Uma história da educação financeira na escola por meio de uma análise em livros didáticos
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202585 |
Resumo: | Com a disseminação de documentos oficiais enfatizando a importância da matemática financeira na educação escolar, considera-se emergente a problematização das relações existentes e possíveis no seu irrompimento, a fim de historicizar a constituição desse saber. Objetiva-se, em um projeto de tese em andamento, analisar um conjunto de práticas sócio-culturais que possibilitaram a emergência da educação financeira no currículo da matemática escolar. Entretanto, apresenta-se neste artigo, uma análise em livros didáticos a fim de evidenciar as positividades deste conteúdo em outros momentos da história. O modo como se alinha a elaboração desta história é com as ferramentas teóricometodológicas segundo Michel Foucault. A análise dos livros didáticos mostra que estes são lugares de inscrição de um tipo de educação financeira, em meados da década de 50 e 60, com abordagens diferenciadas para os anos iniciais e a formação de professores. Feito isto, e tomando-se os livros didáticos como lugar de inscrição de discursos educacionais, percebe-se a permanência de um conteúdo que atualmente apresenta-se de outro modo, com ênfase no consumo consciente, no sentido de educar para as tomadas de decisões financeiras. |
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