L1 literacy and L2 learning: connecting the dots

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xhafaj, Donesca Cristina Puntel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95813
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
id UFSC_8ba0220cb2610573cd40353e1f9bbd31
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95813
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling L1 literacy and L2 learning: connecting the dotsLinguasLetramentoAquisição da segunda linguagemLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura CorrespondenteBigelow e Tarone (2004) propõem que aprendizes de língua estrangeira (LE) com níveis baixos de letramento em língua materna (LM), e, por conseqüência, com limitações em consciência metalingüística, terão dificuldades de perceber a diferença entre a sua produção em LE e o insumo recebido. Todavia, esses pesquisadores não mediram o nível de consciência metalingüística de seus participantes em nenhum dos estudos que conduziram. Sendo assim, dados foram coletados com 24 brasileiros (com nível básico de inglês como LE), que fizeram testes de letramento em LM (PISA), consciência metalingüística (fonológica, morfológica e sintática) em LM e LE, e pré- e pós-testes de proficiência em LE (KET). Os objetivos do estudo foram averiguar se há correlação entre o nível de consciência metalingüística desses aprendizes e seu nível de letramento e verificar se consciência metalingüística em LM e/ou LE e/ou letramento seria eficaz em prever ganhos na proficiência em LE entre os dois testes e a nota final em um semestre de um curso de inglês. A análise dos dados permite argumentar que (1) o letramento e a consciência sintática em LM estão relacionados, (2) a consciência sintática, assim como a fonológica, transferem-se da LM para a LE, (3) a consciência fonológica em LM tem um papel prejudicial no aprendizado de LE, e (4) a consciência sintática em LE tem papel benéfico no aprendizado de LE e leva os aprendizes a alcançarem um nível maior de proficiência. A tese proposta é de que o envolvimento com o código escrito (pelo menos para aqueles aprendizes que não têm limitações na consciência fonológica) leva ao refinamento da consciência sintática. Esse conhecimento, quando transferido para a LE, impulsiona o seu desenvolvimento. De acordo com esses resultados, diferentemente do que Krashen (1982) propôs, existe, sim, um papel para o conhecimento explícito no aprendizado de LE.Florianópolis, SCMota, Mailce BorgesUniversidade Federal de Santa CatarinaXhafaj, Donesca Cristina Puntel2012-10-26T06:10:34Z2012-10-26T06:10:34Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis249 p.| graf., tabs.application/pdf299970http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95813engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T09:55:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95813Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T09:55:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv L1 literacy and L2 learning: connecting the dots
title L1 literacy and L2 learning: connecting the dots
spellingShingle L1 literacy and L2 learning: connecting the dots
Xhafaj, Donesca Cristina Puntel
Linguas
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
title_short L1 literacy and L2 learning: connecting the dots
title_full L1 literacy and L2 learning: connecting the dots
title_fullStr L1 literacy and L2 learning: connecting the dots
title_full_unstemmed L1 literacy and L2 learning: connecting the dots
title_sort L1 literacy and L2 learning: connecting the dots
author Xhafaj, Donesca Cristina Puntel
author_facet Xhafaj, Donesca Cristina Puntel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, Mailce Borges
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Xhafaj, Donesca Cristina Puntel
dc.subject.por.fl_str_mv Linguas
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
topic Linguas
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T06:10:34Z
2012-10-26T06:10:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 299970
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95813
identifier_str_mv 299970
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95813
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 249 p.| graf., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652173610844160