Constituição comunicativa da liderança relacional em equipe de projeto lean

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krause, Micheline Guerreiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216037
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.
id UFSC_83aec2bfb222a920e6bac57a4a37027c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216037
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Constituição comunicativa da liderança relacional em equipe de projeto leanGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoTrabalho em equipeLiderançaComunicação em grupos pequenosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.As organizações enfrentam desafios e oportunidades que evidenciam a importância de liderança, comunicação, e trabalho em equipe, simultaneamente. Com isso em vista, este estudo identifica conceitos distintos que convergem para o enfoque relacional, e firma o objetivo de compreender como a liderança relacional é constituída comunicativamente em uma equipe de projeto lean, com enfoque nas interações que envolvem conversação e textualidade. O estudo coordena os conhecimentos sobre equipe de projeto lean, teoria da liderança relacional e constituição comunicativa das organizações, e visualiza a metáfora da liderança como comunicação no contexto organizacional. Como síntese do processo de revisão integrativa da literatura, o estudo propõe esquema de verificação composto por quatro principais pilares para a emergência da liderança relacional, sendo eles as interações, as autorizações, as influências mútuas, e a construção de significados. A pesquisa empírica foi realizada em organização de base tecnológica e foi conduzida pela abordagem qualitativa, interpretativa e etnográfica, com utilização da estratégia de triangulação de métodos. Os dados foram analisados pelo processo de análise temática reflexiva com utilização do software MAXQDA. O principal resultado da pesquisa levou à proposição de que a liderança relacional é um processo emergente constituído comunicativamente nas interações que envolvem construção de significados, autorizações e processo de influências mútuas. Os códigos que emergiram do processo de análise dos dados contam a história de como a liderança relacional foi constituída. De acordo com as descobertas, a liderança relacional emerge no ponto de interseção das interações que envolvem pessoas, coisas, e invocações. As autorizações são concedidas nas interações e envolvem tanto autorizações e autorias quanto desautorizações e destituição de crenças previamente estabelecidas. Os eventos comunicativos influenciadores da liderança envolvem a ação de elementos humanos e não humanos, os primeiros relacionados a ?puxar? a equipe e os últimos relacionados a superar a interferência de ruídos na comunicação. Os significados relevantes para o projeto são constituídos nas interações, com produção de direção, alinhamento e comprometimento (DAC), compartilhamento e interpretação das circunstâncias externas, bem como circunstâncias internas caracterizadas por organização emergente. Outro resultado relevante foi a constatação de que as perguntas exploratórias ocupam um lugar central nas interações e contribuem para a emergência de significados, autorizações e influências mútuas. A realização deste estudo oferece novas compreensões e implicações práticas para as organizações e seus públicos e abre oportunidades de pesquisas futuras para a comunidade científica.<br>Abstract: Organizations face challenges and opportunities that highlight the importance of leadership, communication, and teamwork simultaneously. With this in mind, this study identifies different concepts that converge to the relational approach. This study aims to understand how relational leadership is communicatively constituted in a lean project team, focusing on interactions involving conversation and textuality. It coordinates knowledge about lean project team, relational leadership theory and communicative constitution of organizations, and sees the metaphor of leadership as communication in the organizational context. For a synthesis of the integrative literature review process, the research proposes a verification scheme composed of four main pillars of the emergence of relational leadership, namely interactions, authorizations, mutual influences, and construction of meanings. The empirical research was carried out in a technology-based organization and conducted by the qualitative, interpretative and ethnographic approach using the triangulation strategy of methods. The data were processed through reflexive thematic analysis using the MAXQDA software. The main result of the research led to the proposition that relational leadership is an emerging process constituted communicatively in interactions involving construction of meanings, authorizations and process of mutual influences. The codes that emerged from the data analysis tell the story of how relational leadership was constituted. According to the findings of this work, relational leadership emerges at the intersection point of interactions involving people, things, and invocations. Authorizations are granted in interactions and involve both authorizations and authorship as well as deauthorizations and dismissal of previously established beliefs. The communicative events that influence leadership involve the acting of human and non-human elements. The first are related to \"lifting\" the team and the last are related to overcoming the interference of noise in communication. The relevant meanings for the project are constituted in interactions, producing direction, alignment and commitment (DAC), sharing and interpretation of external circumstances, as well as internal circumstances characterized by emerging organization. Another relevant result was our finding that exploratory questions take a central place in interactions and contribute to the emergence of meanings, authorizations and mutual influences. This study sheds new insights and practical implications to organizations and their audiences and opens up opportunities for further research for the scientific communityCunha, Cristiano José Castro de AlmeidaDandolini, Gertrudes AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaKrause, Micheline Guerreiro2020-10-21T21:24:56Z2020-10-21T21:24:56Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis189 p.| il., quads.application/pdf370379https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216037porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:24:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216037Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:24:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Constituição comunicativa da liderança relacional em equipe de projeto lean
title Constituição comunicativa da liderança relacional em equipe de projeto lean
spellingShingle Constituição comunicativa da liderança relacional em equipe de projeto lean
Krause, Micheline Guerreiro
Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Trabalho em equipe
Liderança
Comunicação em grupos pequenos
title_short Constituição comunicativa da liderança relacional em equipe de projeto lean
title_full Constituição comunicativa da liderança relacional em equipe de projeto lean
title_fullStr Constituição comunicativa da liderança relacional em equipe de projeto lean
title_full_unstemmed Constituição comunicativa da liderança relacional em equipe de projeto lean
title_sort Constituição comunicativa da liderança relacional em equipe de projeto lean
author Krause, Micheline Guerreiro
author_facet Krause, Micheline Guerreiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Cristiano José Castro de Almeida
Dandolini, Gertrudes Aparecida
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Krause, Micheline Guerreiro
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Trabalho em equipe
Liderança
Comunicação em grupos pequenos
topic Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Trabalho em equipe
Liderança
Comunicação em grupos pequenos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:24:56Z
2020-10-21T21:24:56Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370379
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216037
identifier_str_mv 370379
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 189 p.| il., quads.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652205136281600