Jovens egressos da educação de jovens e adultos: possibilidades e limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Murilo Genazio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93169
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009.
id UFSC_830ccbfbde49c6c7b3eb181c80cafd83
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93169
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMagalhães, Murilo GenazioDurand, Olga Celestina da Silva2012-10-24T17:36:09Z2012-10-24T17:36:09Z2012-10-24T17:36:09Z270290http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93169Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009.Esta dissertação analisa as percepções dos jovens egressos da Educação de Jovens e Adultos sobre as suas trajetórias escolares, com base nas metodologias comumente utilizadas no ensino fundamental e na prática adotada na EJA em Florianópolis, que propõe o ensino pela pesquisa como princípio educativo. O desenvolvimento deste trabalho deu-se por meio da análise documental projeto EJA de Florianópolis e cadastros dos estudantes nos Núcleos da Educação de Jovens e Adultos, Canasvieiras e Serrinha em observações de campo, questionários sócio-econômicos e entrevistas semi-estruturadas, realizadas com doze jovens egressos. A partir da análise de documentos foi possível descrever a proposta pedagógica da EJA de Florianópolis e fazer os contatos com os jovens sujeitos desta pesquisa. As observações diárias permitiram apreender a proposta em ação e as relações estabelecidas, no cotidiano dos Núcleos, entre jovens estudantes e entre estes e seus professores e professoras. Os questionários sócio-econômicos possibilitaram uma aproximação ao modo como vivem sua condição juvenil. Com base nas respostas dadas no decorrer das entrevistas, foi possível transcrever e proceder a uma análise sobre percepções destes jovens a respeito das suas trajetórias de escolarização, tanto na escola do ensino fundamental quanto na EJA e refletir sobre as influências destes processos nas suas interações sociais. Ao final, formula questões para prováveis novos estudos.This thesis examines the perceptions of young students in Youth and Adults Education concerning their learning path. The study is based on techniques used in elementary school and the practice adopted by EJA (Youth and Adults Education) in Florianopolis, which offers a research-based learning as an educational principle. This work was developded by the analysis of the project EJA Florianopolis database and records of the students in Schools of Youth and Adults Education at Canasvieiras and Serrinha. Field observations, socioeconomic questionnaires and interviews were carried out with twelve young graduates. From the analysis of documents, it was possible to describe the pedagogical model of EJA in Florianopolis and to make contact with the subjects in this study. The daily observations allowed to learn the proposal and the relations established in the everyday life of the EJA Schools among young students and their teachers. The socioeconomic questionnaires enabled an approach to the way they live their youth. Based on answers given during the interviews, it was possible to transcribe and carry out a review of perceptions of the youth about their school trajectories, both in elementary school and in EJA and think over on the influences of these processes in their social interactions. At the end, this study formulates questions for further studies.porEducaçãoEducação de adultosFlorianopolis (SC)Interação socialPratica de ensinoJovens egressos da educação de jovens e adultos: possibilidades e limitesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL270290.pdfapplication/pdf860981https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93169/1/270290.pdfd7defcdd90bf5e1d193655fc1de873f8MD51TEXT270290.pdf.txt270290.pdf.txtExtracted Texttext/plain337345https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93169/2/270290.pdf.txt83aa4ae5aa730190fe3cee9ad30fd0dbMD52THUMBNAIL270290.pdf.jpg270290.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93169/3/270290.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/931692013-04-30 19:03:13.044oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93169Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T22:03:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jovens egressos da educação de jovens e adultos: possibilidades e limites
title Jovens egressos da educação de jovens e adultos: possibilidades e limites
spellingShingle Jovens egressos da educação de jovens e adultos: possibilidades e limites
Magalhães, Murilo Genazio
Educação
Educação de adultos
Florianopolis (SC)
Interação social
Pratica de ensino
title_short Jovens egressos da educação de jovens e adultos: possibilidades e limites
title_full Jovens egressos da educação de jovens e adultos: possibilidades e limites
title_fullStr Jovens egressos da educação de jovens e adultos: possibilidades e limites
title_full_unstemmed Jovens egressos da educação de jovens e adultos: possibilidades e limites
title_sort Jovens egressos da educação de jovens e adultos: possibilidades e limites
author Magalhães, Murilo Genazio
author_facet Magalhães, Murilo Genazio
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Murilo Genazio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Durand, Olga Celestina da Silva
contributor_str_mv Durand, Olga Celestina da Silva
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Educação de adultos
Florianopolis (SC)
Interação social
Pratica de ensino
topic Educação
Educação de adultos
Florianopolis (SC)
Interação social
Pratica de ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T17:36:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T17:36:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-24T17:36:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93169
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 270290
identifier_str_mv 270290
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93169/1/270290.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93169/2/270290.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93169/3/270290.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d7defcdd90bf5e1d193655fc1de873f8
83aa4ae5aa730190fe3cee9ad30fd0db
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805334837428224