O som da lembrança: paisagem sonora do bairro de Bebedouro (Maceió - AL) afetado pelo desastre socioambiental decorrente da exploração de sal-gema
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247543 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2023. |
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O som da lembrança: paisagem sonora do bairro de Bebedouro (Maceió - AL) afetado pelo desastre socioambiental decorrente da exploração de sal-gemaArquiteturaPaisagensDesastres ambientaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2023.O conceito de paisagem sonora compreende os sons como percebidos por indivíduos em um contexto. Esses sons podem ser considerados marcadores sociais e territoriais, consequentemente, um registro de vitalidade dentro da esfera cultural. Sendo assim, entende-se que a conformação da paisagem sonora estabelece relação direta com as dinâmicas urbanas de um lugar. Então, lugares que passaram por desastres, podem, mesmo que temporariamente, sofrer perdas na vitalidade urbana, refletindo, dentre outras modificações, a da paisagem sonora. A literatura evidencia estudos de paisagens sonoras em áreas históricas existentes ou no momento de desastres, no entanto, percebe-se a lacuna de estudos sobre paisagem sonora histórica passada de uma área que foi bruscamente afetada, objeto de investigação desta tese. Em 2018, cinco bairros na cidade de Maceió (AL) foram atingidos por um desastre socioambiental, causado pela extração de sal-gema por uma indústria química multinacional. O sinistro ocasionou desestabilidade generalizada da superfície, acarretando rachaduras nas edificações e nas crateras no solo. A área foi evacuada e em torno de 60 mil pessoas tiveram que abandonar os bairros. O resultado das medidas de desapropriação no local trouxe consigo um esvaziamento de dinâmicas no meio urbano, e do vazio, possíveis apagamentos de histórias, relações, rotinas, sons... Dentre esses bairros, encontra-se Bebedouro, um dos mais antigos da cidade, datado no século XIX. O objetivo geral desta pesquisa é justamente investigar os elementos que definem o caráter da paisagem sonora de Bebedouro, um dos bairros afetados, antes e depois do desastre, identificando, assim, os aspectos sonoros significativos do lugar. O método foi embasado, principalmente, na parte dois da norma de paisagem sonora ISO/TS 12913-2, especialmente nas entrevistas com seus ex-moradores, cujas narrativas foram essenciais para identificar elementos paisagísticos e analisar a influência de fatores sonoros sobre a percepção da paisagem. A fim de complementar essa caracterização, foram levantados dados sonoros em fontes existentes, como notícias, redes sociais e pesquisas acadêmicas, dentre eles estão: medições acústicas e mapeamento sonoro realizados nos anos de 2016 e de 2020 e gravações de trechos dos sons investigados. A análise de dados das entrevistas foi respaldada na Teoria Fundamentada em Dados. A partir dos dados analisados categorias foram identificadas, tais como: contexto, relação com o lugar, sons nos aspectos estéticos, acústicos e semânticos, e uma classificação de sons foi proposta com a inserção de uma categoria identificada: os sons vinculados ao desastre. Foram identificados aspectos sonoros significativos como os sons do sino da igreja e do trem. Assim, esta tese, além de colaborar com os avanços nos estudos de paisagem sonora que utilizam a memória como recurso, traz como principal contribuição o registro sensível de uma paisagem sonora interrompida, na medida em que foi considerada a vivência dos moradores expressa por suas próprias vozes.Abstract: The soundscape concept embraces the sounds as noticed by individuals in a certain context. These sounds can be considered by social and territorial markers, therefore, a vitality registry inside the cultural sphere. Thus, it is known that soundscape?s form establishes direct relation with urban dynamics of a place. Then, places that suffer disasters can, even temporarily, suffer losts in urban vitality, reflecting, among other modifications, the soundscape. Literature emphasizes soundscape studies in historical areas either in a disaster's moment. However, it is noticed the study gap about soundscape of an area that was roughly damaged, this thesis investigation object. In 2018, five neighborhoods at Maceió (AL) were hitten by socioenvironmental disaster, caused by rock salt extraction by a multinational quimical industry. The damage caused generalized instability of the surface, leading to cracks in buildings and craters in the ground. The area was evacuated and around sixty thousand people had to leave the neighborhoods. The effect of the expropriations measure in the location provoked the dynamics emptying in urban area, and from the empty, possible history, relations, routines and sounds erasures? In these neighborshoods lies Bebedouro, one of the oldest in the city, dated in the 19th century. The main goal of this research is to investigate the elements that define Bebedouro?s soundscape character, one of the most affected neighborhoods, before and after the disaster, identifying, like this, the important soundscapes of the location. The method was mainly based on the second part of the soundscape standard ISO/TS 12912-2, specially in the former residents? interviews, whose narratives were essential to identify landscape elements and analyze the influence of sound factors on landscape perception. In order to complement this characterization, sound data were collected from sources, like news, social media and academic research, among them: sound measurements and sound mapping between 2016 and 2020, and recordings of the investigated sounds? excerpts. The data analysis of the interviews was based on the Grounded Theory. Based on analyzed data, categories were identified as: context, place context, aesthetic, acoustics and semantic aspects of the sounds, and sounds classification was suggested with the insertion of an identified category: the sounds linked to the disaster. Sound aspects were identified, such as the sounds of the church bell and the train. Thus, this thesis, besides collaborating with advances in soundscape studies that use memory as a resource, brings as its main contribution the sensitive recording of an interrupted soundscape, according to the experience of residents expressed by their own voices.Miranda, Erasmo Felipe VergaraOliveira, Roseline Vanessa SantosOliveira, Poliana Lopes de2023-06-28T18:26:33Z2023-06-28T18:26:33Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis184 p.| il., gráfs.application/pdf380887https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247543porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-05T17:45:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247543Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-05T17:45:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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