Uma matemática profissional na formação de professores na década de 1930
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Data de Publicação: | 2020 |
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Uma matemática profissional na formação de professores na década de 1930Saberes profissionaisFormação de professoresPrática de EnsinoAritméticaDisponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/347/A criação do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, na década de 1930, trouxe uma nova estruturação para a formação dos professores da escola primaria, deixando de ter como objetivo o domínio dos saberes emanados dos campos disciplinares, para melhor compreender os saberes que se constituíam como ferramentas do trabalho docente, os saberes com os quais ensinar. A nova estruturação fundamentava-se nos saberes advindos das ciências da educação, que envolviam ensinar em função do desenvolvimento infantil, a busca por estratégias que considerassem as experiências das crianças, às necessidades da vida e de questões emergentes sobre o ensinar e o aprender. Para compreender como se constituíram e foram sistematizados esses saberes profissionais, sobretudo os referentes ao ensino de matemática na escola primária, buscou-se subsídios nas categorias teóricas (saberes a ensinar e saberes para ensinar), elaboradas por Hofstetter & Valente (2017). A análise da documentação advinda do Instituto de Educação converge na afirmativa da existência histórica de uma matemática profissional, própria da formação docente e que envolveu sua sistematização pela expertise pedagógica, validada nas experiências vividas e elaboradas pelos professores formadores do próprio instituto.História da Educação Matemática2020-09-02T17:01:57Z2020-09-02T17:01:57Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHEIRO, N. V. L.. UMA MATEMÁTICA PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 1930. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 155-169, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212599Pinheiro, Nara Vilma Limaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T17:01:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212599Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-02T17:01:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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