Does working memory capacity predict multitasking performance?: an investigation of literal and inferential comprehension in bilinguals? hypertext reading while listening to music

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Bruno de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240944
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.
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spelling Does working memory capacity predict multitasking performance?: an investigation of literal and inferential comprehension in bilinguals? hypertext reading while listening to musicLíngua inglesaMemória de curto prazoPsicolinguísticaCompreensão na leituraTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.Realizar várias tarefas simultaneamente ? Multitasking - é um hábito onipresente que tem aumentado drasticamente nos últimos anos. Há um consenso entre pesquisadores acerca dos efeitos prejudiciais das multitarefas em tarefas de estudo, como a leitura (CLINTON-LISELL, 2021; MAY; ELDER, 2018). No entanto, pesquisadores estão longe de chegar a um consenso sobre os efeitos de um tipo específico de multitarefa: ouvir música durante a leitura (VASILEV; KIRKBY; ANGELE, 2018). O principal aspecto da compreensão leitora é a construção de uma representação mental coerente do texto lido (VAN DEN BROEK; KENDEOU, 2022), que exige que vários processos componentes sejam orquestrados de maneira coordenada pelo sistema de capacidade limitada conhecido como memória de trabalho (JUST; CARPENTER, 1992). Além de diferenças individuais na capacidade de processar e manter os produtos da compreensão (DANEMAN; CARPENTER, 1980), a memória de trabalho é empregada de forma diferente dependendo do nível de compreensão, ou seja, a compreensão literal exige menos recursos cognitivos do que a compreensão inferencial (ALPTEKIN; ERÇETIN, 2011). Além disso, a leitura na tela também pode exigir mais da memória de trabalho dos leitores, dado seu ambiente multicamadas (DESTEFANO; LEFEVRE, 2007). Diante disso, as representações mentais na leitura podem ser comprometidas em um ambiente multitarefas, especialmente considerando a execução conjunta de duas tarefas relacionadas à linguagem, como ler e ouvir música com letras. Com isso em mente, este estudo teve como objetivo investigar se a capacidade de memória de trabalho (CMT) prediz o desempenho em multitarefas, mais especificamente, investigamos se a capacidade de memória de trabalho e condição predizem (1) compreensão literal; (2) compreensão inferencial de um hipertexto; e (3) a recordação de informações de um hipertexto. Participaram deste estudo, de métodos-mistos, sessenta e cinco bilíngues proficientes de várias regiões do Brasil. A coleta de dados foi realizada remotamente através de uma plataforma chamada Lapsi (Laboratório de Psicolinguística). Os participantes autoavaliaram sua proficiência e forneceram informações básicas sobre sua experiência com o inglês por meio de uma adaptação do Questionário de Experiência e Proficiência Linguística, e realizaram uma versão autoaplicável do Teste de Capacidade de Leitura (OLIVEIRA; WOELFER; TOMITCH, 2021). Os participantes foram designados aleatoriamente para uma das duas condições ? o grupo controle leu um hipertexto enquanto ouvia música sem letras (batidas binaurais) e o grupo experimental leu um hipertexto enquanto ouvia música com letras (músicas pop). A compreensão leitora foi avaliada usando uma tarefa de recordação livre por escrito (RONDON; TOMITCH, 2020) e perguntas de compreensão que abordaram a compreensão literal e inferencial (PEARSON; JOHNSON, 1978). Um questionário retrospectivo forneceu informações adicionais sobre o desempenho dos participantes nas tarefas experimentais, sobre o perfil multitarefas e experiência prévia com música. Análises de regressão linear múltipla mostraram que a capacidade de memória de trabalho previu significativamente a compreensão inferencial, mas não a literal e interações estatisticamente significativas mostraram que esse efeito só foi observado na condição experimental. Além disso, os participantes com maior CMT obtiveram melhor desempenho na recordação de ideias do texto em relação aos participantes com menor CMT. Em relação à condição, os escores médios revelaram que, apesar da ausência de diferença na recordação de ideias principais e secundárias, os participantes da condição controle recordaram mais ideias em geral, considerando a diferença significativa na recordação de detalhes. Uma análise post-hoc mostrou uma correlação entre ideias principais, ideias secundárias e detalhes, sugerindo que as ideias principais tiveram a maior probabilidade de serem recordadas, e os detalhes tiveram a menor probabilidade de serem recordados em ambas as condições. Uma análise post hoc exploratória revelou que a proficiência autoavaliada não previu o desempenho multitarefa, mas sim fatores relacionados à experiência linguística. Os resultados retrospectivos mostraram que a maioria dos participantes do estudo parece não ouvir música durante a leitura, mas os que ouvem preferem músicas sem letras para evitar distrações. Em linhas