tem como foco a questão do currículo na Educação Infantil. O objetivo principal é o de compreender qual a concepção de experiência está presente nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil,identificando qual perspectiva de currículo ela expressa. A metodologia escolhida para a realização dessa pesquisa é de cunho qualitativo, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, na qual analiso documentos legais que compõem as duas versões existentes das Diretrizes, como também textos acadêmicos que deram base para trabalhar o conceito de currículo e o de experiência. Para a análise dos documentos foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. A partir do estudo entendo currículo como um projeto educativo pelo qual se expressam as intencionalidades de um processo educativo que esteja pautado no conhecimento como produção social e produzido por meio de experiências sociais. Assim, a prática educativa se organiza pelo planejamento de vivências que tenham umapossibilidade em potencial de se transformar em experiência para as crianças na Educação Infantil. A perspectiva de currículo nas DCNEI apresenta forte relação com a concepção de experiência, sendo considerada como uma prática pela qual o currículo na EI pode ser organizado.This research paper has as subject, the curriculum conception as experience in the early childhood education, having basis on the ‘National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education. These choosen methodology for this research was qualitative impress, in which i analize legal documents that compound the two existings versions of the guidelines, and academic works that contribuated to work the conception of curriclum and experience. To this research the content analysis tecnic was apllied. This work was guided to answer the search problem that refers to wich conception of experience is present in the DCNEI and what is the curriculum perspective expressed in the document. This way, during the TCC progress i sought elements with the intention in studying and understanding the conecpt of curriculum and experience, to identify their presence in the DCNEI, interpreting their meaning in wich they are found, over the theoric studies and analise the established relation between the experience and curriculum conception in the early childhood education. Seeking to show up that there is a curriculum for the early childhood education, precisely, one that consider the upbringing experience in your breeding and organization.Florianópolis, SCDurli, ZenildeUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Renata do Prado2019-05-30T13:41:41Z2019-05-30T13:41:41Z2014-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196425porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-30T13:41:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196425Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-30T13:41:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo como experiência nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
title O currículo como experiência nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
spellingShingle O currículo como experiência nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
Souza, Renata do Prado
Educação infantil
currículo
experiência
title_short O currículo como experiência nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
title_full O currículo como experiência nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
title_fullStr O currículo como experiência nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
title_full_unstemmed O currículo como experiência nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
title_sort O currículo como experiência nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
author Souza, Renata do Prado
author_facet Souza, Renata do Prado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Durli, Zenilde
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Renata do Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
currículo
experiência
topic Educação infantil
currículo
experiência
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-01
2019-05-30T13:41:41Z
2019-05-30T13:41:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196425
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651926310486017