Marketing aplicado ao Agronegócio: “a percepção da geração Y diante do meio rural, dos produtos rurais e dos agricultores"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159710 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia. |
id |
UFSC_866153d5385836a4196b6645a4294b9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/159710 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaRoussenq, MatheusRosa, Antônio Carlos Machado daTshumi, Henrique De SáFlorianópolis, SC.2016-03-02T17:22:35Z2016-03-02T17:22:35Z2015-11-27https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159710TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia.Neste estudo, buscou--se a plicar as ferramentas de marketing ao agronegócio com o objetivo de determinar a percepção dos consumidores urbanos da geração Y, esses correspondem cerca de 38% da população brasileira urbana. Utilizou-se a classificação de geração Y da Harvard Business Review (2015), no qual são considerados os indivíduos nascidos entre o período de 1977 e 1997. Através do instrumento questionário, baseado em Bearden (1999), entrevistou-se 320 consumidores urbanos dessa geração no Brasil. Os dados foram analisados pelo pacote estatística SPSS ®, e aplicou-se as técnicas estáticas multivariadas de análise fatorial e análise de cluster. A amostra possuiu o ajuste mínimo necessário para realização da análise fatorial dentro dos critérios de Hair (1999) e Kaiser e Rice (1997). Foram extraídos cinco fatores que explicam 65% da variância total explicada. Denominouse esses fatores de F1 “Conhecimento e informação” responsável por 28% da percepção do consumidor, F2 “ Credibilidade” com 19%, F3 “Compromisso e preocupação” com 18%, F4 “ Procedência e sustentabilidade” com 18% e por fim F5 “Prazer e satisfação”. Verificou-se a existência de dois cluster ou subgrupos na amostra estudada, e de acordo com as suas características eles foram denominados de: o cluster Y1 de “Info-céticos” representando 35% da amostra e com 111 indivíduos; e cluster Y2 de “Omissos-passivos”. Ao realizar a avaliação subjetiva das respostas da pergunta dos diferentes tipos de agricultores, constatouse que do total 124 respostas, 101 respostas citaram a expressão Agricultor empresarial X Agricultor familiar, ou seja 81, 45%. Em seguida a essa dicotomia 23% dos 124 indivíduos que responderam, citaram que os agricultores são divididos em grandes e pequenos. Para a amostra, os agricultores mais importantes são os agricultores familiares, devido ao êxodo rural e segurança alimentar proporcionada. O segundo perfil mais citado foram os agricultores que não degradam o meio ambiente e estão ligados a sustentabilidade.64 f.Florianópolis, SCGeração YMarketingAgronegócioPercepçãoMarketing aplicado ao Agronegócio: “a percepção da geração Y diante do meio rural, dos produtos rurais e dos agricultores"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMATHEUS ROUSSENQ.pdfMATHEUS ROUSSENQ.pdfapplication/pdf1789469https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/159710/1/MATHEUS%20ROUSSENQ.pdfe984f7f32f1d7494a49a747e33b72046MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/159710/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1597102016-03-02 14:22:35.761oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-02T17:22:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing aplicado ao Agronegócio: “a percepção da geração Y diante do meio rural, dos produtos rurais e dos agricultores" |
title |
Marketing aplicado ao Agronegócio: “a percepção da geração Y diante do meio rural, dos produtos rurais e dos agricultores" |
spellingShingle |
Marketing aplicado ao Agronegócio: “a percepção da geração Y diante do meio rural, dos produtos rurais e dos agricultores" Roussenq, Matheus Geração Y Marketing Agronegócio Percepção |
title_short |
Marketing aplicado ao Agronegócio: “a percepção da geração Y diante do meio rural, dos produtos rurais e dos agricultores" |
title_full |
Marketing aplicado ao Agronegócio: “a percepção da geração Y diante do meio rural, dos produtos rurais e dos agricultores" |
title_fullStr |
Marketing aplicado ao Agronegócio: “a percepção da geração Y diante do meio rural, dos produtos rurais e dos agricultores" |
title_full_unstemmed |
Marketing aplicado ao Agronegócio: “a percepção da geração Y diante do meio rural, dos produtos rurais e dos agricultores" |
title_sort |
Marketing aplicado ao Agronegócio: “a percepção da geração Y diante do meio rural, dos produtos rurais e dos agricultores" |
author |
Roussenq, Matheus |
author_facet |
Roussenq, Matheus |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roussenq, Matheus |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Antônio Carlos Machado da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Tshumi, Henrique De Sá |
contributor_str_mv |
Rosa, Antônio Carlos Machado da Tshumi, Henrique De Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geração Y Marketing Agronegócio Percepção |
topic |
Geração Y Marketing Agronegócio Percepção |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-02T17:22:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-03-02T17:22:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159710 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
64 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/159710/1/MATHEUS%20ROUSSENQ.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/159710/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e984f7f32f1d7494a49a747e33b72046 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805311718424576 |