gerais, os resultados corroboram com a literatura sobre diferenças individuais na memória de trabalho em leitura como um construto multinível, bilinguismo como um espectro de experiências linguísticas e teorias da distração auditiva.Abstract: Multitasking is a ubiquitous habit that has dramatically increased in the last few years. Researchers agree on the detrimental effects of multitasking on study tasks such as reading (CLINTON-LISELL, 2021; MAY; ELDER, 2018). However, they are far from reaching a consensus regarding the effects of one specific type of multitasking: listening to music while reading (VASILEV; KIRKBY; ANGELE, 2018). The core of reading comprehension is the construction of a coherent mental representation of the text read (VAN DEN BROEK; KENDEOU, 2022), which demands that several component processes are orchestrated in a coordinated manner by the limited-capacity system known as working memory (JUST; CARPENTER, 1992). In addition to individual variation in the ability to process and maintain the outcomes of comprehension (DANEMAN; CARPENTER, 1980), working memory is differently deployed depending on the comprehension level, in which literal comprehension demands fewer resources than inferential comprehension (ALPTEKIN; ERÇETIN, 2011). In addition to that, reading onscreen might also add extra demand from readers? working memory, given its multilayered environment (DESTEFANO; LEFEVRE, 2007). Taken that, mental representations in reading might be compromised in a multitasking setting, especially considering the joint execution of two language-related tasks such as reading and listening to music with lyrics. With that in mind, this study aimed at investigating whether working memory capacity (WMC) predicts multitasking performance. More specifically, we investigated whether working memory capacity and Condition predict (1) literal comprehension; (2) inferential comprehension of a hypertext; and (3) the recall of hypertext information. Sixty-five proficient bilinguals from several regions of Brazil participated in this mixed-method study carried out remotely using a platform called Lapsi (Laboratório de Psicolinguística). Participants self-reported their proficiency and provided background information regarding their experience with English through an adaptation of the Language Experience and Proficiency Questionnaire (SCHOLL; FINGER, 2013), and performed a Self-Applicable version of the Reading Span Test (OLIVEIRA; WOELFER; TOMITCH, 2021). Participants were randomly assigned to one of the two conditions ? control participants read a hypertext while listening to non-lyrical music (binaural beats) while experimental participants read a hypertext while listening to lyrical music (pop songs). Reading comprehension was assessed using a written free recall (RONDON; TOMITCH, 2020) and comprehension questions which tapped literal and inferential comprehension (PEARSON; JOHNSON, 1978). A retrospective questionnaire provided additional information on participants? performance on the experimental tasks, their multitasking profile and background experience with music. Multiple linear regression analyses showed that working memory capacity significantly predicted inferential, but not literal comprehension and statistically significant interactions showed that this effect was only observed in the experimental condition. Additionally, participants with higher WMC outperformed lower WMC counterparts in the recall of text ideas. In relation to condition, mean scores revealed that, despite the lack of difference in the recall of main and secondary ideas, participants in the control condition recalled more ideas in general, considering the significant difference in the recall of details. A complementary analysis showed a correlation between main ideas, secondary ideas, and details, suggesting that main ideas had the highest probability of being recalled and details had the lowest probability of being recalled in both conditions. A post hoc exploratory analysis revealed that self-reported proficiency did not predict multitasking performance, but factors related to linguistic experience did. Retrospective results showed that most participants of the study do not seem to listen to music while reading, but those who do prefer non-lyrical pieces to avoid distraction. Overall, findings support the literature on individual differences in working memory in reading as a multilevel construct, bilingualism as a spectrum of linguistic experiences and theories of auditory distraction.Tomitch, Leda Maria BragaFinger, IngridUniversidade Federal de Santa CatarinaAzevedo, Bruno de2022-10-21T16:53:10Z2022-10-21T16:53:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis223 p.| il., gráfs.application/pdf378123https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240944engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T16:53:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240944Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T16:53:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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